quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CONHEÇA MELHOR: Ricardo Augusto e a travessia de Alcatrazes


É hora de conhecer melhor mais um grande nadador-empreendedor, que realizou um grande sonho: atravessar a nado os 40 km que separam a praia de Camburi à Ilha de Alcatrazes, na região de São Sebastião, litoral norte paulista. Falamos de Ricardo Augusto, empresário que nada desde 2009 e que está organizando a 3ª Travessia Camburi-Alcatrazes, que deve acontecer no início de Março, dependendo de condições climáticas.


Ricardo foi o primeiro e único homem a nadar essa distância por duas vezes - em 2016 e 2017 - e conseguiu este feito por causa de um sonho: transformar Alcatrazes numa reserva biológica. "Não tem como estar em um lugar como Alcatrazes e não refletir sobre a importância da preservação de um local tão especial como esse. Vou nadar com o objetivo de mostrar para as pessoas que temos que preservar estes ambientes para as próximas gerações", disse ele.

Sua intenção valeu a pena: o local, atualmente, é a segunda unidade de proteção marinha mais importante do Brasil, oficialmente chamado de Refúgio da Vida Silvestre Arquipélago dos Alcatrazes, sob a gestão do Instituto Chico Mendes e Governo Federal, e pode ser visitado pela população já em 2019.

Uma curiosidade: a distância entre Camburi e Alcatrazes é praticamente a mesma do Canal da Mancha, o famoso lago que separa a França da Inglaterra, como abaixo veem:


Apesar de nunca ter sido profissional, Ricardo, que é proprietário da Pousada Ventos de Camburi, já tem experiência em várias travessias aquáticas: foi o primeiro a atravessar a partir da costa de São Sebastião, na ilha Montão de Trigo, numa distância de quase 13 km de mar aberto, e também atravessou o canal de Ilhabela e, evolutivamente, já fez, por três anos seguidos, a Travessia 14 Bis, de 24 km que liga Bertioga a Santos.

"Acredito que seja um bom desafio e uma excelente preparação para quem deseja nadar, por exemplo, o Canal da Mancha", concluiu Ricardo. Com certeza ele pode alçar voos bem mais altos, e pode contar com nosso apoio!


(esta reportagem foi sugerida pelo próprio Ricardo Augusto via Messenger e e-mail, e agradecemos a ele pelas informações e fotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário