sábado, 15 de julho de 2017

MUNDIAL BUDAPESTE 2017: Na festa francesa, começamos bem


O primeiro ouro do MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS DE BUDAPESTE 2017 é francês. Na prova masculina dos 5 km, em Balafonfured, Marc Antoine Olivier, francês que foi medalhista de bronze nos JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016, foi o grande vitorioso após 54:31.40 de prova e liderou um pódio completamente europeu, o que não acontecia desde 2011. Mario Sanzullo (ITA) chegou a se aproximar do francês no fim da prova, mas ficou em segundo com 54:32.10. Em terceiro, após disputa apertada, ficou o britânico Timothy Shuttleworth, com 54:42.10, seguido por Kirill Abrosimov (RUS, 54:42.90). 
Olivier é treinado por Phillipe Lucas, o mesmo treinador de Florent Manaudou e Aurelie Muller, dois dos melhores nadadores franceses. Foi campeão europeu júnior de Águas Abertas em 2012 e venceu a prova de Abu Dhabi da Copa do Mundo ano passado e ficou com o bronze, como antes falamos, na Olimpíada do Rio de Janeiro, após quase empatar com Zu Lijen Chen (CHN). 
Mas a grande notícia para o Brasil foi o grandioso quinto lugar de Fernando Ponte (GNU). Com 54:47.10, ele chegou a ser declarado o nono lugar, mas depois de diversas revisões, foi oficialmente declarado o quinto colocado.
Por si só, o nono lugar já era um triunfante resultado para o estreante em mundiais, mas o quinto lugar foi histórico! Com isso, ele iguala Allan do Carmo (IDEB), que também foi quinto nos 25 quilômetros de Barcelona 2013, melhor resultado ever do país no masculino. Realmente é pra se comemorar!
O outro brasileiro, Victor Colonese (Unisanta), foi o quadragésimo colocado com 55:46.30.
Ponte voltará na segunda com a prova dos 10 km e Colonese irá nos 25 km. Já o próximo motivo para torcermos será já na próxima madrugada, com os 10 km feminino. Afinal, Ana Marcela Cunha (Unisanta) e Viviane Jungblut (GNU) estão em grande fase e podem colocar o Brasil no pódio!

(informações do Best Swimming, Swim Channel, Yes Swim e Projeto Atleta - foto do Instagram de Fernando Ponte) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário