quinta-feira, 30 de maio de 2019

PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: É a vez do Rebouças!



Dois dias antes de completar 473 anos, Santos recebeu um grande presente: o esperadíssimo Parque Aquático Adalberto Mariani, no Rebouças. Localizado na Ponta da Praia, nada tem a dever quanto às melhores piscinas do país: tem vestiários, aquecimento, blocos, paisagismo e arquibancada onde cabem cerca de 150 pessoas. Por isso, a FAP confiou ao Rebouças a organização de sua primeira competição de alto porte, o CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO - XX TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO.

Mesmo já tendo sediado um Regional, em Abril, o Paulista será a prova dos nove para a mais jovem piscina competitiva do estado. Afinal, virão nada menos que 289 atletas de 38 clubes de SP, uma do GNU (Maria Carolina Santiago) e um defendendo a seleção venezuelana (Rafael D'Ávila). Mais clubes, menos atletas. Mas isso se justifica. A FAP marcou o evento mais uma vez em um fim de semana com fortes competições internacionais - dessa vez, a etapa de Indianapolis (EUA) da Champions Cup. Por isso, nada de Etiene Medeiros (SESI), João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros), Felipe Lima (Pinheiros/Auburn) e nem de Nicholas dos Santos (Unisanta). Além disso, pelo fato de que se está perto a excursão para o Mare Nostrum e o Sette Colli, grande parte do Pinheiros não virá, como Guilherme Guido, Breno Correia, Lorrane Ferreira e Jhennifer Alves da Conceição, assim também como os corintianos Brandonn Pierry Almeida e Bruna Leme. Os que moram nos EUA, como Caio Pumputis (Pinheiros/Georgia Tech), Maria Eduarda Sumida (Corinthians/Louisville) e Rodolfo Moreira (Pinheiros/Utah) optaram por não comparecer desta vez.

Isso, porém, não derruba o sempre altíssimo nível da competição, que terá o Corinthians como maior representação, trazendo 47 atletas. Mesmo sem os citados, Sofia Rondel, Bruce Hanson Almeida, Kauê Carvalho, Marcella Ribeiro, Gabrielle Assis, Gabriela Mello, Raphaela Nakashima e Victor Alcará podem levar o Timão ao bi. Mas o SESI, que só não trará Etiene, tem um time mais qualificado e não será surpresa se levar o título inédito. Olho mais do que vivo em Daynara de Paula, Priscila Souza, Sabrina Jacob Todão, Raphael Rodrigues e Matheus Gonche. O Santa também terá o desfalque de Nicholas, mas as irmãs Roncatto (Gabi e Dani), as irmãs Queiroz (Izabella e Júlia), Felipe França, Victor Colonese, André Calvelo, Rayssa Morais, Pâmela Rocha, Henrique Figueirinha, Leonardo de Deus, Thiago Simon, Ítalo Manzine, Roberta Figueiredo e Catarina Ganzeli estão preparados para trazer mais uma taça - a sexta - que não vem desde 2011, em Lorena.

Não há dúvidas de que, de todos os grandes, o Pinheiros vem muito desfalcado, mas trará Carol Mazzo, Renata Sander, Felipe Monni, Letícia Vaselli, Brunno Suzuki, Kaique Kauan Alves, André Linhares, Felipe Ribeiro de Souza, Matheus Santana e Katherine Macedo. Já o Paineiras também vem para surpreender, trazendo Natalia de Luccas, Maria Manuela Sertã e Júlia Riccardi na linha de frente. A UNAERP leva um time reduzido, mas olho em Gabriel Freitas, Vitória Diniz e Jessica Moretti. Fábio Santi (Americana), Henrique Fonseca (Osasco), Andressa Sango (ADI), Mercedes Toledo (ADI), Conrado Lino (Free Play), Thalita Daroz (ADI) e João Vitor Xavier (Praia Grande) também são nomes a se apreciar.

Mas o grande nome deste torneio, ao nosso ver, é Murilo Sartori (Americana), que vai competir em nada menos que oito provas no Júnior 1. Três em observação: 50 livre, 50 e 100 borboleta, e valendo, os 100, 200, 400, 800 e 1500 livre. Ele, grande nome do Brasil no MUNDIAL JÚNIOR de Budapeste, quer, nas cinco provas, quebrar recordes e se afirmar ainda mais. O balizamento completo da competição está.

Conforme anunciado, a grande novidade será o Pódio Inteligente, ou Fair Podium, ou pódio justo. Ele passou por muitos testes durante o Kim Mollo. Teve falhas, claro. Mas deve ter mais testes durante o evento. Para conferir, se ligue na transmissão da TV FAP. Ou então, se ligue no Twitter do FamilAquatica, quando faremos o tempo real. E, claro, o resumo das provas, as fotos, as entrevistas, tudo estará neste site, que, pela sexta vez seguida, com os agradecimentos à entidade máxima do esporte aquático paulista, vai fazer uma grande cobertura.

A propósito, a previsão pode ser que não ajude. Na sexta, o evento deve começar com sol, mas a umidade deve trazer chuva à Ponta da Praia. No sábado, um cavado vai deixar o tempo quase totalmente nublado, com chuvas possíveis. E no domingo, o sol predomina durante a manhã. Só quando o certame tiver acabado, pinta uma frente fria para trazer chuva. Mas a piscina do Rebouças é coberta. Então, vale a pena ver. Confira aqui a programação completa.

E para terminar a matéria, nada melhor que um convite de Léo de Deus, Gabi e Dani Roncatto e Catarina Ganzeli:


(informações da FAP e fotos e vídeo deste repórter)


Nenhum comentário:

Postar um comentário