quarta-feira, 20 de abril de 2016

TROFÉU MARIA LENK: Alegria de uns...


No derradeiro e mais importante dia do TROFÉU MARIA LENK 2016, a última seletiva para os JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016, não foi só a queda de Cesar Cielo (Minas/Arizona) que chamou a atenção no Parque Aquático Olímpico da Barra. Tivemos provas emocionantes, alegrias e decepções.
Nos 50 livre delas, o sonho de Lorrane Ferreira (Minas) foi desfeito por tão somente três - repito, t-r-ê-s - centésimos. Que Etiene Medeiros (SESI) ia ganhar, era fato, e, com 24.64, faltaram também cinco centésimos para o RC que ainda é de Jeanette Gray (DIN) que fez 24.59 no Ibirapuera, em 2014, ao defender o Corinthians. Quanto à minastenista, foram 24.95 suficientes para o segundo lugar, mas insuficientes para a segunda vaga nos 50 livre, já que em Palhoça, Graciele Hermann (GNU) fizera 24.92 e assim garantiu a segunda vaga. "Os 50 livre são a minha praia", disse, às lagrimas, a gaúcha, que agradeceu à equipe.
Como paradoxo, três jovens talentos que poderiam lá estar nadaram aquém do esperado e vão ter que ver os Jogos da arquibancada. Nos 100 borbo deles, Vinicius Lanza (Minas/Indiana) fez uma prova péssima, da saída a chegada, e não adiantou a vitória com 52.75 nem ter feito 52.22 mais cedo. Henrique Martins (Minas) e Marcos Macedo (Minas), hoje sétimo e oitavo (53.00 e 53.06, respectivamente), tinham feito 52.14 e 52.17 em Palhoça e estão com a vaga. "Não dei o meu melhor porque estava com febre, mas estar lá é a conscientização de um trabalho que deu certo. Pensamos muito nisso desde que soubemos que os jogos iam ser aqui. Vai ser legal", disse Henrique. Nos 200 costas delas, Natalia de Luccas (Corinthians), até outro dia recordista desta prova, poderia ser o nome que primeiro colocaria uma mulher brasileira nesta prova onde nunca houve uma representante nossa. Mas não deu e vamos continuar sem. De Luccas venceu com 2:13.91 e o índice era 2:10.60. Também falharemos aos 800 livre, vencidos pela jovem Viviane Jungblut (GNU), que, apesar de voltar de uma caxumba, começou bem a prova no ritmo de índice, mas se cansou e fez 8:40.71, ficando acima dos 8:33.97. Mesmo com grande evolução, a natação feminina não logrou índice em cinco provas. Quando nossas meninas alcançarão a perfeição?
Se num ponto lamentamos, no outro comemoramos: o Brasil não tinha representantes nos 1500 livre desde Luis Lima em Sydney 2000. E na falta de um, vão dois: Miguel Leite Valente (Minas), com 15:14.40 e Brandonn Pierry Almeida (Corinthians), com 15:14.58, nadaram de maneira espetacular, abaixo de 15:14.77 do índice. "Estou feliz porque o finalzinho foi sofrido. Estava acompanhando as parciais, vi que estava baixando um pouco, mas como tinha começado bem, pensava ‘acho que vai dar, vamos lá, acelerar’. Agora é só alegria. Antes de nadar estava percebendo que as pessoas estavam torcendo por mim, dando incentivo, mesmo não sendo do Minas, mas agora é representar todo mundo. Na Olimpíada não tem distinção de clube, todo mundo é Brasil", disse Valente.


No fim das contas, décimo quinto título confirmado para o Pinheiros. Líder desde o início, o Azulnegro (ou Alviazul?) do Jardim Europa, termina com inabaláveis 1642 pontos. A reviravolta foi que o Minas, terceiro quase o campeonato inteiro, subiu para ser vice-campeão na reta final com 899,5, deixando o Corinthians em terceiro com 771. A Unisanta manteve a regularidade e volta para Santos com o segundo quarto lugar seguido, tendo 577 pontos, 50 à frente do SESI.
Eis os resultados individuais, nacionais e internacionais:

Melhor índice técnico brasileiro feminino = Etiene Medeiros – Sesi – 909 – 100 costas
Melhor índice técnico internacional feminino = Katarina Listopadova – Eslováquia – 100 costas
Melhor índice técnico brasileiro masculino = João Gomes Junior – Pinheiros – 100 peito
Melhor índice técnico internacional masculino = Santo Condorelli – Canadá – 100 livre
Atleta mais eficiente nacional feminino = Larissa Oliveira – 170 pontos
Atleta mais eficiente nacional masculino = Guilherme Guido – 75 pontos

Na próxima matéria, os nomes da mais forte seleção olímpica já formada. Poderia ser mais forte se ELE estivesse lá, mas...

(informações da CBDA, Best Swimming, Yes Swim - aliás, parabéns, Bia Nantes!, Terra, Band News FM e Surto Olímpico - fotos de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário