sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

OPEN: Acabou!



Está oficialmente terminado o ano de 2018 para a natação brasileira. O OPEN CBDA/CORREIOS terminou, enfim, sem chuva em Porto Alegre, e consagrando o Minas como melhor clube do Brasil no ano que está por morrer. O time mineiro consagrou-se campeão do Open pela primeira vez desde 2013, somando 1240 pontos, e deixando a comer poeira o Pinheiros, com 893 pontos, o mesmo Grêmio Náutico União que sediou o evento com 760 pontos, o Corinthians, com 677 e o SESI, com 644

Nesta última etapa, digno de nota é que, numa tomada de tempo ao final da competição, Gustavo Saldo (Curitibano) tirou de Murilo Sartori (Americana) o RBC nos 200 livre Juvenil 1. O tempo anterior foi de 1:51.24 e agora ele fez 1:50.13. Isso indica, meus caros, que está chegando uma nova geração para a prova rumo à segunda metade do ciclo Tóquio 2020. Já temos Fernando Scheffer (Minas), Breno Correia (Pinheiros), Leonardo Coelho Santos (Pinheiros), Luiz Altamir (Pinheiros) e Murilo Sartori na linha de frente. Adicione Gustavo que teremos um timaço!


Entre as provas normais, destaque para os 50 livre feminino, quando Etiene Medeiros (SESI) desbancou todas para quase quebrar seu RC: 24.96. A marca ainda são os 24.71 que ela fizera na Palhoça, em 2015, a primeira seletiva olímpica. Nos 1500 livre, a disputa entre Guilherme Cachorrão Costa (Pinheiros/RKF) e Miguel Leite Valente (Minas) foi intensa, mas, sem se preocupar com recordes, o Cachorro Gigante levou a melhor com um tempo na sua média: 15:05.45. Ele deve explodir mesmo no TROFÉU BRASIL MARIA LENK. Aqui, todos os resultados.

Eis agora os atletas premiados neste Open:

ÍNDICE TÉCNICO
Feminino: Etiene Medeiros (SESI) - 852 pontos pelos 50 livre
Masculino: Fernando Scheffer (Minas) - 903 pontos pelos 200 livre

TROFÉU EFICIÊNCIA
Feminino: Gabrielle Roncatto (Unisanta) - 130 pontos
Masculino: Evandro Vinícius Silva (Minas) - 125 pontos



E afinal, foi entregue a premiação do Ranking Brasileiro de Clubes que, somando todas as competições com exceção do Open, consagrou o Minas, que, mesmo não tendo levado as competições Brasileiras Absolutas, foi supremo no segundo semestre. Ficou assim o placar final:


E desta maneira, termina nossa última cobertura de 2018. O FamilAquatica esteve no Brasileiro Infantil de Inverno, em Santos, nos Paulistas Júnior e Sênior - ambos em São Paulo, no Troféu José Finkel, também em São Paulo, e agora, no Open, em Porto Alegre. Nisso, fica nossa gratidão à CBDA (nas pessoas de João Paulo de Castro, Guilherme Ness, Ricardo Prado e Rodolfo Carneiro), à Federação Aquática Paulista (nas pessoas de Flávio Campos e Liliane Yoshino) e a todos os clubes que nos receberam neste ano: GNU, Unisanta, Internacional de Regatas, Pinheiros e Corinthians.

Em 2019 queremos, e vamos, continuar com as nossas coberturas in loco e, para tanto, nosso próximo objetivo é o TROFÉU BRASIL MARIA LENK. A data já é certa: 8 a 13 de Abril do próximo ano. O lugar ainda não, mas não pode ser outro, ao nosso ver, que não o belo parque aquático homônimo, na Barra da Tijuca. Queremos, e muito, repetir a cobertura in loco exitosa de 2017. Contamos com vocês neste sonho.

Mas o ano ainda não acabou, amigos...

Aqui, confira as últimas fotos do certame

(direto de Porto Alegre - informações adicionais da CBDA, Best Swimming, Yes Swim e Swim Channel - fotos deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário