sexta-feira, 13 de abril de 2018

TROFÉU BRASIL MARIA LENK: águas abertas começam o espetáculo!


Finalmente a espera vai terminar! Neste domingo, 15 de Abril, se dá por iniciado o LVIII CAMPEONATO BRASILEIRO ABSOLUTO DE NATAÇÃO, o TROFÉU BRASIL MARIA LENK, que, como dissemos, volta a ter o nome do qual fora conhecido desde a primeira edição, em Porto Alegre, no ano de 1962, embora não deixe de lado a homenagem à matriarca da natação, cujo falecimento fará 11 anos nesta terça. E desta vez, a primeira jornada não será no Parque Aquático homônimo, mas na Praia de Copacabana.

É que, oficialmente pela primeira vez, a maratona aquática fará parte do certame. Digo oficialmente porque, em 2014, houve uma prova-teste no seu último dia, na Raia Olímpica da USP (enquanto as provas de piscina eram no Ibirapuera - este site lá esteve, inclusive). Foi uma meia-maratona vencida por Poliana Okimoto (então na Unisanta, hoje recém-aposentada) e por Luiz Rogério Arapiraca (Unisanta) e que não contou pontos para o torneio.

Agora a coisa é séria. Além de abrir o torneio, acontecerá no mesmo local e percurso da prova dos JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 e, além de tudo, trará a campeã do certame: Sharon von Rouwendaal (HOL/Unisanta), que no início daquele ano treinou na praia e isto lhe deu vantagem. Já Ana Marcela Cunha (Unisanta) foi prejudicada por perder a sua segunda alimentação quando uma concorrente a jogou para o mar. Mas está de volta, mais pronta e experiente, treinando na África do Sul e tendo Fernando Possenti novamente como seu coach. Também vamos prestar atenção em Allan do Carmo (IDEB), Victor Colonese (Unisanta), Gabriela Ferreira (Minas), Betina Lorscheitter (GNU) e Viviane Jungblut (GNU), que também podem pontuar por seu time.

A motivação é ainda maior porque também vale vaga para os eventos mais importantes mundiais: os dois melhores classificados masculino e feminino garantem a vaga para o Pan-Pacífico, no Japão, enquanto os técnicos dos atletas vencedores serão os indicados; tendo eles prioridade, abrindo mão, poderão disputar, no Peru, o Campeonato Sul-Americano. Embora o QG deste ano do Sula seja Trujillo, a prova de águas abertas rolará em Lima, mesmo sítio dos Jogos Pan-Americanos 2019. Enquanto isso, o melhor de cada sexo entre os atletas nascidos entre 1999 a 2004 ganhará o direito de disputar os Jogos ODESUR, em Cochabamba (BOL). A vaga de treinador será ocupada pelo chefe da delegação já indicado pelo COB.

Aqui você confere a lista dos 49 atletas que defenderão 14 agremiações. A prova terá transmissão ao vivo da TV CBDA e estaremos acompanhando tudo via Twitter.

(informações de João Paulo Castro/CBDA e Best Swimming - foto de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário