quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

E ELE VOLTOU: Fratus regressa ao Pinheiros


O mercado da natação não para, porém essa nota merece matéria isolada, por se tratar de um medalhista olímpico e, depois de César Cielo, o maior nadador brasileiro: Bruno Fratus voltou não só ao Brasil como também ao Pinheiros, clube que defendia até 2016. A apresentação será nesta sexta, às 18 horas, no Jardim Europa. Com isso, passa a ser, junto com Stephanie Balduccini, o grande reforço pinheirense para o Troféu Brasil de 30 de Maio a 3 de Junho, no Rio (falta confirmar, mas é barbada) - ou até antes, no Paulista Júnior e Sênior de Inverno - Troféu Salvador Granieri Sobrinho, entre 28 e 30 de Abril, Deus sabe onde.

Importante lembrar: Fratus ainda morará nos EUA com a esposa e treinadora Michelle Lenhardt, mas terá o Pinheiros à disposição para pontuais treinos. O novo contrato de Fratus vai até 2024.

Fratus, nascido em Macaé mas potiguar de coração, foi para o Pinheiros em 2007 e lá apareceu no início da década de 2010, vencendo muitas vezes Cielo, como Troféu Maria Lenk 2011 e Open 2013 - pouco depois do qual se mudou para Auburn. No entanto, ao fim de 2016, por discordar de novas propostas do Pinheiros (treinar lá, no caso), deixou o clube. Em terras brasileiras, passou pelo Internacional de Santos em 2017 e pelo Minas, de 2018 a 2020 - a última competição tinha sido o Troféu Brasil 2020, no Vasco da Gama.

"Um dos intuitos de voltar para o sistema clubístico é tentar implementar um nível diferente de profissionalismo no esporte olímpico. O sistema clubístico é necessário para a formação, para a base. Do jeito que era, os clubes focando nos nacionais e os internacionais ficando secundários, era comum ver atletas treinando para seletiva e relaxando para treinar no principal. Outro medalhista olímpico dizia que a diferença do Brasil para os outros é que a gente treinava para se classificar, e os outros para ganhar medalha. Essa mentalidade vem mudando aos poucos. A partir do momento que começa a mudar, claro que quero fazer parte dessa mudança", disse ele a Demétrio Vecchioli.

Bem-vindo de volta, Fratus, e que você deixe a gente mais feliz que nunca em 2024!

(informações do Olhar Olímpico/UOL - foto de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário