domingo, 30 de setembro de 2018

CHICO PISCINA: festa de Murilo, festa de São Paulo



De fato, foi uma edição histórica. Não só pelo cinquentenário do TROFÉU CHICO PISCINA, em Mococa, mas porque temos um novo rei: Murilo Sartori (Americana), que, pouco antes de partir, neste sábado, para Buenos Aires participar dos JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE, conseguiu as dez vitórias que almejava e igualou Lucas Salatta, lá presente. Ainda mais: ajudou a manter a hegemonia de São Paulo, campeã pela décima oitava vez seguida com 540 pontos, com o Rio em segundo com 306 e a Argentina, "campeã internacional" com 301 pontos. Pelo que fez, Sartori foi coroado também com os prêmios individuais no Juvenil, junto com Fernanda Celidônio (ASBAC). Pelo lado infantil, Lucas Tudoras (Paineiras) e Stephanie Balduccini (Paineiras) foram os mais eficientes, enquanto Giovana Reis Medeiros (Corinthians) e Victor Sega (Americana) tiveram melhores índices técnicos.

Sartori conseguiu o décimo triunfo ao vencer os 200 livre, com o novo e indiscutível recorde de campeonato de 1:51.17, pondo ao chão o 1:51.90 de Felipe Ribeiro de Souza (Flamengo), abrindo muito ante Lincoln Cunha (Flamengo), que fez 1:54.90. Ele só não superou Salatta nos 200 medley porque as viradas e Victor Melo Baganha (Minas) não deixaram. Baganha o superou por 57 centésimos: 2:08.04 a 2:08.61. Nesta mesma prova, tivemos a maior decepção do dia: Stephan Steverink (Esperia) até venceu a versão infantil de dita prova com 2:12.02, mas esse não foi nem sombra do 2:11.72 que Salatta fizera há 17 anos. Ele até fez 2:11.76 na eliminatória, mas errou muito principalmente no borboleta e, mesmo tendo aberto muito ao segundo colocado, Dante Nicola Rho (Argentina, 2:15.35), mas o tempo, para o que ele é e fez, foi ruim, ridículo, horrível. Nem ele gostou. Nem nós gostamos. E como é seu último ano no infantil, pode ter ido ao chão a última chance de alguém bater tal recorde. Uma pena. É desses resultados que influenciam negativamente um atleta.

O que Steverink não fez, Baganha fez: com 54.43, derrubou o recorde de 15 anos do mesmo Salatta nos 100 borboleta juvenil, que era de 54.82, superando Gustavo Saldo (Curitibano), que não foi nem a sombra de sexta: 55.80. O destaque feminino na sexta foi Giovana Medeiros. Se por um erro no fim ela não conseguiu bater o RC de Rafaela Raurich (Curitibano, 2:05.25), ela foi soberana nos 200 livre infantil com 2:05.91. Ana Hussmann (Argentina) só chegou com 2:09.60. É melhorar esse final e, no Juvenil, tempos melhores. No juvenil, Sofia Rondel (Corinthians) teve resultado pouco pior, mesmo tendo superado no fim Aime Lourenço na versão juvenil da prova. A brasiliense, líder até o metro 199, sentiu o cansaço no fim: 2:06.12 para Sofia, 2:06.50 para Lourenço.

Mas a melhor prova juvenil feminino da competição é de Celidônio, feita já no sábado: a brasiliense sensação fez 1:03.28 para bater o RC, mesmo sendo ameaçada no final por Alexia Assunção (Fluminense), que fez um melhor final e fez 1:03.62. Uma prova equilibradíssima, como foi o Chico. E a Argentina brilhou no último dia até com dobradinha: nos 100 costas infantil, vitória de Magdalena Portela com 1:06.44 e segundo com Agustina Gay (sim, o sobrenome é esse, antes que perguntem), com 1:07.30. E as portenhas ainda venceram o 4 x 100 medley feminino Juvenil, com 4:22.08. Os demais resultados desta inesquecível jornada estão.

Toda festa tem que ter uma homenagem. E desta vez, quem recebeu o aplauso da Mocoquense foi Pedro Spajari (Pinheiros), filho da terra, homenageado pela CBDA por ter feito parte do revezamento 4 x 100 livre campeão do PAN-PACÍFICO em Tóquio. Ele ainda fez um apresentação com os participantes, como um grande presente por esses 50 anos de glória do Chico Piscina. Foi a cereja do bolo: " foi uma grande festa da Natação brasileira com a presença de grandes nomes do esporte com Pedro Spajari e Lucas Salatta. A cidade de Mococa nos recebeu mais uma vez muito bem. Nós tivemos grandes tempos, grandes atuação dessa garotada que, com certeza, representará muito bem o Brasil daqui alguns anos", disse Gustavo Otsuka, provisoriamente diretor de esportes da CBDA. Que venha a edição 51, pois!

(informações do Best Swimming e de João Paulo de Castro/CBDA - fotos de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário