domingo, 3 de abril de 2016

Sob a bandeira da FINA??


Nunca o Brasil esteve tão em baixa com a Federação Internacional de Natação (FINA). Claro que a crise a qual estamos enfrentando - a pior desde os tempos de Fernando Collor - colabora muito para que sejamos piada entre as nações ditas desenvolvidas. E no congresso técnico do Sul-americano de Desportos Aquáticos que está sendo realizado em Assunción (PAR), não foi nada diferente, como disse Alexandre Pussieldi no Blog do Coach. 
O presidente da entidade maior do esporte aquático, o uruguaio Júlio Maglione, simplesmente falou todos os termos chulos possíveis ao se referir ao nosso país. Disse que se sentiu decepcionado com a organização brasileira nos eventos da FINA, e falou tudo isso ao governador do Rio Luiz Fernando Pezão e ao prefeito Eduardo Paes, ambos do PMDB, ex-partido de sustentação ao governo de Dilma Rousseff. 
Ele ainda criticou, humilhou e esculachou os Jogos Olímpicos do Rio. Entre outras coisas disse que o Parque Aquático Maria Lenk poderia ter sido coberto para evitar a humilhação a qual os atletas de saltos ornamentais passaram no Evento-Teste (que teve chuva, sol e muito mais). Além disso, citou da bagunça que será ter três modalidades aquáticas lá, quais sejam: nado sincronizado, saltos ornamentais e polo aquático.
O maior alvo de suas críticas, no entanto, foi o Parque Aquático Olímpico, que vai sediar daqui a pouco mais de duas semanas o Troféu Maria Lenk, evento-teste para os jogos que também serão lá. Para ele: os 14 mil lugares serão insuficientes para um evento de demanda internacional e transmitido para o mundo inteiro, visto que o ideal seriam 18000 pessoas; há a falta de ar condicionado ali, o que vai ser ruim para a saúde dos atletas; e para terminar, porém não menos importante: o parque aquático Olímpico é uma piscina com lonas, cheia de palhaços. 
Por mais que ele tenha só criticado, segundo o Coach, não a CBDA mas a organização dos eventos, está cada vez mais claro de que a FINA, depois de agosto, vai esquecer que o Brasil existe para sediar qualquer coisa. Já perdemos Copa do Mundo de natação, já perdemos Copa do Mundo de maratona aquática, e acredita-se que o próximo passo é que o Brasil sofra o mesmo castigo do México - ser suspenso pela entidade e nossos atletas terem de competir sob a bandeira da FINA. Sem bandeira nem Hino nacionais. É importante lembrar que o México foi punido por não cumprir com as consequências da desistência de sediar o Mundial de Esportes Aquáticos de 2017, que seria em Guadalajara. No caso, o Brasil pode ser punido por não cumprir compromissos estabelecidos quando foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos. 
Sinceramente eu espero que isso não aconteça, visto que o Brasil tem uma grande tradição na natação desde os tempos de Maria Lenk. E muitos campeões vieram daqui. Já sediamos um Mundial de Piscina Curta com muito sucesso, na Praia de Copacabana. Temos ótimas piscinas. Mas pelo que estamos vendo, se essa maldita crise continuar, estaremos rebaixados à periferia da natação mundial. Reage, Brasil! 


(opinião pessoal baseada nesta matéria do Blog do Coach)

Nenhum comentário:

Postar um comentário