sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ENTREVISTA: Jhennifer da Conceição, a todo vapor!


Durante o OPEN CBDA/CORREIOS, no fim do ano passado, no Rio de Janeiro, reacendeu-se a luz da esperança no nado peito feminino. Após apagadas atuações de Beatriz Travalon (Pinheiros/Auburn) e resultados um pouco melhores de Ana Carla Carvalho (Pinheiros) e Gabrielle Roncatto (Pinheiros), uma garota de 16 anos fez tempos espetaculares e chegou perto dos índices para o Mundial de Kazan. Na piscina do Botafogo, o Brasil conheceu Jhennifer Alves da Conceição (Flamengo)
Já tendo batido o recorde dos 100 peito no Troféu Júlio de Lamare, a vitória nos 50 e o segundo lugar nos 100 não deixam dúvidas: a garota de Nova Friburgo é apontada como a nova grande esperança do nado peito feminino no Brasil. A sua primeira grande recompensa pelo bom resultado aconteceu nesta semana: Jhennifer foi convocada para o Sulamericano Juvenil de Lima (PER), na semana seguinte ao TROFÉU MARIA LENK do Rio. E fez por merecer!
Por essas e outras ela foi escolhida pelo FamilAquatica para ser a primeira entrevistada de 2015 (e do novo site). Jhennifer conta aqui a sua rotina de treinos, suas expectativas para o ano e o que falta para o Rio voltar a ser a potência nacional da natação. Vejamos!

1) Para você, como foi 2014 e como será 2015?
2014 foi um ano meio complicado, onde tive várias complicações no meio do ano, mas não desanimei, continuei treinando e graças a Deus os resultados vieram no final do ano, e ele terminou da melhor maneira possível. E se Deus quiser 2015 será melhor que 2014.

2) Esperava tantas boas marcas no ano que passou?
Porque estava treinando bastante, essas marcas já eram esperadas sim.

3) A natação feminina enfim está sendo valorizada como merece. Mas o que você acha que é preciso ser feito para nos igualarmos a Austrália, EUA e Europa neste ponto?
Acho que uma estrutura maior e mais investimento do governo.

4) Como você se sentiu nadando e batendo feras como Beatriz Travalon e Ana Carla Carvalho no Open do ano passado?
Foi uma sensação inexplicável por ser mais nova e ter menos experiência que elas.

5) Nos conte como você resolveu ser nadadora?
Comecei a nadar por indicação médica, acabei gostando e vi que queria um dia ser uma grande nadadora.

6) O Flamengo, em 2013, acabou com seu time profissional de natação. O que você sentiu com essa notícia?
Eu ainda não treinava na Gávea quando isso ocorreu (à data ela ainda treinava em Nova Friburgo), mas fiquei um pouco triste, sim, pois era uma grande equipe.

7) O que você acha que é preciso para o Rio voltar a ser a grande meca da natação, título hoje pertencente a São Paulo?
A FARJ (Federação Aquática do Rio de Janeiro) voltando a ser o que era já seria um grande começo para quem sabe voltar a ser a grande meca da natação.

8) Como é sua rotina de treinos?
Treinos de segunda a sábado, com duas dobras por semana e parte física três vezes na semana.

9) Tem algum ritual antes das provas?
Tenho sim. Coloco a minha música favorita quase no volume máximo quando estou no banco de controle e sempre subo com o pé direito no bloco.

10) Alguma prova preferida, além do peito?
200 medley, onde também sou medalhista nos brasileiros de categoria. (ficou em terceiro nesta prova no Júlio de Lamare de 2014, apenas atrás de Andressa Cholodovskis e Bruna Primati, que com ela vão pra Lima)

11) Prefere treinar ou competir?
Gosto dos dois, mas prefiro competir, por ser bastante competitiva.

12) Já recebeu propostas pra nadar em outros clubes?
Sim.

13) Anseia nadar e estudar em alguma universidade norte-americana?
Já pensei sim em nadar e estudar em alguma universidade norte-americana, mas estou revendo com muita calma essa hipótese.

14) Já sabe o que fazer assim que parar de nadar?
Sim. Seguir alguma profissão.

15) Quais são seus ídolos aqui e lá fora?
Etiene Medeiros por sua determinação e sempre admirei muito a Rebecca Soni.

16) A pergunta mais óbvia de todas: espera defender o Brasil na Olimpíada do Rio para o ano?
Sim, é meu sonho defender o Brasil na Olimpíada do Rio! Estou muito perto de realizá-lo e farei de tudo para alcançá-lo.

17) Finalmente, deixe seu recado para nossos leitores!
O recado que quero deixar é que cada um deve, sim, seguir os seus sonhos e persistir até alcançá-los, "porque nada é impossível para aquele que persiste" e também quero deixar um abraço a todos!


Nossos agradecimentos à Jhennifer pela entrevista e pela cessão da foto! Em breve, tem mais papos legais aqui no Famila. E confira aqui as entrevistas anteriores:
NATHALIA ALMEIDA
VICTORIA RAYOL
GABRIELLE RONCATTO
BRUNA PRIMATI
ALINE SAPORITO
GABRIELA ROCHA
SARA PALMA RIBEIRO
GUILHERME DA COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário