terça-feira, 27 de outubro de 2015

GIRO GERAL: A volta


E depois de meses de destreinamento, volta o quadro mais tradicional do nosso site: o GIRO GERAL, mostrando o que acontece nas águas do Brasil e do mundo, tendo como destaque as águas abertas e muito mais. A ver:

O PAÍS DA MARATONA AQUÁTICA
O fim de semana foi cheio para quem é fã das águas abertas. Para começar, pela primeira vez, o Circuito Rei e Rainha do Mar saiu do Rio para uma etapa em Jurerê Internacional, a praia mais badalada de Florianópolis (SC), recebendo alguns dos melhores da modalidade no Brasil e no mundo, além de amadores. A prova de maior destaque foi o challenge de 4 km. No masculino, deu Unisanta: Victor Colonese faturou, com o italiano Danilo Verani chegando em segundo e Daniel de Bona (GNU) completando o pódio. No feminino, a experiente Betina Lorscheitter (GNU) levou a melhor, com nossa parceira e amiga Catarina Ganzeli (Unisanta) e a espanhola Esther Nunes chegando após (o pódio é o da foto acima). Catarina comemorou o feito - e estar no RRM - nas redes sociais: "Para mim o que fez o Rei e o Rainha do Mar um evento diferente de todos os outros é o valor que eles dão as atletas, sejam amadores ou profissionais. Todos estão focados e felizes, não é toda prova que nós temos uma recepção calorosa do público e das câmeras que fazem com que cada competidor se sinta especial. Uma narração animada ainda com ex-atletas olímpicos, o que já é um diferencial, porque esses já estiveram no lugar do seu público", disse a campinense, que ainda elogiou o Circuito: "quando digo que este é o maior Festival dos esportes de areia é porque eles entendem que competir é uma festa onde você irá celebrar todo seu esforço dentro de uma oportunidade em que você poderá se desafiar e pôr a prova todos aqueles árduos treinos e alimentação regrada nos últimos meses, o que é um motivo de celebração. Só quem é atleta pode entender", concluiu. A próxima jornada do RRM é em Fortaleza, no dia 22 de Novembro. Já Colonese e Ganzeli vão para a última etapa do Brasileiro de Águas Abertas, em Inema (BA), nos dias 6 e 8 de Novembro, sendo, pois, ausências certas no CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO - TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ. Motivo justo, diga-se.
Enquanto isso, entre Bertioga e o Guarujá, acontecia a tradicional Maratona Aquática 14-Bis, uma jornada de 24 km promovida pela Aeronáutica para render homenagem ao dia do aviador, 23 de Outubro, dia em que se comemora o aniversário do primeiro voo do avião homônimo por Santos Dumont, para alguns o primeiro avião da história, para outros o segundo, depois dos Irmãos Wright. Mas isso não vem ao caso. No masculino, Artur Pedroza (Rezende Águas Abertas) chegou em primeiro, com 4 horas e 44 minutos, seguido de Raul Porto e Marcos Rodrigues, que buscava o tetra, mas não veio. Assim como não veio o tetra de Thais Sant'ana, segunda colocada, atrás da paraguaia Romina Soledad (Libertad, 5:06.00), e à frente da nossa parceira Victoria Gianlorenço, que também comemorou muito nas redes sociais.

CHUVA DE RECORDES EM BRASÍLIA
No Parque Aquático Cláudio Coutinho que recebera o BRASILEIRO JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO em Maio, a elite brasiliense da natação se encontrou para o CAMPEONATO BRASILIENSE DE VERÃO. Foram 115 atletas de 10 clubes, com todas as categorias. E tivemos nada menos do que a quebra de 25 recordes, alguns até antigos.
Destaque para Glauber Silva (Iate Clube), maior índice técnico de toda a competição pelos 52.23 nos 100 livre, e para a presença dos convidados Leandro David Bressan (Pinheiros), Luana Ribeiro (Pinheiros) e Ícaro Ludgero (Fluminense), que não fizeram feio também: Bressan fez 1:05.96 nos 100 peito, e Luana foi o melhor índice técnico nos 200 livre, 2:10.29. Ambos são presença certa em Santos. Já Ludgero fez 56.97 nos 100 borboleta, grande resultado.
Destaco também Aimee Lourenço (AABB), melhor índice técnico nos 100 livre, 1:00.47 e a argelino-brasileira Majda Chebaraka (AABB), 2:08.24 nos 200 livre.
Não houve campeão absoluto: a ASBAC/Aquanaii foi vitoriosa no Mirim e Petiz, o SESI campeão no Infantil e Júnior, a Aquapro no Juvenil e o Iate Clube, no Sênior. Confira aqui os resultados.

DUEL ON THE POOL SEM PHELPS NEM LEDECKY
Quarta passada, foi divulgada a convocação da seleção norte-americana para o Duel on The Pool, que vai rolar entre 11 e 12 de Dezembro em Indianapolis e onde desta vez a desafiada será a Seleção Europeia. Confira a convocação completa, com feras da natação mundial envolvidas:

FEMININO
Nome
Cidade
Clube
Cammile Adams
Cypress, Texas
SwimMAC Carolina
Claire Adams
Carmel, Ind.
Carmel Swim Club
Courtney Bartholomew
Holland, Mich.
Cavalier Swimming
Natalie Coughlin
Vallejo, Calif.
California Aquatics
Hali Flickinger
Spring Grove, Pa.
Athens Bulldog Swim Club/Georgia
Missy Franklin
Centennial, Colo.
Colorado Stars
Margo Geer
Milford Center, Ohio
Tucson Ford Dealers Aquatics
Jessica Hardy
Long Beach, Calif.
Trojan Swim Club
Sarah Henry
Garner, N.C.
Aggie Swim Club/Texas A&M
Micah Lawrence
Pflugerville, Texas
SwimMAC Carolina
Caitlin Leverenz
Tucson, Ariz.
California Aquatics
Becca Mann
Homer Glen, Ill.
North Baltimore Aquatic Club
Simone Manuel
Sugar Land, Texas
Stanford Swimming
Melanie Margalis
Clearwater, Fla.
St. Petersburg Aquatics/Georgia
Katie Meili
Colleyville, Texas
SwimMAC Carolina
Lia Neal
Brooklyn, N.Y.
Stanford Swimming
Leah Smith
Pittsburgh, Pa.
Cavalier Swimming
Laura Sogar
Exeter, R.I.
Bluefish Swim Club/Texas
Kelsi Worrell
Mt. Holly, N.J.
University of Louisville


MASCULINO
Nome
Cidade
Clube
Nathan Adrian
Bremerton, Wash.
California Aquatics
Michael Chadwick
Charlotte, N.C.
SwimMAC Carolina/Missouri
Tyler Clary
Riverside, Calif.
SwimMAC Carolina
Kevin Cordes
Naperville, Ill.
Tucson Ford Dealers Aquatics
Conor Dwyer
Winnetka, Ill.
Trojan Swim Club
Nic Fink
Morristown, N.J.
Athens Bulldog Swim Club/Georgia
Matt Grevers
Lake Forest, Ill.
Tucson Ford Dealers Aquatics                  
Zane Grothe
Boulder City, Nev.
Badger Swim Club/Indiana
Connor Jaeger
Fair Haven, N.J.
Club Wolverine
Ryan Lochte
Daytona Beach, Fla.
SwimMAC Carolina
Michael McBroom
The Woodlands, Texas
The Woodlands Swim Team/Texas
Cody Miller
Las Vegas, Nev.
Badger Swim Club/Indiana
Josh Prenot
Santa Maria, Calif.
California Aquatics
Josh Schneider
Cincinnati, Ohio
New York Athletic Club/Cincinnati
Tom Shields
Huntington Beach, Calif.
California Aquatics
Nick Thoman
Cincinnati, Ohio
Tucson Ford Dealers Aquatics
Andrew Wilson
Bethesda, Md.
Longhorn Aquatics/Emory

Notou a ausência de alguém? É, no time treinado por Jack Bauerle (Georgia), não vamos ter nem Michael Phelps nem Katie Ledecky. The Greatest e a Destruidora de Recordes tomarão parte no Campeonato Americano de Inverno, em Federal Way (Washington), uma semana antes, e para melhor treinarem para a Olimpíada do Rio, resolveram não engatar o Nationals com o Duel in The Pool e pediram dispensa. É, mas vendo essas feras todas escaladas, não vemos motivos para sentir tanta falta...
ELES ESTÃO ENTRE NÓS
E as piscinas do país que sediará as Olimpíadas vão ter presenças especiais. Acima, o time de John Rudd está indo para o Rio para um Training Camp de duas semanas, trazendo o velocista Ben Proud (GBR) e ela, Ruta Meilutyte (LIT), a menina que nada muito. Ruta já esteve em Brasília, há 2 anos, para a Gymnasíada, a Olimpíada escolar, competindo com estudantes de ensino médio do mundo inteiro, e virá já se aclimatar para brilhar na Olimpíada do Rio. Afinal, ela surgiu na de Londres pra ser campeã de tudo.
Também está aqui a holandesa Sharon van Rouwendaal, também para se aclimatar. Ela foi a primeira nadadora a ser medalhista em águas abertas e na piscina: vice-campeã na prova de 10 km que valia vaga para a Olimpíada e na prova por equipes, junto com o Brasil, e ainda nos 400 livre em piscina. Agora, ela está fazendo treinos diários na Praia de Copacabana, também por motivos de aclimatação.

E PRA TERMINAR...
Essa não podia passar em branco pelo Famila, mesmo já destacado por todos os sites de natação do país: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aconteceu neste final de semana e uma das questões chamou a atenção de toda a comunidade aquática. É uma de matemática, onde o enunciado falava de certo torneio de natação cujos tempos, nos 100 livre - repetindo, nos 100 livre - eram...
Bom, sabemos que a mediana, no caso de ser um n - número de elementos par, é a média do 4 e do 5, e nisso a resposta certa é a "a": 20.70. Só que eu nunca ouvi falar de nenhum cara que faça isso em 100 metros neste planeta. Se fosse 50, aí tudo bem - até superaria os 20.91 do Cesar Cielo -, mas 100 livre???
Acho que deve ser um torneio regional em Marte...

(informações do Best Swimming, Yes Swim, SporTV, Magda Gomes e fotos do Best Swimming)

Nenhum comentário:

Postar um comentário