sábado, 22 de agosto de 2015

FINKEL: a Máquina girou de novo!

Foi o TROFÉU JOSÉ FINKEL mais disputado de todos os tempos. Se a competição ontem terminada na piscina do Pinheiros não valeu vaga ainda para os Jogos Olímpicos da Cidade Maravilhosa daqui a um pouquinho menos de um ano, e com algumas estrelas que estiveram em Kazan e no Pan não completamente polidas, e ainda sem transmissão de televisão, quem não esteve no Jardim Europa, zona sudoeste da Capital dos Paulistas, perdeu uma grande festa da natação brasileira.
Mais festa ainda fez o Minas Tênis Clube. Desde 2011, a Máquina de Natação (apelido dado por este site) domina o Brasileiro Absoluto de Inverno, e ontem não foi diferente: após intensa disputa com o time da casa e o Corinthians, o "não perde mais" veio no revezamento 4 x 100 medley feminino, quando Tatiana Zago, Taylor McKeown, Daiene Dias e Daiane Becker fuzilaram o RC com 4:06.78 e colocaram de novo BH no alto do mapa da natação. Minas pentacampeão, pois, com 2318, tendo atrás o Azulnegro do Jardim Europa, 53 pontos de distância, com 2265, e o Timão, com 1857. Quanto a prêmios indivíduais, a australiana Taylor dominou eficiência e índice técnico com o RC nos 200 peito, enquanto Leonardo de Deus (Corinthians) foi o mais eficiente e João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros) voltou com tudo, sendo o melhor índice técnico nos 50 peito. Resumamos, então, o quinto e o sexto dia do Finkel.


QUINTO DIA (RECORDES E FOFURAS)
Este repórter precisou sair antes do início das finais por razões pessoais, mas perdeu talvez uma grande etapa. Primeiro, pela presença dos herdeiros de uma geração que fez história na natação, como Joaquim, filho de Flávia Delaroli, Louise, filha de Fabíola Molina e Diogo Yabe (foto acima) e Nicolas, filho de Carolina Bergamaschi. E segundo, pelos fortíssimos tempos registrados.
Até que Joanna Maranhão (Pinheiros) tentou dominar os 200 medley delas, mas o peito de McKeown foi mais forte e a fez vencer com 2:13.25, novo RC, seguida da pernambucana com 2:15.22, da argentina Florencia Perotti (GNU, 2:17.34), de Fernanda Carobino (Unisanta, 2:18.31) e de Nathalia Almeida (Flamengo, 2:18.90), que volta, assim, a um pódio de categoria absoluta. No masculino, fácil vitória de Henrique Rodrigues (Pinheiros), 1:59.40, bom tempo sem raspagem, com os corinthianos Thiago Simon (2:01.60) e Lucas Salatta (2:01.92) completando o pódio.
Já nos 400 livre, dois RCs: Leah Neale (AUS, Minas) foi dominante nesta prova e liderou do tiro ao azulejo final: 4:11.14 e recorde anterior de Joanna Maranhão, 4:13.31, esquecido. A melhor brasileira foi Manuella Lyrio (Pinheiros, 4:12.37), também abaixo do RC anterior. No masculino, Leo pôs ao chão ao recorde de Rodrigo Castro, que era 3:52.68. Agora, a marca a ser superada nos futuros balizamentos de Finkel em piscina longa será 3:50.81, seguido de João Veras (Corinthians) e Luiz Altamir (Minas).
Nos 50 borbo e costas feminino, nenhuma surpresa: com tempos nada espantosos, Daynara de Paula e Etiene Medeiros (SESI, ambas) cravaram favoritismo e venceram, respectivamente, com 26.45 e 28.05. Claro, como nada valia o Finkel, ambas vieram só para ganhar. O "pra valer" vai ser mesmo no Open de Dezembro, em Santa Catarina. Nos 50 costas masculino, Daniel Orzechowski (Pinheiros) ficou a pouco do RC fazendo 24.71. "Foi meu melhor tempo depois da operação. Mas vou ver o que posso melhorar para tentar a vaga olímpica no Open", disse. Nos 50 borbo deles, por fim, Nicholas Santos (Unisanta), com tempo melhor do que no Mundial, conseguiu levantar a galera: 23.00 para o vice em Kazan (que lê nosso site, inclusive!)

DERRADEIRO DIA ("O JOÃO VOLTOOOOOU...")
"O João voltooooooou...". A superlotada arquibancada da piscina do Esporte Clube Pinheiros evocou o nome do capixaba, que mostrou que o doping do início do ano não o abalou. Antes pelo contrário: fez o novo RC com 27.03, melhor índice técnico da jornada, e chorou, amparado pela família. "Foi uma grande prova para esquecer de tudo. Agora vou focar para a frente, treinar mais, porque o sonho olímpico segue vivo e tenho certeza que chego lá", comemorou. Felipe França (Corinthians) foi o segundo com 27.13 e o outro Felipe, o Lima (Minas/Auburn), foi bronze com 27.40. No feminino, deu Jhennifer da Conceição (Flamengo), com 31.50, deixando para trás Taylor McKeown e Julia Sebastian (Unisanta), e colocando no pódio também Renata Sander (Minas) e Ana Carla Carvalho (Pinheiros). Pela manhã, com 34.52, Andressa Bachner (Pinheiros) se despediu das piscinas.
Nos 100 livre, a juizforana Larissa Martins Oliveira (Pinheiros) fez um tempo até bom para ganhar a prova feminina: 55.29, com Daynara de Paula chegando a três centésimos para ficar com a prata. "O objetivo era mais ajudar o time. Não estava preocupada com tempos. Queria mesmo somar pontos e ver no que acertava e errava", disse. No masculino, sem Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn), desclassificado de manhã por erro na largada, Marcelo Chierighini (Pinheiros/Auburn) foi dominante e fez um grande tempo: 48.43, com Matheus Santana (Unisanta) fazendo um ótimo tempo: 48.82, para a prata. Foi a primeira vitória de Lelo em provas absolutas aqui no Brasil.
Nos 200 costas, Duane da Rocha (ESP, Pinheiros) foi atrás do recorde sulamericano e não logrou êxito. Para compensar, RC, com 2:12.49. A melhor brasileira foi Bruna Primati (SESI), com 2:17.61. Uma curiosidade: Natalia de Luccas (Corinthians) poderia ser campeã brasileira se, pela manhã, não tivesse feito tempo insuficiente para tirá-la da Final B, que ganhou com incríveis 2:14.79. Na prova masculina, Léo de Deus confirmou ser o grande nome desta jornada, com 1:59.17. Não foi o melhor tempo dele, mas nadando abaixo de 2 minutos, vale a pena comemorar.
A duas provas do fim, parecia tudo indefinido entre Minas e Pinheiros. Mas, como acima dissemos, as meninas do 4 x 100 medley minastenistas colocaram pá de cal nos sonhos do time da casa e garantiram o justo penta da Máquina, não adiantando de nada os 3:35.40 que Daniel Orzechowski (com 54.13, melhor tempo ever no costas do catarinense), João Luiz Gomes Júnior, Guilherme Rosolen e Bruno Fratus fizeram para o azulnegro na versão masculina.

Agora, a natação brasileira entra de férias. O próximo encontro das feras já tem data e lugar: Palhoça (SC), de 16 a 19 de Dezembro, no OPEN CBDA/CORREIOS, na Unisul.

(informações da Yes Swim, do Best Swimming, da Globo.com, deste repórter e fotos deste repórter e de Jeannie Volkers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário