domingo, 11 de novembro de 2018

CESAR CIELO: Uma verdadeira aula em Santos

Palavras de impacto, histórias de vida, superação e, claro, uma aula para a nova geração: assim podemos resumir a Cesar Cielo Swim Clinic, que aconteceu neste sábado, na Associação Beneficente Osvaldo de Rosis, no bairro da Aparecida, em Santos (SP), com a presença d'Ele (Pinheiros) e de muitos nadadores, professores de educação física e entusiastas da natação.

A abertura contou com a presença do vereador e presidente da associação Rui de Rosis (MDB), que enalteceu a presença do nadador: "não só uma honra para a ABOR, mas para a cidade de Santos receber o maior atleta de natação que nós tivemos no Brasil de todos os tempos. Principalmente porque nós, santistas, queremos resgatar o esporte da nossa cidade. E é trazendo figuras como Cielo e outras figuras de sucesso no esporte mundial que queremos voltar a ter esta convivência com esta cidade, que já teve nomes de sucesso na natação e no basquete. Este é o compromisso: resgatar o esporte em Santos".

Pela manhã, Cielo não apenas ensinou seus fundamentos e seus segredos para vencer, mas deu dicas motivacionais para os presentes. Ele ensinou que o foco e a determinação são essenciais, mas valorizar o agora e pensar positivo sempre é a chave para ser não só um atleta, mas uma pessoa melhor, por exemplo. Com certeza, palavras impactantes que podem ser utilizadas de maneira positiva para os ideais, não só nas águas. Além de tudo isso, contou suas histórias de uma carreira que - aparentemente - está por terminar.

Entre elas, a da medalha de bronze nos 100 livre dos JOGOS OLÍMPICOS PEQUIM 2008: "minha temporada tinha começado ruim. Estava insatisfeito, achava que não era eu que estava nadando. Brett me perguntou quando eu poderia sorrir e respondi que algum dia. Cheguei a Pequim e comecei no revezamento, que acabou desclassificado. Depois, fui o décimo segundo na eliminatória. Chegando na semifinal, errei a virada porque coloquei a ponto pé da parede. Pensei que estava eliminado, mas me classifiquei". E o resto é história.

Aos jornalistas, ele criticou o atual estado do esporte depois dos Jogos RIO 2016: "o esporte do país está passando por uma séria dificuldade. Eu diria que 2016 foi bom até 2016. O pós-olimpíada não soubemos capitalizar. Não soubemos usar as estruturas do Rio e do Brasil. Queríamos ter centros esportivos bem aproveitáveis - como o vôlei, em Saquarema. Acho que o vôlei é a nossa roda e quem quiser uma roda nova está perdendo tempo. Por isso o vôlei faz sucesso". E decretou: "eu acho que ir para os EUA voltou a ser a melhor opção, de longe. Então, se vocês tem a oportunidade de ir para lá com a bolsa acadêmica e a família tiver oportunidade de bancar, experimente. Hoje para ser nadador você tem que ser ou do Minas, ou do Pinheiros, ou do Corinthians, ou da Unisanta (nota: faltaram GNU e Curitibano). Está difícil. Por isso a América é a melhor opção".

Falando em atletas, eles elogiaram estar dividindo conhecimentos com ELE: "o César está falando coisas muito interessantes sobre a natação. Estamos aprendendo sobre como melhorar nosso nado e nossa eficiência. Tudo que ele fala é uma aula para a gente, seja na parte técnica ou na motivacional. É sempre bom dar uma esclarecida no cérebro para as competições", disse Rafaela Pessi (Praia Grande), uma das promessas desta nova geração. Para citar alguns nomes dos presentes, lá também estavam Anna Beatriz Machado (Praia Grande), Ítalo Bressane (Praia Grande), Júlia Tavares (Unisanta) e Luan Jacobson (Praia Grande).

Mas, claro, também teve a parte prática, com a presença do preparador físico Régis Mancia, que passou conhecimentos especiais para os atletas, com dicas e informações a cada 25 metros. Logo depois, Cielo demonstrou tudo o que foi aprendido, para o deleite dos presentes, que aproveitaram a linda tarde de sol em Santos. Esperamos que dali possa ter saído um futuro campeão ou uma futura campeã mundial!

Aqui, vocês conferem algumas fotos de um serão maravilhoso com ELE

(informações da ABOR e foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário