sexta-feira, 30 de junho de 2017

PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: SHOW!




Não há outra palavra para descrever a primeira etapa do CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO - TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO: SHOW! Show de natação, show de arquibancada lotada e animada e, mais importante: show de recordes!
A começar por Joanna Maranhão (Unisanta). Para mostrar para o mundo que, mesmo com 30 anos, tem uma alma de adolescente, a pernambucana pôs no chão o Recorde BRASILEIRO dos 1500 livre na sua prova, na categoria Sênior. Antes, eram 16:26.90. Agora, simplesmente, 16:26.43. E não foi só isso: ela abaixou o RC dos 200 costas (que eram dela): de 2:17.13 foram 2:13.76. Isso, porque ela ainda tem mais sete provas para nadar (duas valendo). "O que eu gosto mais na natação? A chance de me despir de qualquer vaidade, me reinventar e curtir cada passo do processo. Isso, ninguém tira de mim, ainda que me chamem de 'velha'", disse ela nas redes sociais.
Ainda tivemos mais: Clarissa Rodrigues (SESI) agora é a nova recordista dos 50 livre Júnior 2. Foi o primeiro RC do evento: 26.46, derrubando os 26.70 que Flávia Lacerda (então no Pinheiros) fizera há 7 anos, em São Caetano do Sul: "não foi o melhor tempo da minha vida, mas foi bem próximo. Mesmo assim, foi bom tempo, então me sinto satisfeita", disse a conterrânea de Joanna. Já Letícia Rodrigues (Corinthians), que já tinha o recorde dos 1500 livre Júnior 1 (17:25.97, feito ano passado na Antártida, ops, em Sanca), agora tem o do Júnior 2, 17:14.68, pondo ao chão os 17:19.45 que Ana Marcela Cunha (Unisanta) fizera também em São Caetano. "Não esperava esse recorde, porque era marca forte. Mas acho que isso era um bom processo de treinamento e o tempo saiu". Perguntada sobre a possibilidade de, assim como Ana, nadar no mar, ela nos falou: "tenho muito medo de mar. Já pensei em tentar, mas quem sabe?".
Outros grandes recordes foram os de Julia Sebastian (Unisanta) nos 100 peito sênior, após intensa disputa com Jhennifer Alves da Conceição (Pinheiros): 1:09.70 x 1:09.93; de Beatriz Lima e Silva (SESI) nos 200 costas Júnior 2 (2:18.10), de Leonardo de Deus na mesma prova, mas no sênior masculino (2:00.37) e de Brandonn Pierry Almeida (Corinthians), nos 1500 livre sênior, com 15:26.12. Em Agosto, ele parte para South Carolina e o irmão Bruce vai representar a família dali para frente: "é gratificante fazer parte da história do Branndonn, não só como irmão, mas um incentivando o outro. E agora que ele vai, vou seguir em frente. Sentirei saudades, claro, mas é por um bem maior.
Mas deixei o melhor para o final: Guilherme Costa (Unisanta), o Cachorro Gigante, atacou novamente, e mostrou que vai com tudo para Budapeste: nos 1500 livre Júnior 2, ele pôs ao chão o PRÓPRIO RECORDE SULAMERICANO que fizera no Regional de 1º de Abril. Antes, 15:05.23. Agora: 15:02.18. Vamos repetir: 15:02.18. Ou seja: o 14 tá perto de ser real! "Me senti muito bem na prova, me sinto muito bem nadando aqui. É minha segunda casa. A expectativa é do sub-14. Estou muito preparado e este Paulista me deu mais confiança ainda para o Mundial". É, Cachorrão, você é SENSACIONAL!!!

ELA MERECE!
Na abertura do Campeonato, Marcelo Teixeira, pró-reitor do Santa, deu as boas vindas aos atletas e desejou um novo show de recordes. Já o presidente da FAP, Marcelo Biazoli, elogiou os Teixeira pela iniciativa de unir esporte e educação. E prestou uma bela, singela e merecida homenagem para a primeira mulher medalhista olímpica em esportes aquáticos, Poliana Okimoto: "que você leve adiante os bons exemplos que você deu às novas gerações".
Poliana, claro, não esperava. "Fico feliz pela homenagem. Há tanto tempo represento os clubes de São Paulo. E fiquei muito feliz pela Federação ter reconhecido os meus tempos e recordes. Estou há muito tempo na estrada e tenho um recorde paulista que tem 21 anos. Espero que as meninas se inspirem nessa história". Anna Beatriz Machado (Praia Grande) já tá se inspirando!!

E O PLACAR INDICA...
A Unisanta largou na frente para tentar um título que não vem desde 2011: 402 pontos. O Timão vem logo atrás, com 244 pontos, seguido pelo SESI, 186, e pelo Pinheiros, 167. Confira aqui os resultados completos.
Amanhã cedo, tem mais, com 200 livre, 400 medley, 50 peito, 100 borboleta e 4 x 200 livre. O problema é que a frente fria já está perto de Santos, mas o teto coberto do Santa vai evitar o que aconteceu em São Caetano ano passado. Só está no começo, caros.

Confiram aqui as fotos da etapa

(direto da Unisanta - informações adicionais da FAP, Best Swimming e Yes Swim - fotos deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário