sexta-feira, 20 de setembro de 2019

COPA CBC: a grande novidade de 2019



Apesar de tudo, o show tem que continuar. A natação brasileira deve seguir. E neste fim de semana (sexta e sábado), começa a grande inovação do ano, uma ideia que pode revolucionar nossa natação. É a COPA CBC CBDA (parceria do Comitê Brasileiro de Clubes com a maior entidade das águas no Brasil), que, tal como o TROFÉU BRASIL MARIA LENK, inicia sua história no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Este torneio terá a presença de 170 nadadores nascidos entre 2000 e 2006, vindos de 46 clubes, advindos dos Brasileiros de Categoria de Inverno ou da regra de universalidade (clubes filiados ao CBC e não conseguiram resultados, mesmo tendo participado pelo menos um dos Brasileiros). Ao estilo da COPA DOS CAMPEÕES da Fina, teremos quatro ou cinco nadadores por piscina, em provas separadas entre Infantil I e II, Juvenil e Júnior.

A competição será diferenciada pelo fato de que não teremos cerimônias de premiação entre uma prova e outra, e sim uma parada de campeões, com os quatro nadadores recebendo suas medalhas ao final de cada uma das três etapas (o que já fora testado no TROFÉU JOSÉ FINKEL 2017, em Santos). Um grande show é prometido, para deixar a competição mais agradável aos atletas e ao público.

Claro que nem tudo é perfeito: pelo fato de 20 de Setembro ser a data máxima do Rio Grande do Sul (início da Revolução Farroupilha, em 1835) e porque haverá um congresso de cardiologia em Porto Alegre, os atletas tiveram de se hospedar em Novo Hamburgo, cidade vizinha. Até por isso, o Ministério Publico pediu para que fosse antecipada a abertura do evento nesta sexta (aquecimento às 14, abertura às 14:45 e início da etapa às 15). Outra consequência foi o cancelamento de um jantar de confraternização que aconteceria após a última etapa, no sábado.

Mas nada disso arranha a imagem deste novo campeonato, que, com certeza, virá para ficar e ajudar a suprir uma carência da natação brasileira, que é revelar talentos. O balizamento completo aqui está, e aqui, a programação. Fica nossa torcida para que venham notícias positivas, que é o que precisamos!

(informações da CBDA e do Best Swimming - foto de Alexandre Pussieldi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário