terça-feira, 13 de março de 2018

GIRO GERAL: Tempaços e retornos no fim de semana



Acharam que não teria GIRO GERAL nesta semana? Acharam errado, considerados! Porque neste fim de semana eventos agitaram as águas do mundo e o FamilAquatica vai contar tudo para vocês (um já tínhamos contado, o novo Recorde Sulamericano do Cachorro Gigante), com direito a vitória brasileira, tempaço nos 50 livre e um grandioso retorno em Santos. A ver...

VOLTOU E VOLTOU BEM!
Começamos no quintal de casa, porque o primeiro Torneio Regional da Sétima Região da Federação Aquática Paulista (FAP) neste ano de 2018 aconteceu neste domingo, no Internacional de Regatas, na Ponta da Praia, em Santos. Apesar de ser direcionado para as categorias Mirim, Infantil e Juvenil, muitos nadadores Júnior e Sênior marcaram presença para tentarem índice para o TROFÉU BRASIL MARIA LENK, no Rio (visto que as inscrições vão até 28 de Março), e o grande destaque do evento foi o retorno de Isabela Vicente da Silva (Unisanta). Em 2016, ela tinha anunciado o final de sua carreira (destacamos inclusive), mas seus ótimos treinos e uma grande participação nos Jogos Regionais ano passado fizeram com que ela mudasse de ideia e passasse a vestir a camisa da Unisanta. E o seu retorno não poderia ter sido melhor: nos 200 costas, ela fez um tempo espetacular: 2:17.61. Usando a tabela de conversão para 50 livre na SwimSwam, seu tempo seria 2:20.01. Entretanto, pelas novas regras, os índices para 25 metros também valiam e Isabela volta a um Troféu Brasil dois anos depois do último que competiu, ainda pelo Corinthians, no já falecido Parque Aquático Olímpico da Barra.
Também vale destacar a grande participação da Anna Beatriz Machado (Praia Grande) que venceu as quatro provas as quais disputou na categoria Infantil 1, com destaque especial para os 400 medley, onde ela fez 5:21.44, em uma prova praticamente perfeita, que já lhe dá vagas para, pelo menos, os Paulistas Infantis. Aqui vocês conferem os demais resultados.

EUA: BRUNO VENCE UMA E LOCHTE VENCE TRÊS
Por enquanto Bruno Fratus segue sem clube e - é bem provável - deve vir para o Troféu Brasil como convidado, mas ele continua arrebentando na América. Na Florida Sectionals, em Plantation, ele voltou a ganhar uma prova de 50 livre com o bom tempo de 22.27, com Andriy Govorov (UCR) logo atrás, com 22.43. Ele voltou da TYR Pro Swim Series de Atlanta, onde ficou fora do pódio nesta prova. Outro brasileiro, Thiago Sickert, que passara já pela Unisanta e agora defende o Azura Swim Club, foi o sexto, com 24.12.
Mas vale destacar a volta de Ryan Lochte (EUA) aos bons resultados. Mesmo nadando pelo Gators Swim Club, ele resolveu nadar como unattached, independente, e levou três ouros e uma prata. Ele faturou os 100 livre (50.94), 200 livre (1:50.56) e os 200 costas (2:08.00), mas ficou a três centésimos do italiano naturalizado americano Andrea D'Arrigo nos 400 livre - Arrigo fez 3:59.18.
Já nos 800 livre, Gergely Gyurta (HUN), o mano mais novo de Daniel, venceu com 8:02.97 e o brasileiro Leonardo Mateus, também do Gators foi o 12º, com 8:56.87. Aqui, veem os demais resultados.

NA ITÁLIA...
Ainda falando de 50 metros livre, durante o 8º Torneo Città di Milano, em Milan, Ben Proud (GBR) continua mostrando estar em ótima fase. Na prova citada, mais um 21: 21.61, seu segundo melhor tempo no ano, atrás apenas do 21.52 do Meeting de Uster, melhor tempo do ano até agora. Outro grande nome do torneio foi Chad Le Clos (AFS), este que faturou os 100 borboleta (51.36), 200 borboleta (1:55.04) e os 200 livre (1:48.32). Ambos são certeza nos Commonwealth Games, que vão acontecer na Austrália, em três semanas.

PENSANDO LONGE
E a USA Swimming já está pensando nos JOGOS OLÍMPICOS TÓQUIO 2020. A entidade máxima da natação norte-americana anunciou a abertura do prazo de qualificação aos Jogos para 28 de novembro - o primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Inverno dos EUA em Greensboro, Carolina do Norte. Já as datas para o OLYMPIC TRIALS ainda não foram anunciadas, só permanecendo como local o CenturyLink Field, em Omaha. Até lá, não se decidiu ainda a deadline.
Também deverá ser reduzido o número de contendores para o Trials: de 1.700 nadadores em 2012 e 2016, a USA Swimming estabeleceu seu objetivo em 1200 a 1400 participantes para 2020. Isso significa que os nadadores devem esperar padrões significativamente mais rápidos do que em 2016. Além disso, o Summer National Championship, que vai rolar de 25 a 29 de Julho em Irvine, California, não contará para os Trials.
Concluindo: quantidade não importa, mas sim qualidade.

(informações deste repórter, do Best Swimming e da SwimSwam - fotos deste repórter)

3 comentários: