sexta-feira, 24 de agosto de 2018

FINKEL 2018: Que começo incrível!!



Não teve maneira melhor de começar o TROFÉU JOSÉ FINKEL no Pinheiros, em São Paulo. Arquibancada lotada, disputas de qualidade e ainda uma infinidade de recordes, sendo dois continentais, e dos grandes destaques desta jornada inicial: Fernando Scheffer (Minas) e Jhennifer Alves da Conceição (Pinheiros). Nenhum atleta ainda alcançou os fortes índices, mas a seleção que irá ao MUNDIAL DE PISCINA CURTA em Hangzhou (CHN) parece vir forte, é a conclusão que se chega neste primeiro de cinco dias.

Scheffer, comprovando a sensacional fase que está vivendo, agora é o novo detentor da marca continental dos 400 livre masculino: ele fez 3:40.87 e pôs ao chão a marca de Cristian Quintero (VEN), que fizera 3:41.67 em Doha 2014. "Esta é uma fase muito boa. Estou muito contente pela constância de resultados que venho tido e isso mostra que eu estou no caminho certo para continuar nas competições internacionais disputando medalhas". E teve mais: Breno Correa (Pinheiros/Miami) bateu o RBC que antes fizera: agora o tempo que estará em todos os balizamentos é 3:41.65: "quero agradecer a Deus pelos resultados, aos meus pais e ao Pinheiros. Não esperava tão importantes resultados, porque não estava treinando muito para 400, e sim 100 e 200. Então, foi uma prova boa para quebrar o gelo. E saio satisfeito com a possibilidade entrar no Mundial". Outra forte candidata é Maria Paula Heitmann (Minas/Indiana), vencedora da prova na versão feminina com novo RBC: 4:06.92. "Dei o melhor de mim e não acreditei quando eu mesma tinha batido essa marca". Sobre os treinamentos nos EUA: "por treinar em jardas, consegui melhorar minhas viradas".

Nos 100 borboleta masculino, faltou pouco para Vinícius Lanza (Minas/Indiana) conseguir os 49.84 do índice, mas os 50.17 são, até agora, o melhor tempo do mundo em piscina curta. "Eu acertei a estratégia, mas faltou pouco mesmo. É só início da competição, tenho muito a conseguir". Outra que bateu na trave foi Daiane Dias (Flamengo), pelo lado feminino. O índice era 56.68, mas ela fez 56.93.

Mas o grande nome do dia foi mesmo Jhennifer. A friburguense, nos 100 peito feminino, derrubou o RSA que Carolyne Mazzo (Pinheiros) fizera no Regional de Julho, lá mesmo. De 1:05.86, o tempo agora dos balizamentos é de 1:05.69, enquanto Mazzo ficou três centésimos acima da marca de Julho. "Eu acho que não é questão de recordes. Este seria o recorde mais difícil para mim porque não nado bem em piscina curta, mas acabei tirando bom resultado. É fruto de competições atrás de competições no exterior. E falta mesmo esta competição para mim, já que participei de Mundiais de Piscina Longa", disse. E pelo lado masculino, se não fossem 12 centésimos, Felipe Lima (Minas/Auburn) poderia ter conseguido a vaga após ter feito 57.12. "Errei a última virada, mas vou correr atrás pelo Minas", disse a João Paulo de Castro.

Nos revezamentos 4 x 100 livre, mesmo fim: Pinheiros vencedor, com RC. No feminino, Lorrane Ferreira, Larissa Martins Oliveira, Natalia de Luccas e Manuella Lyrio bateram o SESI com 3:36.43, enquanto no masculino, Marcelo Chierighini, Cesar Cielo, Pedro Spajari e Gabriel Silva Santos não deram chances e venceram com 3:06.82.

Nisso, o time da casa pulou na frente com 665 pontos, seguido do Minas, 524, e do Unisanta, 218. Considerando os índices técnicos apenas em provas finais, iriam para o Mundial, até agora:

Felipe Lima (Minas)
João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros)
Fernando Scheffer (Minas)
Daiene Dias (Flamengo)
Vinícius Lanza (Minas)
Breno Correa (Pinheiros)
Giovanna Diamante (Pinheiros)
Maria Paula Heitmann (Minas/Florida)
Jhennifer Alves da Conceição (Pinheiros)
Nicholas dos Santos (Unisanta)
Carolyne Mazzo (Pinheiros)

Mas é só o começo, já que amanhã teremos provas mais longas: 200 medley, 800 masculino e 1500 feminino, 200 costas e 4 x 200 livre. Quem sabe mais tempos venham?

Confira aqui as fotos das finais

(direto de São Paulo - informações adicionais de João Paulo de Castro/CBDA, Best Swimming e Yes Swim - foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário