sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Que venha 2015! (por Katarine Monteiro)

(foto de Satiro Sodré)

Certo que 2015 já começou faz muito tempo, mas nunca é demais lembrar que 2014 foi um ano glorioso para a natação brasileira, com competições épicas como o Troféu Maria Lenk, o Brasileiro Júnior e Sênior, o Troféu José Finkel e o Open aqui no Brasil e o Europeu, o Pan-Pacífico e os Commonwealth Games lá fora, além, é claro, de um Mundial espetacular, principalmente para a natação brasileira, campeã no quadro de medalhas. Por isso, reproduzimos aqui um texto de retrospectiva publicado originalmente no Blog Medley - Just Swim, de Katarine Monteiro, uma apaixonada por natação que mora em Guarulhos. Com a palavra, portanto, Katarine, com o ano de 2014 na natação:

"O ano de 2014 não vai ser esquecido pela comunidade da natação tão cedo.Tivemos grandes performances da elite brasileira, principalmente na maratona aquática e na piscina curta.
O caminho para 2016, que foi inciado com o começo de um novo ciclo olímpico em 2013, teve no ano passado mais uma etapa escrita na história.
O ano foi especial para as águas abertas que afirmou de uma vez por todas, o Brasil como potência na modalidade.Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha tiveram um ano grandioso cheio de vitórias e premiações, mantendo o nome do Brasil . Ana, se tornou tricampeã do Circuito da Copa do Mundo, campeã e recordista da Travessia Capri-Nápoli e foi eleita a melhor da modalidade pela FINA (Federação Internacional de Esportes Aquáticos). Allan foi o primeiro brasileiro a conquistar o Circuito da Copa do Mundo, além de ter sido eleito assim como Ana,o melhor da modalidade.Os dois também conquistaram o brasileiro de maratonas e o Rei e Rainha do Mar.
Os jovens nadadores brasileiros mostraram nas Olimpíadas da Juventude e no Mundial de Maratonas que o país caminha para futuros bons resultados.Matheus Santana foi campeão e recordista mundial nos 100m livre e vice nos 50 livre.Outra medalha conquistada pelo país foi no revezamento 4×100 livre misto, com além de Matheus, Natalia Luccas, Giovanna Diamante e Luiz Altamir.No Mundial Júnior de Maratonas Aquáticas, Viviane Jungblut, Marcus Silva e Yagoh Watanabe conquistaram o bronze na prova por equipes.
O ano foi também de aposentadorias e principalmente de voltas, Michel Phelps, Kristy Coventry e Joanna Maranhão foram alguns dos atletas que voltaram após uma pequena aposentadoria. Joanna, fez índice para o Mundial de Kazan nos 200 e 400 medley, com tempos dignos da melhor brasileira em olimpíadas de todos os tempos e assinou contrato com o Pinheiros para a temporada 2015. Pheps, voltou forte com um tempo muito bom, mas foi pego dirigindo embriagado em outubro e levou 6 meses de punição da Fina, ficando fora do Mundial.
Para as nadadoras brasileiras o ano foi sensacional, Gracielle Hermann mostrou que as brasileiras estão crescendo ainda mais nas provas rápidas. A gaúcha nadou,pela primeira vez após os trajes abaixo dos 25 segundos os 50 metros livre e foi recordista sul-americana.O título está com Etiene Medeiros que teve um ano espetacular.
Medeiros foi a primeira brasileira a subir no pódio, campeã Mundial de piscina curta e Recordista Mundial da prova, os 50 metros costas. Já não bastava ser a mais rápida do mundo em piscina curta ela bateu também mais dois recordes sul-americanos na longa, nos 50 livre e nos 50 costas. No Mundial de Curta ainda levou mais um ouro e um bronze.Larissa Martins foi campeã sul-americana e do Maria Lenk, a primeira brasileira a quebrar a marca dos 53 seg nos 100m livre,recordista sul- americana da prova,quebrou a barreira dos 2 minutos nos 200 livre, além de conquistar também duas medalhas no Mundial de Curta com o ouro no 4×50 medley misto e o bronze 4×50 livre misto. 
Falando em Mundial, o Brasil foi a melhor seleção do Mundial de Piscina Curta.Foram sete medalhas de ouro,uma de prata e duas de bronze.César Cielo se tornou bicampeão mundial dos 100 metros livre, chegando a frente do francês campeão dos 50m livre e 50 costas , Florent Manaudou.Etiene Medeiros fez história,como já escrito e Felipe França foi o atleta mais dourado desses cinco dias de competição,ao todo foram cinco medalhas de ouro para o peitista (três em revezamentos e duas individuais).
Cielo foi bicampeão dos 100m livre no Mundial de curta e fez o segundo melhor tempo do mundo nos 50m livre na longa. Outro velocista, Bruno Fratus também mostrou sua evolução, foi campeão do Pan Pacifico, batendo os americanos Nathan Adrian e Anthony Ervin, além de ter sido bronze no 4×100 livre. Bruno ainda melhorou sua marca no Open (terceiro melhor tempo do mundo, atrás de Cielo e Manaudou), se classificando para Kazan. 
A pouco mais de 570 dias para as Olimpíadas e há menos de 200 dias do Mundial de piscina longa na Rússia, a maioria da seleção começou esta semana seus treinamentos para fazerem as melhores performances de suas vidas e se manterem no caminho do sonhado pódio olímpico em 2016.O ano de 2015 terá ainda o Pan Americano de Toronto, no Canadá. Então, que venha 2015!"

(KATARINE MONTEIRO é estagiária de comunicação e responsável pelo Blog Medley - Just Swim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário