segunda-feira, 30 de novembro de 2015

BRASILEIRO JUVENIL: Cai o recorde mais antigo da nossa natação!

Não é mais de Daniela Lavagnino o recorde dos 200 borboleta Juvenil 1. O recorde, feito em 18 de Dezembro de 1986, pouco após o nascimento deste repórter (em Agosto), de 2:17.89, foi ao chão na última etapa do CAMPEONATO BRASILEIRO JUVENIL DE VERÃO - TROFÉU CARLOS CAMPOS SOBRINHO, na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa. Agora, a nova detentora do recorde é Maria Luiza Pessanha (Marina Barra Clube), que primeiro derrubou o recorde nas eliminatórias, com 2:17.66, e por fim na final, 2:16.48, sexto melhor tempo do ano. Nas eliminatórias, antes mesmo que Rodolfo Carneiro anunciasse que após "28 anos, 11 meses e 25 dias", o recorde que Lavagnino fizera no Troféu Júlio de Lamare (então envolvendo juvenis), na piscina do Grêmio Náutico União, no Moinhos de Vento, em Porto Alegre, tinha virado poeira, toda a arquibancada urrou, numa ovação nunca antes vista na piscina inaugurada em Março. Quem mais aplaudiu foi o pai dela, Fábio Pessanha, também seu treinador ao lado de Rogério Karfunkelstein. Já Daniela, que à data defendia o Gama Filho e também passou pelo Flamengo, se despede de seu último recorde, já que os de Verão foram fuzilados por Giovanna Diamante (SESI) em 2013.
Além deste momento histórico, a ressaltar as atuações de Rafaela Raurich (Curitibano), Maria Paula Heitmann (Minas) e Caio Pumputis (Pinheiros). Raurich e Heitmann foram o melhor índice técnico e as mais eficientes, respectivamente, no Juvenil 1 e 2. Na sexta, nos 100 livre, Raurich faturou no Juvenil 1 com 56.89 e Heitmann, no 2, com 56.71, e no sábado nos 400 livre, a paranaense tocou primeiro, no 1, com 4:18.15, enquanto a mineira venceu, no 2, com 4:16.32. Se nos 100 não houve RC, nos 400, além do RC, foi o melhor tempo ever de ambas. Já Pumputis foi irreparável no Juvenil 2, vencendo as quatro provas individuais que disputou, com um recorde de campeonato, somando 46 pontos, mais eficiente. E ainda o melhor índice técnico pela prova dos 400 medley, com seus 4:25.55. No Juvenil 1, deu Lucas Peixoto (GNU), mais eficiente e melhor índice técnico pelos 51.62 nos 100 livre. Os resultados completos estão aqui.
No fim das contas, não foi desta vez que o Pinheiros perdeu o trono do Brasileiro Juvenil de Verão. O azulnegro do Jardim Europa foi campeão pela sexta vez seguida, 11ª ao todo, com 433,50. Mas fica nosso aplauso ao Curitibano, que mesmo vencendo o Juvenil 1 com 217 pontos e tendo chances até de título, ficou com o vice geral com 365 pontos. Completou o pódio o Corinthians, 315,50.
Agora, Vitória é o próximo ponto de parada da caravana da CBDA, sendo lá o CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR DE VERÃO - TROFÉU JÚLIO DE LAMARE. Fica nossa torcida para que tenha, ao menos, transmissão da TV CBDA.

(informações da Best Swimming, da Yes Swim e da CBDA - foto de arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário