quinta-feira, 25 de maio de 2017

KIM MOLLO: o maior celeiro de talentos começa com novidades


Sabe o que Henrique Martins, Brandonn Pierry Almeida, Natalia de Luccas, Felipe Ribeiro de Souza, Pedro Spajari, Caio Pumputis, Murilo Sartori, Sofia Rondel e Gabriel Silva Santos (só para citar alguns) tem em comum? O torneio que os revelou para a natação paulista e brasileira. Claro que falo do TROFÉU KIM MOLLO, o Campeonato Inter-Regional de Natação Petiz a Juvenil, que acontece pela 24ª vez na tradicionalíssima piscina da Mocoquense, em Mococa.
Para quem não sabe quem é o sujeito em questão, Kim Mollo, nome pelo qual ficou conhecido Francisco de Assis Mollo defendeu a Associação Esportiva Mocoquense como treinador. Segundo o site da Federação Aquática Paulista (FAP), "na época, teve a ousadia de sair do chamado treinamento empírico e introduziu o treinamento científico, tornando assim conhecido em todo o Brasil". Ele ainda fez parte da administração municipal como Diretor de Esportes dos prefeitos Francisco Coelho de Moraes e Francisco José Vieira Guerra, além de ter sido membro fundador e presidente do Panathlon Club Mococa, entidade internacional que congrega pessoas que lidam com o desporto. Rígido, sempre condicionava a participação de atletas nas suas equipes ao bom rendimento escolar, afinal, a educação deve ser uma constante para quem quiser defender o país nas competições.
Por tudo o que fez pelo esporte em Mococa, a Mocoquense criou, em 1994, o Troféu que lhe dá o seu nome, com o objetivo de unir as delegacias da FAP e ser uma versão em miniatura do Chico Piscina, o tradicional troféu interfederativo nacional e internacional infanto-juvenil. O torneio, assim como Kim, nunca saiu das sete raias da piscina curta da Mocoquense e tem revelado muitos talentos, como estes que citei no primeiro parágrafo.
Agora, é prometido pela entidade o maior de todos os Kim Mollo já realizados, porque todas as regiões estão confirmadas. Quatro seleções virão com o número máximo de 72 atletas, a saber: a 1ª (Capital, atual e maior campeã, com 16 títulos seguidos), 3ª (Centro Oeste Paulista), 5ª (Jaboticabal, Ribeirão Preto, Mococa e adjacências) e 8ª delegacia (Grande ABC e Região Metropolitana de São Paulo). A 2ª (de Campinas) vem com 70 atletas; a 4ª (São José do Rio Preto) com 64; a 6ª (Vale do Paraiba) com 69 e a 7ª (Baixada Santista) com 68 nadadores. No total, 559 serão os futuros astros da natação brasileira que tomarão parte neste evento.
Como nos Paulistas que vocês estão acostumados, os atletas caem na água apenas uma vez e o melhor tempo (independentemente da bateria em que tenha nadado) é declarado o vencedor da prova. A promessa é que novos recordes sejam quebrados (inclusive o mais antigo deles, o RP de 4:41.48 nos 400 livre feminino Petiz 2, feito em 1995 por uma tal de Poliana Okimoto). O balizamento completo aqui conferem.
E não é só isso, caros. Teremos transmissão ao vivo pela TV FAP do YouTube, telão de LED em volta da piscina e muitas surpresas. "Estamos preparando muitas novidades para esta competição. Vamos abrir a temporada com chave de ouro, porque este será o maior Kim Mollo de todos os tempos", garante Marcelo Biazoli, presidente da FAP.
Confira a programação:

26 de maio de 2017 – sexta-feira

15h às 17h45 Treino de reconhecimento das equipes
18h Congresso técnico – A.E. Mocoquense
18h40 às 19h40 Piscina liberada para treino de reconhecimento

27 de maio de 2017 – sábado

7h às 7h26 Aquecimento – Categoria Petiz
7h27 às 7h53 Aquecimento – Categoria Juvenil
7h54 às 8h20 Aquecimento – Categoria Infantil
8h30 Início das provas da 1ª etapa

14h às 14h26 Aquecimento – Categoria Infantil
14h27 às14h53 Aquecimento – Categoria Petiz
14h54 às 15h20 Aquecimento – Categoria Juvenil
15h30 Cerimônia de abertura e desfile das delegações
16h Início das provas da 2ª etapa

28 de maio de 2017 – domingo

7h às 7h26 Aquecimento – Categoria Juvenil
7h27 às 7h53 Aquecimento – Categoria Infantil
7h54 às 8h20 Aquecimento – Categoria Petiz
8h30 Início das provas da 3ª etapa

Com tudo isso, só resta orar para sabermos quem serão os nomes dos quais este site tanto vai falar.

(informações da Best Swimming e da FAP - foto de Liliane Yoshino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário