sábado, 7 de março de 2015

OPEN DO MEDITERRÂNEO: Os salvadores da pátria!

Se o primeiro dia do OPEN DO MEDITERRÂNEO, terceira etapa da Golden Tour da Federação Francesa de Natação foi abençoado para o Brasil, o segundo começou promissor, mas o cansaço e as saídas erradas custaram. Na primeira prova, os 100 borboleta, Daynara de Paula (SESI) foi a quinta (58.72) e Daiene Dias (Botafogo), a oitava, com 59.99, o que é um avanço porque nadaram abaixo do minuto (a vitoriosa foi a sueca Sarah Sjostrom, com 56.58). Já Nicholas dos Santos (Unisanta) ainda tem muito o que melhorar se quiser medalhar nesta prova. Ele começou bem, mas depois da virada, cansou: foi o sétimo com 53.84, a frente apenas de Marcos Macedo (Minas), que fez 54.16. Quem levou foi Mehdy Metella (FRA), com 52.13.
Já nos 50 livre, parecia que viria medalha pra gente. Mas não deu. Talvez pelo cansaço, talvez pela péssima saída, ou talvez pelos dois, Etiene Medeiros (SESI) e Graciele Herrmann (GNU), que fizeram o segundo e terceiro melhores tempos nas eliminatórias femininas, ficaram devendo na final. Na prova novamente vencida pela sueca Sarah Sjostrom (24.74, um dos melhores tempos do ano), a pernambucana foi a quinta, com 25.20, vindo a gaúcha uma posição e um centésimo depois. Já no deles, a pergunta é: o que houve com Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn)? Ele chegou a fazer 21 nos EUA, em Janeiro, mas será que ele saiu mal? Será que ele sentiu o peso do cansaço pela viagem EUA/França? Como explicar o quinto lugar, com 22.43, uma posição a frente de Matheus Santana (Unisanta, 22.83)? "Ah, mas você vai meter o pau nele? Você já fez isso com o Cielo, e se deu mal", dirá alguém. E eu digo: longe de ser um tempo ruim, mas esperamos que ele reencontre o melhor de sua forma no Fluminense, durante o TROFÉU MARIA LENK. Ah, o vencedor, mais uma vez, foi o carrasco Florent Manaudou, com 21.71. É o melhor tempo do ano, mas já já, tem um cara em Minas que pode lhe tirar a coroa...

Bom, terminaram aí as más notícias. A partir daí, foi show. Que começou com o da foto acima, Leonardo de Deus (Corinthians), segundo colocado nos 200 costas deles, com 1:59.63. De Deus teve um final espetacular. Se a piscina tivesse mais centímetros, talvez ele tivesse superado o local Benjamin Stasilius, que fez 1:59.28. Mas o sorriso no rosto dele é aquele que diz: "nem ligo pra isso, porque estou feliz". O outro brasileiro, Brandonn Pierry Almeida (Corinthians), também foi bem: sétimo lugar, com 2:03.71.
Na prova seguinte, os 200 medley, festa dupla, com mais uma prata de Joanna Maranhão (Pinheiros). Prata esta que foi disputada palmo a palmo com a local Charlotte Bonnet, e que foi da pernambucana por um centésimo (2:13.73 a 2:13.74). Só Siobhan Marie O'Connor (GBR) bateu antes, com fenomenais 2:11.22. E pensar que Joanna, a um ano, resolvera parar... Mas, "the best for last", como diz o ditado: após bater o recorde na eliminatória, Henrique Rodrigues (Pinheiros - primeira foto), com o melhor tempo da sua carreira (se não me engano) de 1:59.09, deu ao Brasil o terceiro ouro na jornada, deixando em segundo David Verraszto (HUN, 2:00.43) e em terceiro Diogo Carvalho (POR, 2:02.14). Aqui conferem os demais resultados.
Com isso, estamos, por agora, com 3 ouros, 6 pratas e 1 bronze, a uma etapa do fim do Open do Mediterrâneo, que amanhã tem os 50 borboleta, 100 peito, 800 livre delas e 1500 livre deles, 100 borboleta e 100 livre. Vamos medalhar mais?

(informações da Best Swimming e fotos da CBDA e da transmissão oficial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário