segunda-feira, 13 de julho de 2015

JOGOS PAN-AMERICANOS: É a vez da natação!

Acabou a espera, senhores. Um dos esportes mais esperados de qualquer competição multidesportiva é sempre a natação e, desta terça até sábado, 266 nadadores de 34 países vão buscar, nos JOGOS PAN-AMERICANOS de Toronto, o título de melhor nadador do continente. EUA e Canadá, sempre favoritos, vem com 36 nadadores, mesmo número que teria o Brasil se ELE (Cesar Cielo - Minas) não optasse por declinar do Pan para treinar para o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS de Kazan. 
O Canadá, país-sede do certame, volta a ter seu Time A. Ryan Cochrane, um dos melhores nadadores fundistas do mundo, é nome certo para medalhas nos 800 e 1500 livre, prova da qual foi prata em Londres. Já o lado feminino está preparado para dar alegrias ao Toronto Aquatic Center. Chantal VanLedeghem é o maior nome para as provas de 50 e 100 livre, enquanto Brittany MacLean vai disputar os 800 livre mesmo voltando de lesão. 
Os EUA vem com seu time B, que não deve ser menosprezado, até porque tem Natalie Coughlin na linha de frente, ela que tem doze medalhas olímpicas, Alison Schmitt, campeã olímpica dos 200 livre em Londres, e Cullen Jones, vice-campeão nos 50 livre, na prova que apresentou ao mundo o Carrasco Florent Manaudou (FRA).
Mas e nós? Bem, temos um time totalmente equilibrado, com estrelas consagradas como o Mr. Pan Thiago Pereira (Minas/Flórida), que pode tornar-se o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos, se porventura conseguir 5 medalhas de qualquer cor, superando as 22 do ginasta cubano Erick Lopez. Não será difícil. Mas também temos Nicholas dos Santos (Unisanta), que detém o melhor tempo do mundo no 50 borboleta, Matheus Santana (Unisanta), que está correndo atrás de afirmação, Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn), que pode jogar fora a maldição do 22 neste Pan, Leonardo de Deus (Corinthians), que na longa distância pode novamente surpreender, e que aprendeu muito com o episódio da touca no Pan passado em Guadalajara, e, entre as mulheres, as benditas Joanna Maranhão (Pinheiros) e Etiene Medeiros (SESI), que podem finalmente dar um ouro a natação feminina brasileira no Pan. Bem, Rebeca Gusmão já o fez, mas todos já sabem o que aconteceu com ela.
Há também a nova geração, representada por Brandonn Pierry Almeida (Corinthians), Gabrielle Roncatto (Pinheiros), Jhennifer Alves da Conceição (Flamengo) e Luiz Altamir Mello (Flamengo). Brandonn tem chances maiores de medalha. Altamir pode chegar a uma final. Já para Gabi e Jhennifer, o aprendizado vale mas talvez uma final pode acontecer.
Na natação dos Jogos Pan-Americanos, teremos eliminatórias às 10 da manhã aqui (9, pelo horário canadense) e finais às 20 aqui (19 pelo horário canadense). As eliminatórias acompanharemos pelo Twitter e as finais, ao vivo, pela Rádio OSC Plus, que você pode ouvir também pela versão para computadores do nosso site. Amanhã teremos os 100 livre, 200 borboleta, e os 4 X 100 livre. Nossa torcida começa agora!

(Informações do Best Swimming e foto de Matheus Santana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário