sexta-feira, 23 de outubro de 2015

RIO 2016: Critérios definidos

E agora não tem mais volta: a pouco menos de 300 dias para o início dos JOGOS OLÍMPICOS do Rio de Janeiro, a natação brasileiro já sabe quais são os critérios para formar-se a sua seleção para disputar as provas no Parque Aquático Olímpico (foto acima). Todos eles estão constados no Boletim 305 da CBDA (que, para quem não sabe, é a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), cuja íntegra aqui leem.
Mas, resumindo: ao contrário de Londres-2012, quando seis eventos (e uma Tentativa Olímpica) formaram a seleção de natação, apenas dois o farão para o Rio: o OPEN CBDA/CORREIOS de Palhoça (SC), de 16 a 19 de Dezembro, e o TROFÉU MARIA LENK 2016, que será o evento-teste de natação e que vai inaugurar o Parque Aquático Olímpico, e rola entre 15 e 20 de Abril próximos. Os índices, que já haviam antes sido divulgados, são estes:
É necessário deixar claro que são dois os nossos representantes em cada prova individual e, para a vaga direta, serão usados os índices A, que valem nas eliminatórias, semifinais e finais dos eventos em questão. Tempos de abertura de revezamento só poderão valer se o nadador não disputar a prova individual e se houver solicitação prévia de verificação, o que chamo de "mini-tomada de tempo". Quanto a treinadores, serão cinco os convocados, sendo quatro pelo índice técnico e um pelo maior número de atletas convocados (aposto que Scott Volkers, Sérgio Marques e Márcio Latuf estão entre eles). Também estão classificados nossos revezamentos 4 x 100 livre feminino e masculino, 4 x 100 medley masculino e 4 x 200 medley feminino.
Sobre o Open: segundo o Coach Alexandre Pussieldi, a CBDA decidiu que vai ter o mesmo regulamento de sempre, e não como alguns queriam: uma seletiva pura e simples, sem revezamentos e apenas com as provas olímpicas, para dar condições iguais de disputa a categoria sênior. Ou seja, os atletas seniors na defesa de seus clubes e pela pontuação da competição, seguem nadando os revezamentos e provas não-olímpicas, enquanto nadadores das outras categorias correrão atrás dos índices olímpicos.
Em Dezembro, veremos se isso vai dar resultado. Espero que dê, já que a USA Swimming tem apenas uma seletiva. Quanto menores os caminhos para o Rio 2016, maior será o desafio.

OBS: Este texto seria publicado na quarta-feira, mas só está o sendo nesta sexta por problemas de conexão e motivos internos deste repórter.

(informações da CBDA, do Blog do Coach e da Yes Swim - foto do Lance!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário