Nesta terça-feira, depois de um dia de folga, as Maratonas Aquáticas voltaram no MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS DE BUDAPESTE (embora aconteçam em Balatonfured, no Lago Balaton) com a prova masculina dos 10 km. E o que não faltou foi equilíbrio. Depois de muitas trocas de liderança, tivemos um final impressionante: no último metro, o holandês Ferry Weertman, campeão no Rio 2016, deu um glorioso sprint final para vencer a prova, após 1:51:58.50. O norte-americano e campeão em Kazan, Jordan Willimovski, chegou exatos dez centésimos depois. O pódio foi completado pelo francês vitorioso nos 5 km, Marc-Antoine Olivier, este com 1:51:59.20.
Com este resultado, o holandês, apenas credenciado para esta jornada em Budapeste, fez o que muitos tentaram, mas não conseguiram: ser campeão olímpico e mundial nos 10 km. É importante relembrar que Sharon von Rouwendaal, também neerlandesa, veio com o título olímpico na bagagem, mas se cansou no final da prova de domingo e não foi além do décimo sexto lugar.
Os brasileiros sentiram o cansaço da última volta e o peso de uma água pouco mexida, ao contrário da prova feminina. Fernando Ponte (GNU), aniversariante do dia, ficou sempre entre os 20 primeiros e terminou em 19º, com 1:52:35.50. Já Allan do Carmo (IDEB) quase ficou entre os 12 primeiros, mas foi o 29º a tocar na faixa final, com 1:52:40.70. É a primeira vez desde 2011 que o Brasil não fica entre os 10 primeiros, mas ficar entre os 30 ainda é lucro. Aqui está o resultado completo.
Nesta quarta, teremos a prova feminina dos 5 km, com Betina Lorscheitter (GNU) e Ana Marcela Cunha (Unisanta), na quinta, o revezamento misto, agora com 4 nadadores, e na sexta, fechando os trabalhos, os 25 km.
(informações da Best Swimming, Yes Swim e Swim Channel - foto da Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário