sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

MARATONA AQUÁTICA: Força máxima brasileira na Argentina


Em 2016, a hegemonia brasileira nas águas abertas foi perdida para Itália e Holanda. Apesar disso, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto (ambas da Unisanta) continuaram no topo das paradas e Poli conquistou o bronze para o Brasil na Olimpíada. Agora, 2017, apesar de tudo, será tempo de recomeço para as duas. O primeiro passo para a reconquista mundial pode ser neste sábado, às 16:40, em Viedma, na Argentina, quando acontece a primeira de sete etapas da COPA DO MUNDO DE MARATONA AQUÁTICA, quando elas estarão entre os cinco brasileiros, 38 ao todo, na disputa do certame.
Recomeço é a palavra que pode definir Ana Marcela. Favoritíssima na Olimpíada, foi vitimada pelo azar logo na prova que seria a da sua consagração: numa das paradas para alimentação, uma atleta (não se sabe quem até hoje) a atrapalhou e jogou fora não só a sua reidratação como a chance de medalha. Como se não bastasse, ela precisou fazer uma cirurgia no baço pouco tempo depois. Mas agora ela está de volta, firme e forte. "É uma nova vida, um novo ciclo que se inicia. Estou 100% recuperada e isso é o que realmente importa. Estou motivada para começar meu rumo à Tóquio", disse Ana Marcela, que é a personificação dos versos de Noite Ilustrada: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Poliana, por sua vez, está em fase espetacular. Além do bronze na Olimpíada, teve a chance de ser campeã do circuito, mas um sexto lugar na etapa da Hungria a impediu. Mesmo assim, o segundo lugar do ano passado pode ser a senha para um título neste, mesmo com a perda de um patrocínio importante: os Correios..
Entretanto, a concorrência é pesada: a atual campeã do circuito e prata na Olimpíada Rachele Bruni (ITA) estará lá, assim como Ariana Bridi (ITA), Vânia Neves (POR), Cecília Biagioli (ARG) e Betina Lorscheitter (GNU). Entretanto, a concorrência diminuiu, já que Keri Anne Payne (GBR) optou por parar, enquanto Sharon von Rouwendaal (HOL) e Aurelie Meurer (FRA) não se farão presentes.
Pelo lado masculino, o Brasil também traz força máxima: Allan do Carmo (IDEB) e Fernando Ponte (GNU) vão defender o país. Allan, campeão mundial de 2015, quer voltar à boa fase e mostrar que está melhor do que nunca. A concorrência italiana, porém, é forte: o campeão Simone Ruffini e Federico Vanelli vão tentar manter o poderio italiano nas águas abertas. Olho também em Santiago Enderica (EQU) e Logan Fontaine (FRA), que também vem de grandes resultados.
Abaixo, veem as outras etapas do certame:


GRAND PRIX: TEM SURPRESA BRASILEIRA TAMBÉM
Outro evento deste fim de semana na Argentina é o primeiro do GRAND PRIX DE ÁGUAS ABERTAS, que acontece no domingo. Será uma travessia de 57 quilômetros entre Santa Fé e Coronda. Serão 29 nadadores, e entre eles, três brasileiros.
Que Samir Barel e Mateus Evangelista estavam na lista, isso era certo. A grande surpresa foi a inclusão de Catarina Ganzeli (Unisanta), em cima da hora. Tão em cima, que nem está no balizamento. "Só soube ontem que eu iria. Agora vou me preparar muito para esta prova", disse a campinense.
Esta será a primeira de quatro etapas deste evento, que acontece desde 1961 e já teve etapas vencidas por Ana Marcela e pela saudosa Renata Agondi. Confira o calendário:
Vale a nossa torcida para nossos atletas nas maratonas, já que este ano tem Mundial e lá saberemos quem é o maior.

(informações da Yes Swim, Best Swimming, Onboard Sports e assessoria de imprensa de Ana Marcela Cunha - fotos de Satiro Sodré/SSPress/CBDA e assessoria de imprensa da Unisanta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário