terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

GIRO GERAL: Muita maratona aquática!

Nação, é hora de mais um GIRO GERAL, resumindo tudo o que acontece nas águas pelo mundo. Hoje, especial destaque para a Maratona Aquática, já que aconteceu a primeira (oficialmente segunda) etapa do CAMPEONATO BRASILEIRO da modalidade, em Porto Alegre, com festa local. Bora:

DOMÍNIO LOCAL NO BRASILEIRO DE MARATONA AQUÁTICA
Como acima falamos, a temporada brasileira das águas começou com a etapa de Porto Alegre (mais precisamente, Ilha do Pavão, no Rio Guaíba) do CAMPEONATO BRASILEIRO DE MARATONA AQUÁTICA, ocorrida entre a última quinta e o último sábado. E para a alegria da torcida local, o Grêmio Náutico União dominou toda a jornada. Nos 10 km (novidade do circuito) ocorridos na quinta, pódio triplo do GNU: Viviane Jungblut foi soberana e ganhou com 2:02:47, Betina Lorscheitter foi a segunda com 2:05:58 e Marina Amorim completou o pódio com 2:07:18. No masculino, até que Diogo Vilarinho (Minas) tentou estragar a festa gaúcha, mas o final de Fernando Ponte (GNU) foi mais absoluto. Ponte levou com 1:57:21 e Villarinho chegou três segundos depois. Allan do Carmo (ACEB) foi o terceiro, seis segundos depois de Ponte.
Já nos 5 km do , mais uma vitória de Jungblut, três segundos antes de uma hora de prova (seria ela a sucessora de Poliana Okimoto?), mais um segundo lugar de Betina, com 1:01:19 e mais um terceiro de Marina, 1:01:50. Mas o final foi distinto no masculino: Ponte e Allan disputaram quase toda a prova ferrenhamente e não foi possível determinar quem tocou primeiro. Logo, os dois foram declarados vencedores, com igual tempo de 55:47, seguidos de Luiz Gustavo Barros (GNU), bronze com 55:50. Com tudo isso, obviamente, GNU na frente na classificação geral de clubes, com 1167 pontos, seguido de Curitibano, 180 e Circulo Militar, 180.
Já na COPA BRASIL, Circulo Militar na frente entre os clubes, com 846 pontos, à frente do União, com 418. Na prova de 5 km, vitórias no feminino de Gabriela Soriano (AABB/PE, 1:10:53) e Bruno Yamamotto (Círculo Militar, 1:03:26). Já na de 2,5 km, Maria Paula de Castro (GNU, 41:16) e Henrique Eugênio (APANAT, 36:36) foram os que primeiro tocaram a borda.
Aqui você encontra os resultados de todas as provas.

ENQUANTO ISSO, NO WET N' WILD...
Acontecia a PROVA WET N' WILD do Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas, no lago próximo ao Quality Hotel e ao Parque Aquático em questão, na cidade de Vinhedo, reunindo mais de 3000 atletas. E na prova principal, a de 3,2 km, só deu Corinthians.
Bruce Hanson, que mostra que não é só o irmão do Brandonn Pierry (Corinthians/South Carolina) a cada jornada, venceu entre os homens com 31:38, seguido de Guilherme Ribeiro (31:46) e Lucas Lima (31:56). No feminino, deu Gabriela Mello, com 34:40, seguida de Júlia Digg (35:10) e Michelli de Souza (36:43). Todos os citados são do Corinthians.
Na distância média, a de 1,6 km, destaques para Danielle Roncatto (Unisanta), vencedora absoluta com 19:01 e Higor Silva (UNAERP), com 19:43.
Os demais resultados aqui estão. A prova teve o apoio da Swim Channel.

ELE E JOÃO NO MÉXICO
Neste fim de semana, houve a 1ª Copa Heller de Natación, em Queretaro, no México, a 1825 metros da linha do mar. O evento contou com presenças internacionais, como Michael Andrew (EUA), Omar Pinzon (MEX) e os nossos Cesar Cielo (Pinheiros) e João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros).
Como foi a primeira competição deles na temporada, eles sentiram mais os efeitos da altitude que Andrew e não fizeram tempos tãããão bons, mas o que importa é a medalha e isso eles conseguiram. Nos 50 livre e nos 50 borboleta, Cielo foi, respectivamente, bronze (23.84) e prata (24.30), e nas provas de 50 e 100 peito, João foi o segundo, com, respectivamente, 27.48 e 1:02.14. Em todas essas provas, vitória do americano. Mas é só o começo da temporada.

TERIA PREMIAÇÃO NA FAP, MAS...
Nesta quarta, teríamos a premiação da Federação Aquática Paulista para os melhores do ano nos esportes aquáticos, que aconteceria no Cinemark do Shopping Eldorado, às 9 da manhã. Na oportunidade, seria também lançada a Temporada 2018 dos Esportes Aquáticos da FAP. Este site lá estaria, inclusive.
Mas todos os verbos estão no futuro do pretérito porque força maior fez com que tal cerimônia fosse cancelada. Qual força maior? A eleição da CBDA, que acontece justo nesta quarta-feira e contará logo com o presidente da entidade, Marcelo Biazoli.
Em circular, inclusive, ele citou que não haverá como os premiados no Troféu FAP de novembro passado, no Pinheiros, ficarem com as mãos abanando: eles deverão comparecer com os documentos à sede da entidade ou mandar um e-mail para financeiro@aquaticapaulista.org.br com os dados bancários e os documentos. SOMENTE atletas e treinadores serão premiados.

PARA COMPENSAR...
Teremos um início sensacional de temporada na natação, com Torneios Regionais em todas as oito delegacias já neste sábado.
De seis já falo logo: na segunda, a de Campinas, tem Petiz a Sênior no Clube de Campo Piracicaba (aquele que revelou ELE); na terceira, a de Marília, a jornada acontece no Monstrinho, em Ourinhos, com vagas abertas até para os paratletas; já na quarta, a de São José do Rio Preto, a coisa rola em Votuporanga, no Conjunto Aquático Luiz Carlos Toloni; na quinta, a de Jaboticabal, Porto Ferreira recebe, no Clube de Campo Figueiras, feras de Ribeirão Preto, Mococa e adjacências; o torneio da sexta região acontece na sede, São José dos Campos, na piscina curta da AESJ; e o da oitava região (Grande ABC) vai acontecer em Santo André, no Complexo Desportivo Pedro Dell’Antonia e, diferente dos outros torneios, que premiam geral, premiará apenas os petizes e os paratletas.
Propositalmente, não citei os mais importantes: o da Primeira e o da Sétima região, respectivamente, na Capital dos Paulistas e em Santos, ao qual falarei já no fim de semana e terão cobertura total deste site, sendo que o de Santos, in loco.

(informações do Best Swimming, Swim Channel, FAP e CBDA - foto de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário