segunda-feira, 16 de março de 2015

GIRO GERAL: Sereias e tubarões

Após um fim de semana cheio de emoções para todos os esportes aquáticos no Brasil e no mundo, mais do que justo é resumir o que houve no mundo das águas. E é por isso que hoje, como (quase) toda segunda, é dia de GIRO GERAL, com destaque para nossas sereias na Europa e nossos tubarões na América. Vamos?

ESSAS SEREIAS...
A jornada rumo ao Pan de Toronto e as Olimpíadas do Rio começou de fato bem para as meninas da seleção nacional de nado sincronizado (foto). Lara Teixeira, Lorena Molinos, Branca e Beatriz Feres, Pamela Nogueira, Maria Bruno, Maria Clara Coutinho, Juliana Damico, Giovana Stephan e Jéssica Gonçalves mais uma vez voltaram medalhadas de uma competição internacional na rotina combinada (combo). Desta vez, elas faturaram o bronze no French Open, apresentando o tema "Saloon", com 84,1667 pontos, atrás somente de China (93,2000) e Ucrânia (90,6000). De lambuja, as meninas, com Maria Clara no lugar de Giovana, conseguiram um bom quinto lugar na rotina técnica, apresentando o tema "Motoqueiros" e obtendo 81,4696 pontos. No pódio, Ucrânia, Espanha e Itália, e em quarto, a França. O dueto técnico, Luisa Borges e Maria Eduarda Micucci, conseguiu também um ótimo resultado: oitavo lugar, apresentando o tema Capoeira, com uma melhora, 79,7881. As favoritas Ucrânia B, Espanha e Itália formaram o pódio.
A estratégia foi competir apenas as rotinas técnicas de Dueto e Equipe na França, além do Combo. Se na Alemanha, onde as meninas foram campeãs no Combo, as notas de rotina livre e técnica eram somadas, na França as notas eram separadas. As coreografias foram criadas especialmente para as principais competições e houve um rodízio de atletas, para testá-las em cada competição. O próximo desafio das nossas sereias será em casa, no Brazil Synchro Open, entre 10 e 12 de Abril.

A AMÉRICA É NOSSA
Já nos EUA, excelentes foram os resultados dos brasileiros que lá nadaram. A começar por Thiago Sickert, que representou a Nova Southeastern University, da Florida, e conseguiu dois grandes triunfos na NCAA Division II, em Indianapolis. Nas 200 jardas livre, recorde pessoal: 1:35.07 (22.04, 46.57, 1:11.01 e 1:35.07). Nas 100 jardas livre, quase recorde do campeonato: 43.18 (o problema foram as voltas), tendo sido esta a primeira vez que um brasileiro fatura esta prova na Division II (ELE, João de Lucca e Gustavo Borges já o fizeram no Division I). No revezamento que deu o bronze à NSU, foi ainda mais rápido: 43.11. Ele ainda foi prata nas 200 borboleta (1:44.42) e bronze nas 50 livre (19.92). De outro lado, na Florida Sectionals, em Plantation, festa brazuca também. Felipe Lima (Minas/Auburn) dominou os 100 peito com 1:01.70 e os 50 peito, com 27.93 (sua melhor marca pessoal da temporada). Enquanto isso, Marcelo Chierighini (Pinheiros/Auburn), com também sua melhor marca pessoal, 22.93, faturou os 50 livre e ainda abocanhou a prata nos 100 livre (50.35), apenas atrás do polonês Pawel Korzeniowski, que fizera 50.16. Lima ainda foi o quarto, com 51.53, empatado com Albert Subirats (VEN). Lima e Chierighini são presenças certas no Fluminense para o TROFÉU MARIA LENK. Mas será que algum time brasileiro estaria interessado em Sickert?

HACKETT IS BACK
Na natação australiana, a melhor do mundo na atualidade, o grande destaque foi para a volta de Grant Hackett, após uma aposentadoria de quase sete anos. Agora aos 34, ele mostrou que sim, ainda tem muita lenha para queimar. Seu retorno aconteceu na Queensland Short Course Meet. Nos 400 livre, que não fazia desde 2008, quando, em Pequim, terminou em sexto lugar, ele voltou bem, com 3:55.68, e uma vitória impositiva. Já nos 200, outra vitória, mas não tão comemorada. Hackett esperava chegar a um 1:47, mais ou menos, o que tinha conseguido em certas tomadas de tempo com Dennis Cotterell na Miami Swim Club, mas o que conseguiu foi um 1:50.68, e a sensação de um "poderia ter sido melhor". Grant ainda conseguiu uma prata nos 100 livre, com 51.38, só não melhor que os 50.56 de Ned McKendry. Os três resultados foram suficientes para três índices no Campeonato Australiano, que rola em Sydney, entre 3 e 10 de Abril. Irá se juntar ele à Joanna Maranhão no time dos "mundiais após aposentadoria"? Aguardemos os próximos capítulos...

(informações da Best Swimming e da CBDA - foto do Esporte Interativo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário