sexta-feira, 21 de julho de 2017

MUNDIAL BUDAPESTE 2017: Sua tricampeã, senhoras e senhores!!!




Não tem pra ninguém! Quando falamos de maratona aquática no Brasil, falamos de Ana Marcela Cunha (Unisanta). E mais uma vez ela mostrou que é a maior do país, ao lado de Poliana Okimoto (Unisanta). Na manhã desta quinta, ela se tornou a PRIMEIRÍSSIMA atleta do mundo a conquistar três medalhas de ouro em MUNDIAIS DE ESPORTES AQUÁTICOS (isso, sem contar os extintos MUNDIAIS DE MARATONA AQUÁTICA) em tal modalidade. Na última prova da maratona aquática, os 25 km, a baiana precisou de 5 horas, 21 minutos, 58 segundos e 40 centésimos para entrar na história mundial das águas abertas, já que fora campeã nesta mesma prova em Xangai 2011 e Kazan 2015. Logo atrás dela, Sharon von Rouwendaal (HOL), a campeã olímpica, que fez 5:22:00.80, e Arianna Bridi (ITA), que dividira o bronze com Ana nos 10 km, e que novamente saiu com esta medalha após fazer 5:22:08.20. Até o momento desta matéria ir ao ar, não sabemos a posição de Betina Lorscheitter (GNU).
Ela largou ao estilo Bomba (que é aquele mergulho onde você se joga todo se abraçando, sabe?) e repetiu a estratégia de Ferry Weertman (HOL), cadenciar e esperar a hora certa de atacar as rivais. Nas primeiras voltas, ela ficou entre o 20º e o 13º posto, só guardando energia para o final. E que final. Já na terceira volta, ela era a sexta. Na quarta, já estava entre as líderes e mais uma vez esperou que Sharon e Anna se degladiassem pela liderança para atacar. Foi o que aconteceu: gastou toda energia que tinha, deixou as duas na saudade e tocou na borda para entrar para a história!
"Com certeza eu pensei no Cesar Cielo, que também é tricampeão, e queria fazer algo que nenhuma atleta brasileira fez antes. Vim mais confiante para a prova. Tentei me concentrar o máximo possível pra gastar no final. É onde tudo recomeça", disse Ana ao SporTV, deixando definitivamente para trás o seu pavoroso 2016 onde ela teve problemas de saúde, teve de se internar e não foi aquela que nos acostumamos nos JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016. Festa também para Fernando Possenti, que após ser demitido do SESI sem nenhuma explicação, reassumiu o cargo de coach da baiana e mostrou que a parceria está afiada: 10 provas juntos, 8 medalhas: "como diz o Muricy Ramalho, o trabalho é o segredo para a Ana ser o que é". Este resultado mantém uma boa estatística para o nosso país: desde Roma 2009, saímos, pelo menos, com uma medalha de ouro.
Na prova masculina, a França de novo foi ao topo, agora com Axel Raymond. Ele venceu após 5:02:46.40, seguido de Matteo Furlan (ITA, 5:02:47.00) e Evgenii Drattcev (RUS, 5:02:49.80) O melhor brasileiro foi Allan do Carmo (IDEB), décimo terceiro após 5:06:55.70, enquanto Victor Colonese (Unisanta) foi o vigésimo segundo, com 5:27:14.20. A vitória de Raymond confirmou a França como campeã da modalidade neste ano e o que muitos dizem: vamos ter muita Marselhesa nas águas abertas!
E com chave de ouro, terminam as provas de maratona aquática no MUNDIAL de Budap... ops, em Balatonfured. Que os resultadaços de Ana Marcela inspirem nossos herois das piscinas, a partir de domingo! 

VALEU DE NOVO, ANA!!

(informações do Best Swimming, Yes Swim, Swim Channel e SporTV - imagens da transmissão do SporTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário