terça-feira, 20 de janeiro de 2015

João: culpado ou inocente?


A bomba atômica ontem revelada pelo SporTV, ou seja, o (ainda suposto) doping de João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros), segue dando o que falar. Nas redes sociais, o clima entre os companheiros do capixaba é de espanto e de surpresa. Afinal, mais do que uma grande mancha na carreira deste grande nadador, pode custar muito caro também para a natação brasileira, visto que, no MUNDIAL DE PISCINA CURTA de Doha, por João ter colaborado nos ouros do Brasil nos revezamentos 4 x 50 masculino e misto e 4 x 100 livre, os ouros que fizeram do Brasil campeão mundial do certame podem ser impugnados e, assim, o Brasil, de vencedor, cai para o quarto lugar.
Hoje, ao SporTV, o presidente da CBDA, dr. Coaracy Nunes Filho, entendeu como azar - é, azar - o resultado analítico adverso do capixaba: "O atleta está muito triste e decepcionado. É um atleta de grande nível. A CBDA lamenta profundamente. É um azar incrível. Não pensávamos que pudesse um ocorrer fato tão sério quanto este que ocorreu em Doha", disse.
Mas azar não é a palavra certa para usar, dr. Coaracy. Já tivemos casos muito semelhantes: Laura Azevedo, Rebeca Gusmão, Evandro Vinícius... até mesmo ELE (César Cielo - Minas/Arizona) já se envolveu, mas foi inocentado, porque o caso foi de furosemida. Mas o caso é que João - segundo as notas - usou diurético, o que piora sua situação.
Segundo esta nota, do site Epichurus (uma referência para os fãs de natação), assinada por Lelo Menezes, que se mostrou favorável à um banimento já no primeiro resultado positivo de doping, "no caso dos verdadeiros desavisados, uma junta médica independente deveria investigar o caso individualmente e chegar a uma conclusão se o atleta de fato precisava daquele medicamento: Em caso positivo a punição deveria ser exemplar e proporcional ao tipo de medicamento versus necessidade (gravidade da “doença”, urgência, existia remédio alternativo, etc) e em caso negativo, ou seja, foi constatado que não havia necessidade de tomar o remédio, tem que ser banido também".
Também recomendo a leitura desta nota do mestre Alexandre Pussieldi, o nosso querido Coach, com todos os fatos apurados e suas consequências. O espaço está aberto para quem quiser opinar.
Por enquanto, só oremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário