segunda-feira, 9 de março de 2015

GIRO GERAL: ELE, Curupira, Guaribá e cia.


Nação, depois de três semanas, reativamos a seção mais tradicional do site, o GIRO GERAL, com todas as notícias que marcaram as águas durante todo este fim de semana, destacando a participação de Cielo no Metropolitano de Belo Horizonte, a apresentação do time 2015 do Esporte Clube Pinheiros e muito mais. Simbora!

ELE PODIA TER IDO MELHOR
Esta foi a conclusão que César Cielo (ELE - Minas) mesmo chegou após sua participação no Metropolitano de Natação, ocorrido neste final de semana, no Minas. Na sexta, ele simplesmente detonou o melhor tempo do ano nos 50 borboleta, vencendo a prova com 23.28, contra os 23.49 que o Carrasco Florent Manaudou fizera no Golden Tour da França, em Amiens. Ele teve o segundo melhor tempo da temporada ano passado (22.91), atrás dos 22.87 que o ucraniano Andriy Govorov fizera no Europeu.
Já nos 50 livre... bem, não podemos dizer que ele foi bem, mas mal ele não foi, visto que os 22.07 são o terceiro melhor tempo do mundo neste ano, atrás do carrasco e de Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn), com 21.71 e 21.91, respectivamente. Mas ele mesmo não gostou do tempo e disse que poderia ter sido melhor ao Globo.com. Talvez depois dos 50 livre em Doha ano passado, ele queira mais de si mesmo. Mas será que esse 22 maldito pode assombrar nossos representantes neste tão importante ano? Esperemos que não. Confira aqui os outros resultados do primeiro grande torneio do Minas para este ano.

PINHEIROS, PINHEIROS, PINHEIROS, CAMPEÃO! OOOOOOOO, PINHEIROOOS!!
Neste sábado rolou a apresentação da equipe de natação do Pinheiros, no auditório do clube, na sede do Jardim Europa. Lá, foram apresentados os novos atletas e premiados os que se destacaram na temporada de 2014. Primeiramente, falaram os Diretores do Pinheiros, os quais agradeceram a todos os envolvidos sobre a conquistas de 2014. Dentre outros assuntos, eles falaram da nova piscina, que a CBDA confirmou que será sede do Troféu José Finkel deste ano, e das perspectivas do futuro, ou seja, Campeonatos, atletas na seleção, Olimpíadas e etc. O Técnico André Amendoim, falando em nome de Marco Veiga, o Head Coach do Pinheiros, que esteve com a seleção no Open do Mediterrâneo, em Marselha (FRA), falou dos treinamentos e da motivação aos atletas. E quem os representou foi o finalista do Mundial de Barcelona Daniel Orzechowski, contando sua história, de como começou, dos seus acontecimentos e do sonho olímpico.
Destaque também para a apresentação do trailer do documentário da Carolina Moncovo “Meninas de Atenas”, e uma delas, Flavia Delaroli, contou um pouco de sua história, o que foi muito emocionante.
Foram apresentados os novos reforços para 2015 e os destaques e as Revelações  de 2014, divididos em categorias do Petiz até o Sênior e por Masculino e Feminino. Por final, o atleta Gabriel Ogawa convidou a todos os atletas apresentes para a foto oficial, seguida daquele Curupira forte que deve ter ecoado por toda a Zona Oeste paulistana. O próximo desafio pinheirense, e último antes do Troféu Maria Lenk, será o Torneio Regional da 1ª Região, no Corinthians, sábado que vem, com a presença de toda a trupe azulnegra. Eis aqui algumas fotos, cedidas por Carlo Monni.













REGIONAL AGITA MARÍLIA
Falando em Regional, também neste sábado, tivemos o da 3ª Região, em Marília, envolvendo clubes da cidade, Andradina, Bauru e cercanias, além de atletas do Pinheiros (que não estiveram na apresentação e são da região). O destaque fica para o nosso amigo e sócio Cadu Lanças (ABDA, que ilustra a capa deste Giro Geral), que precisou vencer uma lesão para marcar tempos espetaculares. Por exemplo, nos 100 borboleta, Lanças fez 57.05, seu melhor tempo nos últimos dois anos, e nos 100 livre, ele fez 52.77, perto do seu melhor tempo ever, 52.09. O melhor desempenho dele, porém, foi nos 200 livre, ao qual ele triturou seu recorde pessoal (1:57.70) para fazer 1:56.29, muito melhor que seu tempo de balizamento. Ao Famila, ele contou que sua participação lá foi uma surpresa: "foi uma superação para mim, já que terça passada tive uma lesão nas costas, e não virei em nenhum momento no dia seguinte. Mas continuei treinando e competi bem". Ele também diz que foi um preparativo para o TROFÉU MARIA LENK, no Fluminense: "vou nadar os 50 e 100 borboleta e 100 e 200 livre", nos revelou Cadu.

IMAGINA SE VALESSE MESMO?
A natação paranaense também iniciou seus trabalhos neste final de semana, com o Torneio Regional Sul, na piscina do Curitibano. Alessandra Marchioro fez a sua primeira competição com a camisa da Unisanta e foi bem, conseguindo o melhor índice técnico da competição, com 26.28 nos 50 livre e 56.37 nos 100 livre. Henrique Painhas, depois de "empréstimo" ao Minas, voltou ao Curitibano (ainda como avulso) e faturou os 100 borboleta (55.80) e os 200 borboleta (2:06.46).
Porém, o grande destaque da jornada foi Rafaela Raurich (Curitibano). Há muito tempo se fala do potencial dessa menina, mas simplesmente ela foi espetacular! Nadou nove provas e três revezamentos, mas o destaque mesmo foi os seus 200 livre, aos quais ela nadou abaixo do índice da CBDA estipulado para o Mundial Júnior de Singapura, em Agosto: 2:03.37 (era 2:03.44). Infelizmente esta prova não valia vaga para lá e é preciso que ela repita esse tempo no Rio, no TROFÉU MARIA LENK, última escala para tal torneio. Mas nas outras provas, ela até chegou perto de seus melhores tempos. Confira aqui todos os resultados. Olho nas araucárias também!

(informações da Best Swimming, fotos de Cadu Lanças e Carlo Monni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário