domingo, 10 de junho de 2018

PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: Nossa casa, nossas regras, nossa taça!!


Em casa, quem manda é o Timão! E com uma base forte, atletas veteranos e muita raça, novamente o Corinthians, em seu próprio Parque Aquático, fez a festa pelo terceiro CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO - TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO. O alvinegro havia ganho as jornadas de 2012, em Piracicaba, e 2016, na Antártida, ops, São Caetano do Sul (aquele torneio que sequer terminou, lembram?). “Nos 13 anos de carreira como treinador, eu nunca tinha sido campeão paulista, já que fui três vezes campeão brasileiro nas categorias infantil, juvenil e júnior. Então esse mergulho da vitória tem um gosto especial, porque é dentro do Corinthians. É muito bacana. São vários motivos para comemorar. Mesmo sendo uma competição preparatória para a competição principal que é o Brasileiro, os resultados foram muito positivos. Estamos no caminho certo para o Brasileiro Júnior, em Colombo, e o Troféu José Finkel", disse, à FAP, o head coach Paulo Augusto Prado, este que substitui Carlos Matheus desde este ano.
O Timão celebrou os 1388 pontos que lhe deram o título e, mesmo com a constante ameaça do Pinheiros, levantou a taça em casa, enquanto o Azulnegro ficou com 1229,5. O SESI voltou a ser o terceiro clube do estado após colecionar 619,5 e a Unisanta sentiu as suas perdas e não foi nem sombra daquele clube que quase faturou o Estadual de Inverno passado, ficando com o quarto posto e 592,5. A UNAERP (foto abaixo), que já faturou o certame, completou o top-5 e ficou com o "título do interior" - sem contar o Santa, que é de Santos - com 336 pontos.


Confiramos os melhores atletas individuais:

Índice técnico

Júnior 1
Maria Eduarda Sumida (Corinthians) – 200 medley, 2:17.04
Bruno Miranda Guerra (Pinheiros) – 100 livre, 51.33

Júnior 2
Maria Luiza de Carvalho Pessanha (Pinheiros) – 100 costas, 1:02.79
Breno Martins Correia (Pinheiros)  – 100 livre - 49.00

Sênior
Jhennifer Alves da Conceição (Pinheiros) – 50 peito, 31.27
Nicholas dos Santos (Unisanta) – 50 borboleta, 23.36

Eficiência

Junior 1
Bruna Leme (Corinthians) – 78 pontos
Bernardo Bondra de Almeida (Pinheiros) – 65 pontos

Júnior 2
Maria Luiza de Carvalho Pessanha – 104 pontos
Pedro Corá Azevedo (Pinheiros) – 50 pontos

Sênior
Daynara Ferreira de Paula (SESI) – 58 pontos
Brandonn Pierry Cruz de Almeida (Corinthians) – 78 pontos


E na etapa de hoje, tivemos a quebra de quatro recordes - o que totalizam 24 recordes no evento - e até quase-recordes. Júlia Diogo (Corinthians) quase quebrou, nos 400 livre Júnior 2, a marca de Letícia Rodrigues (Corinthians/Missouri), ausente desta vez. Com 4:24.82, ela ficou a 19 centésimos da marca, e isso porque este não é o seu melhor tempo. "A competição já é pesada. Foi minha última de quatro provas. Cheguei perto dos meus melhores tempos, mas faltou só um pouquinho. Fica, então, aquele gosto de quero mais", disse. Quem também comemorou foi Danielle Roncatto (Unisanta). Ela fizera, nos 800 livre, seu melhor tempo (9:24.40) e neste domingo ela foi a terceira colocada na mesma prova no Júnior 1, com 4:40.12 - a vitória foi de Sumida, com 4:22.38. "As provas me deram um cansaço, mas estou muito feliz com a competição, até porque mudei de time e estou muito feliz", disse Dani.

Com a ausência da irmã dela, Gabrielle, só duas nadadoras fizeram a versão sênior da prova. A vitória foi de uma figurinha carimbada nos torneios: Bianca Avella (UNAERP), com 4:39.29. "Na verdade eu não estava treinando para o campeonato, porque meu objetivo são os Jogos Regionais. Mas foi bom voltar com uma vitória", disse. Já a segunda colocada, Thalita Daroz (Indaiatuba, 4:47.35), lembrou de quando defendia o Timão: "aqui tive um grande aprendizado para a minha carreira. Fico feliz de voltar a ganhar medalhas".

Já Brandonn Pierry Almeida (Corinthians/South Florida), este novo recordista de campeonato no Sênior com 3:57.35, falou do primeiro ano como morador da América: "fui o quarto colocado na NCAA, venci nadadores olímpicos e foi um grande ano nas jardas. Só não fui bem na piscina longa, mas é questão de adaptação. Agora vou para uma maratona: o Pan-Pacífico de Tóquio, o Mundial Militar de Samara (RUS) e o Finkel. Meu objetivo serão os 400 medley. Vamos ver no que posso melhorar".

Nos 50 costas, teve novo RC, no Júnior 1 deles, com Bruno Miranda Guerra (Pinheiros), com 26.86. "Não estou polido. Treinei forte e agora vou começar o polimento para Colombo e espero melhorar meus tempos", disse. No feminino, valeu a pena rever Etiene Medeiros (SESI), que no sênior fez um tempo bom para quem ficou meses parada: 28.99. "Foi um bom preparativo para o Finkel. Este tempo tem que ser comemorado, porque é um recomeço para mim", disse Etiene, que em janeiro, passou por uma artroscopia para retirada do cisto sinovial e por isso, perdeu o TROFÉU BRASIL MARIA LENK.

Nos 200 peito sênior, vitória de Pamela Souza (Pinheiros), com 2:32.34. Carolyne Mazzo (Pinheiros) veio logo atrás. E Andressa Sango (Indaiatuba) voltou ao pódio com 2:41.99. "Foi muito bom voltar ao pódio e valeu a pena. Mudar de time me fez bem". Por fim, o grande nome do domingo foi novamente Malu Pessanha, com dois RC's: 29.48 nos 50 costas e 2:15.64 nos 200 borboleta, ambos Júnior 2. Aqui, os demais resultados desta derradeira etapa.

Assim, praticamente terminamos a cobertura do nosso quinto PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO consecutivo (sexto deste repórter, dois incompletos). Sinceramente, deu saudade daqueles sensacionais Paulistas na Unisanta, o de 2015 e 2017, onde alcançou-se um alto nível, mais recordes foram quebrados e houve mais vibração e convidados. Mas valeu a pena ver um treino de luxo para o BRASILEIRO JÚNIOR, em Colombo (PR), no fim deste mês. Fica nosso agradecimento a Liliane Yoshino, assessora da FAP, pelo apoio e à própria FAP e ao Corinthians pela liberação. Próxima parada? TROFÉU JOSÉ FINKEL, de 24 a 28 de Agosto, em Guaratinguetá. Lá, começará a comemoração do nosso quinto aniversário, com muitas surpresas!

Aguardem - nesta semana virão as fotos!

(informações adicionais da FAP e fotos deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário