quinta-feira, 6 de outubro de 2016

TROFÉU CHICO PISCINA: menor, mas ainda ativo

A natação brasileira está na pior fase da história, isso é certo. Nem mesmo o tradicional TROFÉU CHICO PISCINA escapou. Em 2015, eram 427 nadadores, 18 estados, 6 países. Agora, em 2016, o número é assaz menor: 356 nadadores, 13 estados, 5 países. Cerca de 17% a menos. Mesmo assim, nada tira o entusiasmo da nova geração para novamente se encontrar na Associação Esportiva Mocoquense, em Mococa, quase na divisa de São Paulo com Minas. Afinal, de lá saíram grandes nomes como Cesar Cielo, Etiene Medeiros, Joanna Maranhão, Nathália Almeida, Gustavo Borges, Gabrielle Roncatto...
Como todos os anos desde 2001, o estado anfitrião vem com favoritismo pleno. Olho em Sofia Rondel (Corinthians) e Murilo Sartori (Rio Branco), sempre derrubando recordes atrás de recordes. Também prestar atenção em Victoria Izidro (Corinthians), Nichelly Lysy (Corinthians), João Victor Pena (Unisanta), Davi Mourão (Pinheiros) e Maria Eduarda Sumida (Pinheiros). O time que pode ameaçar é o do Paraná, porque sua base é a do Curitibano. À frente, a sensacional Rafaela Raurich, mas também tem as irmãs Goeij, Fernanda Andrade e Julio Ito. No Rio Grande do Sul, olho em Lucas Peixoto (GNU), à frente da base unionista.
A grande novidade é que não haverá mais duas premiações, nacional e internacional; agora, irão ao pódio apenas os três primeiros colocados de cada prova, sem a distinção de premiação para atletas brasileiras e com nadadores estrangeiros. É uma solução mais justa, mas tem um dedo da crise nisso. Aliás, apenas no sábado haverá transmissão do SporTV pelo segundo ano seguido (isso definitivamente não é justo). Por isso, as finais começarão, no dia, às 16. Nos outros dias, às 18 horas. Aqui, o balizamento completo.

(informações da CBDA e do Best Swimming - foto da organização)

2 comentários:

  1. De olho no Vale do Paraíba com as atletas Sofia Rondel (Corinthians),Victoria Izidro (Corinthians), Nichelly Lysy (Corinthians). estamos torcendo por vcs meninas.

    ResponderExcluir