segunda-feira, 7 de agosto de 2017

TROFÉU JOSÉ FINKEL: Notas da véspera

Apesar do TROFÉU JOSÉ FINKEL começar apenas nesta terça, já teve movimentação na piscina da Unisanta, onde tudo vai acontecer. Já pela manhã, além dos primeiros treinos de reconhecimento, tivemos uma entrevista coletiva com os representantes do time local no MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS de Budapeste: Nicholas dos Santos, prata nos 50 borboleta, Joanna Maranhão, recordista sul-americana, Leonardo de Deus, Thiago Simon, Victor Colonese e Andrea Berrino (ARG). Nicholas, claro, foi o grande destaque.
Ele revelou que só não fez as provas de 100 por causa de uma lesão: "tive essa lesão antes ainda do Maria Lenk, durante um treinamento. Nas provas de 50 ela não incomodava muito. Mas agora estou praticamente sem dores e posso pensar em voltar a fazer os 100 ano que vem", disse o veterano. Ele ainda diz que seu objetivo não são tempaços: "As provas dos 50 eu consigo nadar bem, porque o trabalho que eu fiz foi pensando nesse estilo de prova. Meu objetivo, em princípio, é entrar na final, e marcar pontos para a Unisanta. Quero tentar disputar medalha também", disse. Joanna também comemorou sua boa fase e ainda falou que a natação feminina, mesmo com o ouro de Etiene Medeiros (SESI) nos 50 costas, ainda está longe do patamar ideal: "a nossa meta tem que parar de ser a natação masculina. Nossos resultados estão melhorando, mas espero que, com a nova administração, a gente possa ter mais atenção".
Marcelo Teixeirarne, pró-reitor do Santa, comemorou o fato do Santa sediar sua segunda edição do Finkel: "isto é motivo de comemorar muito, porque é uma competição importante no calendário da confederação. É um campeonato em que os atletas disputam para alcançar seus melhores resultados e, ao mesmo tempo, uma disputa entre as entidades para alcançarem seus objetivos. Tanto que essas delegações vêm com suas forças máximas, isso representa que a natação brasileira estará com todo seu potencial em Santos e à disposição de todos que quiserem conhecer os atletas de perto e acompanhar o Troféu José Finkel". Ele ainda revelou que, adoentado, Guilherme Costa não marcará presença. Como em 2003, quando o evento serviu para comemorar os bons resultados no Pan de Santo Domingo, e Gustavo Borges foi um destaque de peso.
À noite, após o ensaio final, aconteceu o Congresso Técnico, o primeiro com Miguel Carlos Cagnoni à frente da CBDA. Ele parabenizou Marcelo Teixeira e a estrutura ceciliana, o que foi também digno de recíproca do dirigente ceciliano. Os técnicos também foram homenageados e receberam uma salva de palmas a pedido do diretor de natação Ricardo Prado, que também disse: "nosso objetivo é melhorar a CBDA e a nossa natação". Outro aplaudido foi Fernando Vanzella, técnico do SESI, pela vitória de Etiene, ao ser citado pelo novo vice-presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho. Já Ricardo Cordani, coordenador de esportes aquáticos, contou a história do torneio e confirmou: os Brasileiros de Inverno vão voltar. Outra boa notícia é que os calendários, de 2018 para 2020 estão quase prontos, só faltando ratificar. E ainda revelou que Saganihara, no Japão, vai ser o ponto de aclimatação para o ciclo de 2020, já a partir do Pan-Pacífico de Tóquio.
Outras novidades: haverá apenas uma seletiva para cada Mundial da FINA e, neste Finkel, apenas as provas olímpicas valerão índice técnico. Sendo assim, 50 borboleta, costas e peito não valerão pontos. Além disso, a Santa Cecília TV e a TV FAP vão transmitir tudo ao vivo, junto ao SporTV.
Com isso, o terreno está preparado. A festa vai começar. Acompanhem nossas atualizações no Twtiter e nossas fotos no Flickr, além do boletim no Antena Quebrada, ao vivo, pela Rádio Show do Esporte. Bom Finkel a todos nós!

(informações do Santaportal e Best Swimming - foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário