terça-feira, 27 de janeiro de 2015

GIRO GERAL: Com um pouco de atraso...

Por razões pessoais, ontem não deu para postarmos o GIRO GERAL, que é aquele resumo de tudo que acontece no fim de semana das águas. Mas eu não quero deixar ninguém na mão. Neste fim de semana rolou uma prova de maratona aquática para comemorar os 469 anos de Santos, mais um caso de Doping e Iron Lady sambando na cara do mundo novamente. Sem mais...

BOLO, GUARANÁ E ÁGUA SALGADA
Santos ontem completou 469 anos (sendo 176 de Emancipação Política) e, como todo bom aniversário, teve festa, e para dar de monte: show com Jota Quest na Praia do Gonzaga, reinauguração da Concha Acústica, missas, Sessão Solene, o Baile da Cidade e, claro, muito esporte. O evento esportivo mais importante da Data Querida de Santos foi a Prova Aquática Cidade de Santos, pela segunda vez ocorrida e que abriu o 2º Campeonato Santista de Águas Abertas. Mais de 500 atletas de todas as idades disputaram o certame na Praia da Aparecida. Os vencedores, só para variar um pouquinho, vieram da Unisanta: Victor Colonese foi o vitorioso no masculino com 20:39 e Catarina Ganzeli (foto acima tirada por este repórter) confirmou o favoritismo e faturou entre as meninas, com 27:10. "Foi uma prova difícil, mas temos condições para enfrentar a correnteza", disse a campeã do ano passado.

MAIS UM...
Depois de João Luiz Gomes Júnior, mais um atleta aparece no livro negro manchado do Doping: o sul-coreano Tae Hwan Park. Um dos maiores nomes - se não o maior - da natação daquele país, Park faturou cinco medalhas de prata e uma de bronze nos Jogos da Ásia do ano passado, em Incheon. Lá, fora submetido, segundo notas de uma agência local, a vários testes, sendo que um deu positivo por níveis elevados de testosterona. Ainda segundo a notícia, ele teria sido atendido por um médico quiroprático dois meses antes do evento, que lhe aplicou uma injeção alegando nada haver de proibido pela WADA. O médico será processado pela sua equipe, o Team Park. Se confirmado o caso do Campeão Olímpico dos 400 livre em 2008, caros, nunca um ano começará tão negro para os nadadores. Como João, só digo uma coisa: oremos...

DE QUE PLANETA VEIO ESSA MULHER?
É a pergunta que me faço quando cito Katinka Iron Lady Hosszu (HUN). A Pelé da natação simplesmente disputou T-O-D-A-S as provas da Flandres Cup, em Antuérpia (BEL), eliminatórias e finais, coisa que nem o mais normal dos seres humanos faria. Ouros foram três: nos 100 livre (54.77), 200 livre (1:57.19) e 200 medley, a principal prova dela (2:10.36). Ela ainda faturou quatro pratas (800 livre, 50 borboleta, 200 costas e 400 medley) e dois bronzes (200 borboleta e 100 costas). Claro que não se pode vencer todas, mas qual será a próxima peripécia dela e do marido-técnico Shané Tsup? Ah, o melhor índice técnico masculino foi de Adam Peaty (GBR), vencedor dos 100 peito com 59.48. Salvo engano, o primeiro abaixo de um minuto de 2015.



BRAZUCAS NAS ALTURAS
Já estão acontecendo os primeiros treinamentos dos atletas brasileiros na altitude, em Sierra Nevada, na Espanha. Seu Centro de Alto Rendimento é a primeira parada da pré-temporada de Ana Marcela Cunha (SESI), de grande parte do rubro (nesta foto acima, do Facebook de Bruna Primati, estão a própria, Carolina Diamante, Priscila Souza, Isabel Fagundes, Sabrina Todão e Giovanny Neves Lima) liderada por Fernando Vanzella e da Seleção Absoluta de Natação, composta por Etiene Medeiros (SESI), Daiene Dias (Botafogo), Larissa Oliveira (Pinheiros), Daynara de Paula (SESI), Graciele Herrmann (GNU), Joanna Maranhão (Pinheiros), Manuella Lyrio (Pinheiros), Jessica Cavalheiro (SESI), Bruna Rocha (Corinthians), Henrique Rodrigues (Pinheiros), Thiago Simon (Corinthians), Guilherme Guido (Pinheiros), Leonardo de Deus (Corinthians) e Daniel Orzechowski (Pinheiros). Para acompanhar esta jornada, que vai até antes do Carnaval, recomendo o diário escrito por La Maranhão para o Blog da Swim Brasil.

(informações da Best Swimming, do Blog da Swim Brasil e da Swim Channel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário