segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

GIRO GERAL: Manaudou e Seleção: nota dez!


E a folia está nas ruas, mas o bloco do FamilAquatica não para. E hoje é dia de GIRO GERAL, resumindo como foi a folia dos nossos atletas. E no quesito evolução, tem gente que tirou dez com louvor. A ver?

FLORENT ESTÁ COM TUDO E NÃO ESTÁ PROSA
O ano começou mais quente do que nunca para o "Carrasco" Florent Manaudou (FRA). Sexta passada, em Amiens, pela segunda etapa do Golden Tour da Federação Francesa de Natação, ele novamente fez o melhor tempo da temporada nos 50 livre: 21.81, oito décimos abaixo do tempo que fizera em Nice. Abaixo dos dois melhores tempos do ano, está Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn), que fizera 21.91 no Arena Pro Swim Series de Austin. Manaudou também detém agora a melhor marca do ano nos 50 borboleta, com 23.49.
Quem também tá sorrindo de orelha a orelha é a Iron Lady Katinka Hosszu (HUN), que lá também esteve e faturou os 200 costas (2:10.03), 1500 livre (16:31.09), 100 costas (1:01.00), 400 medley (4:42.30), 50 costas (28.43 - recorde Húngaro), 400 livre (4:07.30), 200 borboleta (2:09.59) e 200 medley (2:11.90). Oito vitórias. Essa menina nao para mesmo! Acho que tá na hora da CBDA rever essa limitação de quatro provas por atleta...


MISSÃO CUMPRIDA 1
Brandonn Pierry (Corinthians) está já garantido no Mundial Júnior de Singapura (e nao duvido que consiga vaga para Kazan) e o Corinthians resolveu investir no seu alto potencial para resultados. Nisso, ele e a treinadora Julyana Bassi Kury embarcaram para o México, precisamente para San Luis Potosi, para um treinamento de altitude. A cidade fica a 2000 metros do nível do mar e tem uma ótima estrutura para treinamentos, visto que já recebeu a seleção brasileira dos Jogos Panamericanos de Guadalajara. 
Por 20 dias, Brandonn e Julyana fizeram um excelente programa, com direito a treinamentos com a seleção italiana de fundo, lá presente também. Segundo a Best Swimming, o programa incluiu 3 x 100 progressivos, 2 x 50 fortes e uma tomada de tempo, com ótimos resultados (4:29 nos 400 medley e 2:31 nos 200 medley). Ambos já estão de volta ao Brasil.


MISSÃO CUMPRIDA 2
A bela foto com as belas integrantes da Seleção que lá foi resumiu como foi o "pré-carnaval" do nosso time. O período de treinamentos em Sierra Nevada (ESP), compartilhado com o time do SESI, terminou ontem, assim resumido por Fernando Vanzella, técnico do Rubro e da Seleção Feminina: "21 dias, 31 treinos na piscina, 18 treinamentos na sala de preparação física, 2 caminhadas externas (montanha neve), 3 avaliações bioquímicas, 1 tomada de tempo com cronometrarem eletrônica, 2 treinamentos de revezamentos com análise biomecânica, 2 dias de folga além das análises biomecânicas individuais durante todo este período". 
Estiveram lá, coordenados por Rômulo Noronha, Etiene Medeiros (SESI), Daiene Dias (Botafogo), Larissa Oliveira (Pinheiros - aniversariante de hoje), Daynara de Paula (SESI), Graciele Herrmann (GNU), Joanna Maranhão (Pinheiros), Manuella Lyrio (Pinheiros), Jessica Cavalheiro (SESI) e Bruna Rocha (Corinthians) no feminino; Henrique Rodrigues (Pinheiros), Thiago Simon (Corinthians), Guilherme Guido (Pinheiros -  aniversariante de semana passada), Leonardo de Deus (Corinthians) e Daniel Orzechowski (Pinheiros) no Masculino; e mais Ana Marcela Cunha, Bruna Primati, Carolina Diamante, Priscila Souza, Isabel Fagundes, Sabrina Todão e Giovanny Lima, pelo time de Vila Leopoldina.


SEMANA PASSADA FOI DIA DO NADADOR
Pelo menos na Venezuela, país sulamericano de grande tradição aquática e, historicamente, o maior rival do Brasil na natação. A data faz menção ao maior nadador da história daquele país: Rafael Vidal. Vidal tem como seu maior feito a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, nos 200 borboleta. Os 1:57.51, tempo impressionante para a época, foram recorde sulamericano até 2004, quanto Kaio Márcio (de volta ao Minas) o superou por 13 centésimos. Mas até hoje são recorde nacional venezuelano. 
Vidal teve um fim trágico para uma linda carreira em 12 de Fevereiro de 2005, quando foi ASSASSINADO por um motorista que batia um racha. O mesmo fim de Pedro Nicholas Sena da Silva em 2013. O motorista foi preso. Já aqui... 
Bom, para honrar a este grande nome da natação mundial, os venezuelanos declararam que 12 de fevereiro fosse o dia nacional do nadador. A Federação Venezuelana de Desportos Aquáticos (FVDA) faz, nesta data, uma homenagem a ele com um evento chamado "Um Millión de Metros por Rafael Vidal", título que não precisa de tradução. Nadadores de todo país sempre somam os tempos de seus treinamentos para isso. Justa homenagem!


(informações do Best Swimming e foto do Facebook de Jessica Bruin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário