quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MUNDIAL 2017 NO MÉXICO: NO MÁS


Bomba atômica na natação mundial. Os boatos sobre a desistência da cidade de Guadalajara (MEX) de sediar o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS de 2017 viraram fatos ontem. É que anúncio o Diretor General do CONADE – Comissão Nacional de Desporte, Jesus Mena, comunicou a FINA a retirada do direito de sediar a competição.
Motivos? Problemas financeiros. Segundo o Best Swimming, a FINA já vinha discutindo com os dirigentes mexicanos os problemas em relação a sede do Mundial de 2017. e assim estipulou um valor caução de 10 milhões de dólares como garantia da sede. Os mexicanos deveriam ter pago tal valor no ano passado, porém só depositaram 7,5 milhões de dólares. E, porque "acabou o dinheiro", ou seja, a Presidência do México resolveu cortar gastos por causa do aumento do preço do petróleo, não houve saída senão jogar a toalha. A desistência teve um preço: 5 milhões de dólares. Guadalajara tinha ganho de Hong Kong o direito de sediar o Mundial em 2011, e as provas aconteceriam no Scotiabank Aquatic Complex, construído para o Pan, na natação, além do Lago Vallarta, para águas abertas e arenas temporárias para pólo aquático.
Não é a primeira vez que isso ocorre: o Mundial de 2013, que foi em Barcelona, era para ter sido em Dubai, mas a crise financeira fez com que o evento se mudasse para a capital da Catalunha. Capri (ITA) também desistiu de sediar o Mundial de Piscina Curta do ano passado e Doha (QAT) aproveitou a chance. Mas o Brasil também já fez isso: em 2009, pouco antes do Rio ganhar o direito de sediar a Olimpíada, a CBDA, alegando "razões extraordinárias" (sei não), também declinou de sediar uma etapa da Copa do Mundo FINA. Custou caro. Até chegou a voltar a sediar em 2010, mas sem as feras. Por isso, tão cedo não teremos Copa do Mundo aqui.
Bom, pelo menos teremos Mundial em 2019 em Budapeste (HUN) e 2021, em Gwangju (COR), e Kazan (RUS) neste ano da graça. Mas quem poderá ser a sede de daqui a dois anos? Palpite sincero: o Brasil é que não vai ser...

(informações do Best Swimming)

Nenhum comentário:

Postar um comentário