terça-feira, 24 de março de 2015

RIO 2016: 500 dias. Avançamos?

Este 24 de Março marca uma grande efeméride na contagem regressiva para os JOGOS OLÍMPICOS do Rio de Janeiro: faltam 500 dias. Pode até parecer algo enorme, histórico, mas toda moeda tem dois lados. Avanços a gente sabe que houve. Por exemplo: o Parque Olímpico que substituiu o autódromo de Jacarepaguá já está começando a tomar forma. O Estádio Aquático Olímpico da Barra, que vai já estrear sediando o TROFÉU MARIA LENK 2016, ganhou um grande progresso em sua construção, muito embora depois dos Jogos vai deixar de existir. A Vila Olímpica e Paralímpica está com três quartos pronta. Enfim, nada de preocupação para o COI.
Mas, sabemos, há com o que se preocupar: três locais estão preocupando o Comitê Organizador Local: o campo de golfe, embargado por tantas liminares, o velódromo e a pista hípica de cross-country. E o que dizer da tão já dita despoluição da Baía de Guanabara, sede das provas náuticas? O Governo do Rio tinha prometido ao COI que despoluiria, ao menos, 80% do esgoto no local até 5 de Agosto de 2016, quando começa a função. Mas o que estamos vendo ainda é um lixão. Biólogos tem dito que os resíduos de lixo acumulado podem atrapalhar os barcos se houver tempo ruim. E Eduardo Paes deixou claro que "o Rio perdeu uma grande oportunidade de despoluir a Baía de Guanabara agora". Também, nada fizeram...
O Maracanã, palco do futebol e das cerimônias, também já preocupa. O Clássico dos Milhões, Flamengo x Vasco, pelo Campeonato Carioca, teve de ser interrompido por 50 minutos porque o campo se transformou numa enorme piscina. A drenagem tem de ser arrumada a tempo também.
No mais, muitos atletas, aqui e lá fora, estão comemorando esta marca, como Joanna Maranhão (Pinheiros): "Há 11 anos atrás eu pude vivenciar a mágica de um evento como os Jogos Olímpicos, de lá pra cá pude repetir esse sonho por outras duas vezes. Trabalho todos os dias para que daqui a 500 dias eu possa viver pela quarta e última vez essa indescritível experiência", disse ela nas redes sociais, pedindo também menos desvio de verba e superfaturamento.
O problema é ter que esperar até dez da noite para ver provas de natação...

(informações do Jornal Metro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário