quinta-feira, 23 de junho de 2022

MUNDIAL DE BUDAPESTE: A hora de perder era mesmo essa, Fratus

"E você vai meter a boca no Bruno Fratus (sem clube) porque ele ficou fora da final dos 50 livre, Flávio". Não, não o farei. O título deste texto diz tudo. Este é apenas o primeiro MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS do ciclo Paris 2024. E Fratus, mesmo com todo favoritismo incontestável, tinha que errar um dia como todos os grandes atletas. Ninguém é perfeito. E o dia dele errar foi hoje, ficando de fora da final dos 50 livre, apesar de ter feito 21.62, seu centésimo 21 ever, mas ficando a três centésimos de Maxime Grosset (FRA), no desempate - eles juntos tinham feito 21.83. O momento errado para Fratus nadar, segundo Patrick Winkler. Ou seja, três centésimos o separaram da final. Duas vezes. Triste, mas a verdade é que campeões aprendem com a derrota. E ele não deixará de ser o grande nadador que é.

Aliás, nosso revezamento 4 x 200 livre também merece aplausos. Não ganhou a medalha, mas por causa de um tal de Tom Dean (GBR) fez 1:43.53, o tempo mais rápido de todos os envolvidos. Mas Fernando Scheffer (Minas, 1:45.52), Vinícius Assunção (SESI, 1:46.44), Murilo Sartori (Americana, 1:46.34) e Breno Correia (Pinheiros, 1:46.39) fizeram o correto. Bateram até o RS, com 7:04.69. Mas o inglês, como eu dissera, voou e roubou uma medalha certa para o Brasil. Faz mal não.

Mas nossas nadadoras estão indo bem. Nos 800 livre, teremos uma finalista. Viviane Jungblut (GNU) tinha ficado em nono nas eliminatórias após ter feito 8:32.26, mas Kiah Melverton (AUS), a oitava, desistiu da prova. Então, a gaúcha vai para a final e deve melhorar, embora as medalhistas, no meu entender, sejam Katie Ledecky (EUA), Lani Palister (AUS) e Leah Smith (EUA). A se elogiar também a prova de Gabrielle Roncatto (Flamengo), com 8:38.65. Está no caminho certo e tem o que melhorar.

Agora, restam dois dias de natação. As chances de medalha foram-se. Mas temos Ana Marcela Cunha (Unisanta), e a expectativa é total por ela.

(informações do Best Swimming - foto da transmissão do SporTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário