segunda-feira, 9 de novembro de 2015

GIRO GERAL: e bota geral nisso!

Enquanto estávamos ocupados cobrindo o CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO - XVII TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ, o mundo da natação não parou. Estaduais, COPA DO MUNDO FINA fechando em Dubai, definição do BRASILEIRO DE MARATONAS AQUÁTICAS e muito mais fazendo deste um dos fins de semana mais agitados nos esportes aquáticos em 2015, e creio até que da história. Como nada escapa de nossas lentes, vamos resumir tudo o que rolou em mais um Giro Geral. Partiu?

COPA DO MUNDO FINA: SALVE A REALEZA
E a COPA DO MUNDO FINA, neste ano realizada em piscina longa, comprovou: pode ser longa ou curta, Katinka "Iron-Lady-Pelé-Húngaro-de-Maiô-E-Outros-Apelidos" Hosszu (HUN) segue na realeza, desta vez pelo quarto ano seguido. Desta vez o novo rei também veio da África do Sul, mas é Cameron Van Der Bergh. A húngara somou 669 com 30 ouros, a frente de Emily Seebohm (AUS, 441) e de Zsuszanna Jakabos (HUN, 201), enquanto Cameron ficou com 369 pontos, tendo vencido 15 vezes. Atrás dele, o rei do ano passado e compatriota Chad Le Clos (180) e de Mitchell Larkin (AUS, 174). Com isso, eles colocaram na conta US$ 100 mil dólares e mais grana pelos prêmios conquistados, sendo que os vice-reis ganharam 50 mil e os terceiros, 30 mil, ou seja, ninguém sai de mãos vazias.
Em Dubai, Katinka faturou nada menos que quatro provas, e com tempaços: 1:55.41 (Recorde Húngaro) nos 200 livre, 2:08.61 nos 200 medley, melhor tempo do circuito, 27.99 (Recorde Húngaro novamente) nos 50 costas e 4:33.88 nos 400 medley. Ainda foi prata nos 200 costas após disputa intensa com Emily Seebohm, tendo a australiana vencido após final espetacular: 2:06.94 contra 2:07.13; nos 100 livre, quando, mesmo melhorando seu tempo, acabou sendo derrotada por muito pouco - dois centésimos - por Melanie Wright (53.79 a 53.81) e nos 100 costas, novamente atrás de Seebohm (58.51 a 59.15). Por sua vez, Cameron venceu os dois duelos contra o campeão mundial Adam Peaty, nos 50 e 100 peito, sendo 26.77 a 27.16 nos 50 e 59.05 a 59.28. Reis, merecidamente!


CALMA QUE TEM MAIS...
Na etapa de Dubai, mais uma vitória Brasil Brasileira nos 50 livre, e novamente de Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn). Mas faltou pouco pro 21: Fratus venceu com 22.05, deixando Chad Le Clos, que chegara a liderar, para trás. O sul-africano fez 22.22 e Anthony Ervin (EUA, também na foto com Fratus) chegou cinco centésimos depois. Foi uma atuação melhor do que em Doha, que dá moral a Fratus para tentar o 21 em Palhoça (SC), vez que ele está com todas as garantias para defender o Brasil na OLIMPÍADA do Rio. Agora ele volta a Auburn para treinar mais, já que, mesmo inscrito, ele não fará o GP de Minneapolis, que abre o ARENA PRO SWIM SERIES 2015/16, mas disso falaremos nos próximos dias.
Mitchell Larkin mais uma vez deu show. Atrás de ser o novo recordista mundial dos 100 costas, ele conseguiu a terceira melhor marca ever com seu novo recorde australiano de 52.11 (mesmo tempo de Camille Larkin), colocando os 51.94 de Aaron Pearsol (EUA) na alça de mira. Ele ainda fez o segundo melhor tempo da história sem trajes nos 200 costas, com 1:53.17 (Recorde da Commonwealth), atrás apenas de Ryan Lochte (EUA), 1:52.96 em Xangai, há quatro anos. Imagina isso no Rio.
São tantos bons resultados que sugiro lerem aqui e aqui o resumo da Best Swimming. Agora é torcer para que em 2016 a Copa venha maior e com mais prestígio, já que uma volta de etapa brasileira, do jeito que as coisas vão, nem que o Mar Vermelho se abra de novo...

BRASILEIRO DE MARATONA AQUÁTICA: OS NOVOS REIS
Acabou aquele que foi considerado o melhor Brasileiro de todos os tempos nas Maratonas Aquáticas, com disputas interessantes e novos campeões: Betina Lorscheitter (GNU), após tantas batidas na trave, marcou seu gol para ser campeã inédita com 170 pontos. Para isso, ela chegou em segundo lugar na prova de 5 km de Inema (BA), na base naval de Aratu, atrás apenas de Ana Marcela Cunha (Unisanta). A Campeã Mundial venceu a prova feminina com 1:01.36, chegando Betina um segundo depois (por alguma razão os centésimos não são contados). Rachele Bruni (ITA), campeã da Copa do Mundo FINA deste ano, completou o pódio com 1:01:38 e Viviane Jungblut (GNU), que chegou em quinto, vai fazer companhia a Lorscheitter no Sul-Americano do Paraguai nos 5 km. A campeã também estava garantida nos 10 km, mas para fazer companhia a Poliana Okimoto (Unisanta). No campeonato, a baiana foi a vice-campeã com 148 e Gabriela Cordeiro Ferreira (GNU), a terceira, com 125.
No masculino, o título é ceciliano: Victor Colonese, o Foca (Unisanta), também chegou em segundo em Inema e em primeiro no campeonato, com 170 pontos, deixando para trás dois atletas do União: Fernando Ponte, com 163 pontos, e Samuel de Bona, 123 pontos. Em Inema, só Frederico Vanelli (ITA) tocou antes de Colonese (57.50 a 57.51), com De Bona completando o pódio com 57.53. Colonese e Ponte irão para o Paraguai disputar os 5 km, sendo que Ponte também disputará os 10 km ao lado de Samuel de Bona. Entre os clubes, vitória, claro, do Grêmio Náutico União, com 919, seguidos pelo SESI, 563, e pelo Curitibano, 456.
Na Copa Brasil, para não-federados, deu novamente Gladiadores (RJ), clube fundado por Luiz Lima, 3395, e o vice-campeonato ficou com o Navegantes (RJ), com 2296.


NÃO FOI SÓ O PAULISTA...
Visando tempos para o OPEN CBDA/CORREIOS de Palhoça (SC), os principais estados do Brasil promoveram campeonatos estaduais com o objetivo de mandarem seus melhores atletas para tentar os primeiros indices olímpicos. Em São Paulo, vocês sabem, deu Pinheiros, com grande atuação de Guilherme Costa (Unisanta), Joanna Maranhão (Pinheiros), Manuella Lyrio (Pinheiros) e Nicholas dos Santos (Unisanta).
Em Minas, aconteceu o Troféu Luis Antônio Menezes, o Open de Minas, na Piscina do Minas, e a competição foi vencida pela Máquina (dã). Os grandes destaques foram Henrique Martins, que foi o mais eficiente e teve o melhor índice técnico pelos 52.76 nos 100 borboleta, e ainda fez 50.49 nos 100 livre, enquanto Nicolas Nilo Oliveira foi o senhor dos 200 livre com 1:49.00. No feminino, Carolina Bilich (à direita) foi a mais eficiente com 34 pontos, e Daiane Becker teve o melhor índice técnico por ter feito 56.08 nos 100 livre. Os demais resultados você vê aqui.
No Rio, foi a vez do Campeonato Carioca de Verão, vencido pelo Fluminense. Nathália Almeida (Flamengo - a esquerda) foi o maior destaque feminino, batendo recordes de categoria (Júnior 2) nos 200 medley feminino (2:20.13) e nos 200 livre (2:05.42). Luiz Altamir (Flamengo), o destaque masculino, com 1:51.54 nos 200 livre e 2:04.05 nos 200 borboleta, também Júnior 2. Aqui há mais detalhes.
O maior nome do Campeonato Parananse em Piscina Curta é Rafaela Raurich (Curitibano). Voltando do Mundial de Singapura, ela foi a mais eficiente de todas as categorias, fazendo nada menos do que 4:09.56 nos 400 livre, 1:59.00 nos 200 livre, 8:46.32 nos 800 livre e os 100 livre com 55.94. Todas RC e o resultado de piscina curta dos 400 livre talvez seja o melhor do país, já que poucas jornadas de piscina curta aconteceram em 2015. Foram 4 de 92 RC's batidos nos dois paranaenses. Resultados: aqui, o Paranaense de Categorias e aqui, o Troféu Paraná absoluto.
Já no Gaúcho, que foi marcado pela solidariedade com doações para vítimas da chuva, deu novamente União, sede e campeão. A local Graciele Herrmann foi o grande nome feminino da jornada, faturando os 50 e 100 livre respectivamente com 25.93 e 56.51, enquanto André Pereira foi o melhor índice técnico nos 200 livre com 1:51.47, e faturou os 100 livre com 51.03. Mais resultados? Aqui estão.

DUEL IN THE POOL: EUROPA DEFINIDA
Semanas atrás, também em um Giro Geral, falamos do Duel in The Pool, o desafio entre EUA e Europa, que vai acontecer em Indianapolis, entre 11 e 12 de Dezembro. A seleção americana já havia sido escalada, sem Michael Phelps nem Katie Ledecky. Confira agora o time europeu, com grandes feras da Europa e, por que não dizer, da natação internacional:

FEMININO
Nome
País
Jazz Carlin
Grã-Bretanha
Yuliya Efimova
Rússia
Lotte Friis
Dinamarca
Eyglo Gustafsdottir
Islândia
Franziska Hentke
Alemanha
Aliaksandra Herasimenia
Belarus
Katinka Hosszu
Hungria
Zsuzsanna Jakabos
Hungria
Boglarka Kapas
Hungria
Ranomi Kromowidjojo
Holanda
Fanny Lecluyse
Bélgica
Hilda Luthersdottir
Islândia
Hannah Miley
Grã-Bretanha
Mie Nielsen
Dinamarca
Siobhan-Marie O’Connor
Grã-Bretanha
Jeanette Ottesen
Dinamarca
Lauren Quigley
Grã-Bretanha

MASCULINO
Nome
País
Peter Bernek
Hungria
Viktor Bromer
Dinamarca
Laszlo Cseh
Hungria
Andrii Govorov
Ucrânia
James Guy
Grã-Bretanha
Daniel Gyurta
Hungria
Radoslaw Kawecki
Polônia
Luca Mencarini
Itália
Vlad Morozov
Rússia
Marco Orsi
Itália
Gregorio Paltrinieri
Itália
Pavel Sankovich
Belarus
Jan Switkowski
Polônia
David Verraszto
Hungria
Dan Wallace
Grã-Bretanha
Andrew Willis
Grã-Bretanha

Simplesmente parte da ELITE da natação mundial. A lamentar apenas a ausência da França, já que decerto Florent Manaudou, Camille Lacourt, Jeremy Stravius e cia. bela poderiam ser reforços para o time europeu. Quanto às regras, cada atleta poderá participar de até seis provas e cada equipe poderá colocar até quatro atletas por prova. São 13 provas individuais e duas de revezamento, e uma premiação de 120 mil dólares será paga a equipe vencedora. Lembrando que nas seis vezes anteriores que aconteceu tal evento, só deu EUA (três vezes contra a Europa, três vezes contra a Austrália).

(informações da Best Swimming, Yes Swim, SporTV, USA Swimming e montagens de fotos da FINA, Satiro Sodré, Henrique Almeida, Carolina Bilich e Bruno Fratus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário