segunda-feira, 4 de maio de 2015

Para que nunca se esqueça...


Ainda estamos chocados com a repentina morte de Sarah Corrêa, e, mais ainda, pelo jeito torpe e insano do ocorrido. Vale a pena relembrar: sexta passada, ela e mais um senhor esperavam um ônibus, perto de sua casa, em Vargem Pequena, zona oeste carioca, quando um lunático, que, segundo as informações da Polícia Civil é um dono de pizzaria, supostamente bêbado, supostamente tirando um racha, ou tudo isso junto, dá um cavalo de pau, vira bruscamente à esquerda, atinge os dois e foge. O senhor morreu instantâneamente. Já Sarah, na tarde de sábado. Os pais, chocados, exigem justiça. O mundo da natação também.
No domingo, com toda repercussão, o assassino (sim, ele é um assassino por ter tirado duas vidas) se apresenta à delegacia e diz que não estava bêbado, estava ferido e não prestou socorro por não ter dado tempo. Possívelmente, "por não representar risco", vai responder em liberdade por duplo homicídio qualificado. Ou, na pior das hipóteses, ser condenado a prestar serviços, ou melhor, entregar cestas básicas. Isso é o Brasil.
Esta não é a primeira vez que este site se vê obrigado a dar estas notícias tristes. Em 13 de Novembro de 2013, pouco depois de um mês do início das nossas atividades, tivemos de anunciar a morte de Pedro Nicholas Sena da Silva, que representaria a Escola de Natação Nilton Lins no CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL - TROFÉU MAURÍCIO BEKENN, em Vitória. Para quem esqueceu: ele seguia junto com os pais e a delegação da Nilton Lins, para fazer o reconhecimento da piscina do Clube Álvares Cabral, local do evento. Todos atravessavam a faixa de pedestres próxima ao clube, na Avenida Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar) e o sinal, segundo os pais de Pedro, estava fechado para os carros e aberto, obviamente, para os transeuntes. Foi quando um Ford Fiesta de cor marrom avançou o sinal e atingiu em cheio Pedro, que quebrou as duas pernas e sofreu ferimentos no braço e na cabeça, segundo informações do Governo do Amazonas e da Gazeta On-Line (ES). Ele foi levado a um hospital local, mas não resistiu. À data, o condutor do Fiesta, muito nervoso, alegou que não furou o sinal, mas a família e os companheiros de Pedro o desmentiram. Ele prestou depoimento e, adivinha, ganhou o "direito" de responder em liberdade pelo crime de homicídio culposo (sem intenção de matar) por ter sido réu primário, mas não pôde sair de Vitória e sua CNH foi cassada. O nome dele não se sabe até hoje. Mas, segundo alguns nativos da capital capixaba, ele era conhecido por ser rachador. Assim como o indivíduo que tirou a vida de Sarah.
É lamentável que o arcaico Código Penal brasileiro defenda os assassinos e os ladrões. Pedro nunca foi e nem será esquecido por este site, visto que ele poderia estar se preparando para o Mundial Júnior de Singapura. Infelizmente a imprensa o esqueceu e o idiota que o matou está trabalhando e vivendo uma vida normal, como se o fato de matar um futuro campeão fosse só um pequeno detalhe. Mas Sarah, que foi medalhista pan-americana e muitas vezes campeã de natação, jamais pode ser esquecida. Ela foi enterrada agora há pouco, no cemitério São João Batista, no Caju, diante de revoltados pais e amigos que compartilham do sentimento de que sua morte não será em vão.
Por isso, foi criado pela nadadora Jéssica Bruin (SESI), grande amiga de Sarah, um grupo de Facebook que está organizando um ato em homenagem à ex-nadadora. Segundo o Coach Alexandre Pussieldi, "o evento vai reunir atletas, ex-atletas, amigos e familiares de Sarah Correa. Está sendo produzido um vídeo que destaca passagens da carreira de Sarah por vários clubes brasileiros e a seleção nacional". O ato está marcado para o sábado, dia 16 de Maio, às 17 horas, em algum lugar (a ser confirmado) do Rio de Janeiro, e conta com o apoio da nação aquática, deste site e do nosso parceiro, o Opinião Sport Clube.
Sem dúvida, as mortes de Pedro e de Sarah tem que ser lembradas e nossas leis, modificadas o quanto antes. Esse tipo de atropelamento é um crime, e os responsáveis tem de pagar.

(com informações do Blog do Coach).

Nenhum comentário:

Postar um comentário