sexta-feira, 3 de novembro de 2017

BRASILEIRO INFANTIL: Recordes de quase 30 anos ao chão

De volta depois de tanto tempo, as provas dos revezamentos 4 x 200 livre foram o grande momento da terceira e penúltima etapa do BRASILEIRO INFANTIL - TROFÉU MAURÍCIO BEKENN, em Porto Alegre. Afinal, os recordes perduravam desde 1988 e, de qualquer modo, iam ser quebrados. E foram, por muito. Primeiramente, Ana Paula Behr, Julia Peixoto, Beatriz Koinaski e Cibelle Jungblut levaram o local Grêmio Náutico União para os balizamentos com 8:45.80. O recorde anterior pertencia ao Guanabara, com jurássicos 9:11.88. Pelo lado masculino, vitória do Novos Cielos (ficamos devendo sua formação), com 8:17.00, trinta e três centésimos à frente do Marina Barra Clube. O recorde anterior era do Pinheiros, com 8:39.25. Como se vê, evoluíram os trajes, evoluíram os tempos.
Na tarde-noite de hoje, dois recordes caíram, todos femininos. Fernanda Celidônio (ASBAC), melhor nadadora Infantil II da atualidade, mais uma vez assinou seu nome na história do torneio, cravando 2:19.44 nos 200 medley da categoria e derrubando o RC de Laura Paludo (2:21.31). Só não é RBC porque a própria fizera 2:18.78 no Chico Piscina. Mas Giovana Medeiros (Corinthians) aproveitou a chance que teve e bateu o Recorde Brasileiro Infantil I nos 100 livre, com 58.04. Segundo o Coach Alexandre Pussieldi, ela só errou na chegada, mas isso não importa, porque ela também superou uma temporada de dores, como disse à João Paulo Castro: "Tive duas lesões neste ano e os médicos disseram que talvez não voltasse muito bem nesta temporada. Mas, graças a Deus, consegui melhorar e bati esse recorde. Confesso que não esperava por conta das lesões, mas estou muito feliz de ter conseguido". O recorde anterior era de Sofia Rondel (hoje no Corinthians).
A melhor atuação masculina das finais foi novamente de Lucas Tudoras (Paineiras). Após bater o RBC dos 200 medley Infantil II nas eliminatórias (2:13:14), parecia que ele ia repetir a dose nas finais, mas tirou o pé e fez 2:14.79 (ainda acho que as finais poderiam ser de manhã), mesmo assim com grande diferença quanto ao segundo colocado, Lucca Tonin (Joinville), que fizera 2:19.29. Ele assim analisou: "Minha estratégia era bater este recorde pela manhã e nadar à tarde para conquistar a medalha de ouro. Foi isso que aconteceu e estou muito feliz por isso. Graças a todos que me ajudam muito nos treinamentos consegui mais esse objetivo". Aqui estão os demais resultados.
Faltando uma etapa para o final, o aniversariante Curitibano (que completa nesta sexta 113 anos) pode ganhar como presente o título inédito da competição, líder que está com 224 pontos, mas o Corinthians quer estragar a festa, com 208,50. Em terceiro está o Minas, com 144 pontos e completando o top-5, o time da casa com 129 pontos e o Novos Cielos, com 122,50. Falta uma etapa, mas parece que este já é o melhor campeonato infantil ever.

(informações do Best Swimming e CBDA - foto de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário