segunda-feira, 8 de junho de 2015

GIRO GERAL: Fortes emoções...

Nação, depois de uma semana a qual este repórter ficou adoentado, vamos a mais um GIRO GERAL, o nosso resumo semanal com os mais importantes feitos pelas águas do Brasil e do mundo. Hoje destacando a Copa São Paulo de Vinculados em Limeira, a primeira etapa do Mare Nostrum, em Canet (FRA) e mais uma do Carrasco Florent Manaudou (FRA). Vamos?

FESTA DOS VINCULADOS EM LIMEIRA
A tradicional Copa São Paulo de Inverno para Nadadores Vinculados (aqueles que não competem em certames oficiais, não necessariamente amadores) aconteceu neste fim de semana, em Limeira, reunindo 726 nadadores de todo o estado, entre os que nadam por paixão e os que até já apareceram em competições oficiais da Federação Aquática Paulista. E foi uma verdadeira festa, com a piscina do Limeira Clube lotada no feriadão, com muita torcida, animação e superações. Como é o caso de Carollyne Coelho (SESI), vitoriosa nos 400 livre com 5:14.72, seu melhor tempo ever. Ao site da FAP, ela falou que não tinha confiança em si mesma: “Antes, eu não acreditava em mim. Só que, com esse tempo, eu sei que sou capaz. Eu tinha 5:23 e fiz 5:14. Vou dar o meu melhor nas outras provas e quero outros resultados bons assim”, disse Carollyne a Liliane Yoshino. Outra que comemorou seus bons resultados foi Juliana Dandara (ASEA - Suzano), que, mesmo federada (disputou inclusive o último CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO), resolveu continuar disputando tal certame: "Esta competição é uma ótima oportunidade para aqueles que como eu, treinam, estudam e trabalham. Além de ser super importante para as crianças crescerem a partir daqui e buscar algo diferente", disse à FAP. Você confere aqui os resultados completos.
Antes do início da competição, o técnico do Corinthians Ubiratã Dias falou aos técnicos sobre a natação formativa, como parte do ciclo de palestras que a FAP faz em seus congressos técnicos.

MARE NOSTRUM EM CANET
Aconteceu na bela Canet (FRA), a primeira etapa do Mare Nostrum, um grande circuito internacional que reúne os melhores nadadores do planeta. Muitos comprovaram seu favoritismo, como Ruta Meilutyte (LIT), a menina que nada muito, e que, para variar, fez melhor tempo do mundo nos 50 e 100 peito, com, respectivamente, 29.88 e 1:05.46 (e olha que ela quase ficou fora da final). Já Adam Peaty (GBR) continua numa senhora de uma fase iluminada: 26.89, segundo melhor tempo do mundo, nos 50 peito, atrás um segundo apenas do tempo que ele próprio fizera na Seletiva Britânica para o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS de Kazan (RUS). 
Já Katinka Hosszu (HUN), a Iron Lady, não foi tão Iron assim. Nas eliminatórias do primeiro dia ela deu show, mas nas finais... só ganhou os 200 costas com 2:08.05, depois de ter feito 2:07.67 e ter superado o RC da japonesa Shiho Sakai em 7 centésimos. Depois, 200 medley, recorde de Siobhan Marie O’Connor de 2:09.63 quebrado, com 2:09.47; porém, na final, vitória só com 2:10.09. Nos 50 costas, bronze com 28.17 em prova vencida pela britânica Georgia Davies com 27.87, e nos 200 livre, após ter feito o melhor tempo com 1:57.61, foi só a terceira: 1:58.94, sendo vitoriosa a francesa Charlotte Bonnet com 1:56.16. Outro destaque foi a sua companheira de Corinthians no MARIA LENK do ano passado, Jeanette Ottensen, vencedora nos 100 borboleta com o segundo tempo do mundo, 57.23.
E entre os homens, uma ferrenha disputa com dobradinha japonesa nos 400 livre: Kosuke Hagino e Daiya Seto cravaram 4:11.16 e 4:11.48 respectivamente, com o pódio completo pelo húngaro David Verraszto que com 4:11.52 fez seu melhor tempo ever. E outro bom resultado veio de um dos únicos brasileiros lá presentes, nos 200 medley: com mais uma vitória de Hagino com 1:56.82, Henrique Rodrigues (Pinheiros) cravou um quarto lugar com um resultado excelente e dentro de sua boa média: 1:59.45. Se vê que ele está inspirado e pode ter chances de medalha em Kazan. Aqui veem os resultados completos.

FLORENT, FLORENT... QUEM O DETÉM?
Esqueci de alguém? Bom, Florent Manaudou (FRA), o Carrasco, não quis acompanhar a delegação local no Mare Nostrum de Canet porque recebeu um convite tentador para o Meeting Nacional de Melun, um torneio simples, mais para revelar jovens atletas e ganhar uns trocados. O Campeão Olímpico dos 50 livre fez uma clínica para jovens nadadores e autógrafos para o povo. Mas na hora do vamos ver, ou seja, dos 50 livre... ele demonstrou que mesmo em torneiozinho regional ele não deixa de cravar 21. Agora ele fez 21.68, seu segundo melhor tempo na temporada e o sétimo no ano, sendo o 26º na carreira. Os outros foram:
21.57 em abril, Limoges, seletiva francesa (melhor tempo de 2015 até agora)
21.68 em junho, Melun, Meeting de Melun
21.70 em abril, Limoges, eliminatória da seletiva francesa
21.71 em março, Marseille, Meeting do Mediterraneo
21.81 em fevereiro, Amiens, Golden Tour
21.89 em janeiro, Nice, Golden Tour
21.97 em maio, Nancy, Golden Tour
O mestre Alexandre Pussieldi até fez uma piada no Blog do Coach: "Ele poderia ser um excelente garoto propaganda para a Embratel, fazendo 21s a torto e direito". Pelo andar da carruagem, eu me pergunto: quando será que o Carrasco vai superar os 20.91 d'ELE (Cesar Cielo) feitos em São Paulo? Em Kazan? No Rio? Pelo jeito...

(foto de Liliane Yoshino e informações do Best Swimming e da FAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário