segunda-feira, 29 de maio de 2017

GIRO GERAL: A natação brasileira girou


Nação, é tanta coisa que acontece nas águas que a gente fica meio maluco. Mas nada escapa dos olhos do FamilAquatica e por isso, vamos para o nosso GIRO GERAL, o resumo do fim de semana das águas, que teve Kim Mollo, Sudeste com mais um show de Henrique Martins, e mais torneios pelo Brasil. A isso:


KIM MOLLO: FOI ÉPICO
E Marcelo Biazoli cumpriu o que prometeu: o TROFÉU KIM MOLLO, torneio entre as delegacias da Federação Aquática Paulista (FAP) de Mirim a Juvenil, foi um Show, com S maiusculo. E foi mesmo o melhor e maior da história, não somente pelos excelentes resultados (com 18 RC’s), mas também por uma épica cerimônia de abertura. Além do tradicional desfile e do Hino Nacional com o hasteamento das bandeiras, o presidente da FAP ainda trouxe duas surpresas. A primeira, uma apresentação de nado sincronizado (jamais chamarei de natação artística), com as atletas campeãs sul-americanas 2017, Vitoria Cazari e Rafaela Garcia (Paineiras). A apresentação ganhou muitos aplausos da galera e demonstrou que a FAP valoriza todas as modalidades aquáticas.
Já a segunda surpresa foi, desculpem a redundância, mais surpreendente ainda. "Vou anunciar que vem aí uma competição nova, em Bauru. Só que esqueci quando é, e vou chamar o padrinho dela para me ajudar". Quem era? Ninguém menos que THIAGO PEREIRA! O maior medalhista em Pan causou frisson no povo e ainda anunciou a surpresa: o novo Troféu Thiago Pereira, dia 30 de Setembro, na ABDA.
Ainda houve uma homenagem aos treinadores das delegacias e dos Delegados Regionais a Biazoli, que continua colhendo os bons frutos do antecessor, Miguel Carlos Cagnoni. Uma festa inesquecível, como prometeu Biazoli.
Ah, ia me esquecendo: deu 1ª Região pelo décimo sétimo ano seguido, com 1313 pontos. O atual troféu ficará definitivamente na Capital, porque foi conquistado por três anos seguidos. A 2ª Delegacia (Campinas) foi a segunda colocada com 941 e a 6ª Região (Vale do Paraíba) surpreendeu, tirando a 7ª (Baixada Santista) do pódio: 551 a 527. Destaque para Pedro Motta, da 5ª Região, com dois Recordes Paulistas no Juvenil 2: 54.87 nos 100 borboleta e 54.64 nos 100 costas, tempaços para a faixa etária. Já Murilo Sartori (Americana) fez 3:59.42 nos 400 medley, também um ótimo tempo para Juvenil 1. O destaque feminino foi Giovana Medeiros (Corinthians), com 4:32.62 nos 400 livre Infantil 1. Os demais resultados aqui estão. E aqui, as transmissões da TV FAP, que chegaram a 6000 visitas.


HENRIQUE DÁ SHOW DE NOVO
Enquanto isso, em Belo Horizonte, acontecia o Torneio Sudeste Juvenil a Sênior, envolvendo times do Rio, de Minas e do Espírito Santo, além de alguns atletas de São Paulo. Foi no Parque Aquático CVC, o do Minas, que mais uma vez aproveitou-se de nadar em casa, e com 3807,5 pontos, levou a taça, com o Flamengo em segundo, com 2143 pontos.
O grande destaque, claro, foi Henrique Martins (Minas). Em preparação para o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS de Budapeste, fez um tempaço, mais um, nos 100 borboleta, a segunda melhor marca de sua carreira: 51.76, e melhor índice técnico da competição. Ele ainda venceu os 50 livre com 22.87 e o revezamento 4 x 50 livre, onde ele nadou 23.3 no Borboleta. Isso depois de ter feito muita musculação. É a melhor fase do campinense, e ter Sérgio Marques como coach só tem o ajudado nisso, ele que o treinara no Pinheiros.
Pelo lado feminino, mesmo fora do Mundial, Lorrane Ferreira (Minas), fez um bom 25.88 nos 50 livre. Nos 200 medley, também destaco o bom 2:22.44 de Nathália Almeida (Flamengo), não sua melhor marca, mas um bom tempo. Os resultados completos aqui veem.

AINDA NO BRASIL...
Dois regionais agitaram o país também neste fim de semana. No Doze de Agosto, em Florianópolis, rolou o Sul-Brasileiro Infanto-Juvenil. Não teve o GNU, mas teve o Curitibano, uma vez mais campeão com 786 pontos. Pelo lado feminino, Rafaela Raurich (Curitibano) e Fernanda Delgado (ATN), foram os melhores índices técnicos com 4:11.87 (400 livre) e 26.17 (50 livre), respectivamente, no Júnior, e no masculino, destaco os 23.17 de Leonardo Schilling (Marista) nos 50 borboleta. Veja aqui mais resultados.
Já no Nordeste, mais precisamente no Colégio Henrique Castriciano, em Natal (RN), aconteceu o Troféu Sérgio Silva, o Torneio do Nordeste Interclubes de Infantil a Sênior, com título para o Sport Recife, o quarto seguido, com 1738 pontos. Tivemos 52 recordes, com destaques para Barbara Gonzaga de Jesus do CEPE no Juvenil I feminino, Carolline Gomes Barbosa do Sport Recife no Júnior II feminino e Izaac Saraiva do Costa Verde no Júnior I masculino, vitoriosos nas provas que competiram. Aqui estão os resultados.

(informações do Best Swimming, Yes Swim e FAP - fotos de Liliane Yoshino e Orlando Bento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário