domingo, 8 de novembro de 2015

PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: Pinheiros, com certeza, bicampeão

Não havia dúvidas. Desde que foi anunciado que o Corinthians se ausentaria do CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO - XVII TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ, o sétimo título do Pinheiros (oitavo, contando o Troféu FAP 1998) já era favas contadas. O time, maior delegação do torneio, veio com o que havia de mais forte e não encontrou dificuldades para levantar o bicampeonato consecutivo (em 2014, o time tinha conquistado a taça no Corinthians), com 1797,5 pontos, seguido pela agremiação que sediou o evento, a Unisanta, que teve 1226,5, e completando o top-3, o SESI, com 848 pontos. SESI, aliás, que nadou desfalcado de Etiene Medeiros, Daynara de Paula, Jéssica Bruin Cavalheiro e Priscila Souza, que estão se preparando para o GP de Minneapolis, que vai abrir a Arena Pro Swim Series 2016.
"Mais uma vez somos campeões. Agora é focar nas próximas jornadas", disse, rápido mas sucinto, João Luiz Gomes Júnior, lembrando que as próximas começam em Palhoça (SC), no OPEN CBDA/CORREIOS. Já Beatriz Lysy comemorou: "estou muito feliz. Somos bem unidos. Foi um campeonato muito bom para a fase de treinamento em que estamos. E é isso, agora é superar as marcas de novo.
Confira agora a lista de premiados individuais do chuvoso certame de Santos:

Júnior 1
Luiza Zanuzzi Braga (CC Piracicaba) – 800m livre, 9:12.29
Felipe Ribeiro de Souza (Unisanta) – 100m livre, 50.47

Júnior 2
Sabrina Todão (SESI) – 100m livre, 56.75
Pedro Spajari (Pinheiros) – 100m livre, 49.79

Sênior
Manuella Lyrio (Pinheiros) – 200m livre, 1:59.29
Nicholas dos Santos (Unisanta) – 50m borboleta, 23.55

Eficiência

Júnior 1
Luiza Zanuzzi Braga (CC Piracicaba) – 45 pontos
Guilherme Costa (Unisanta) – 65 pontos

Júnior 2
Bruna Primati (SESI) – 58 pontos
Vitor Guaraldo (Pinheiros) – 68 pontos

Sênior
Joanna Maranhão (Pinheiros) – 91 pontos
Nicholas dos Santos (Unisanta) – 61 pontos

No evento, tivemos 19 novos RC's, todos eles aqui estão. Hoje tivemos quatro, três individuais e o do revezamento Júnior 2 do Pinheiros masculino (3:47.05). Nos 400 livre feminino Sênior, intensa disputa pinheirense entre Manuella Lyrio e Larissa Martins Oliveira, tendo a brasiliense vencido a juizforana (4:14.45 a 4:17.27) como também feito o primeiro RC da manhã. Larissa também bateu com tempo abaixo do RC anterior, de Monique Ferreira. "Eu treino mais para os 200 livre. Por isso uso mais os 400 para ajudá-la. Estou buscando o índice olímpico, mas para os 200. Estou feliz por ter feito bom tempo, já que não estou na minha melhor forma nesta competição e por cinco centésimos não igualei o meu melhor), disse, já que ela tinha feito 4:17.22 em competição anterior. Os outros recordistas de hoje foram Vitor Guaraldo (Pinheiros) nos 50 costas Júnior 2, com 26.40 e Carolina Diamante (SESI), esta nos 200 borboleta Júnior 1 com 2:21.85.
Outro grande destaque de hoje foi Guilherme Costa (Unisanta). O fluminense não bateu recordes hoje, mas faturou duas provas: os 400 livre Júnior 1, com 4:04.28 e os 200 borboleta Júnior 1, com 2:05.63. Com o bom humor que lhe é peculiar, o "Cachorrão" disse estar "peludo": "não raspei para esta competição. Mas estou treinando para conseguir o índice já no Open e confirmar minha vaga olímpica no Maria Lenk". Como ele ainda mora em Itaguaí, ainda nos falou de conciliar a cidade e Santos: "eu nado geralmente o Paulista aqui e os brasileiros pelo Santa e alguns regionais lá".
O Paulista ainda mostrou que Fábio Santi (Pinheiros) voltou mesmo. Vencedor nos 200 costas, ele hoje chegou em segundo nos 50 costas, ambos Sênior, com 26.28, atrás apenas de Daniel Orzechowski (Pinheiros, 26.01). "O tempo que fiquei parado com fratura na mão serviu para me motivar, não para me decepcionar. Isso foi bom para minha cabeça, para que eu voltasse mais voltasse focado no índice olímpico dos 200 costas no Open de Palhoça. Saio com um ouro e duas pratas (também atrás de Daniel nos 100 costas). Depois de um Mundial Militar, faço tempos melhores do que lá há um mês. Continuo focado para quem sabe arriscar uns 100 costas também", disse.
O saldo foi positivo, no fim das contas. "Nós notamos uma competição de excelente nível técnico com os nadadores alcançando plenamente os índices para o Open de Palhoça, que será o primeiro caminho para as Olimpíadas", comemorou Marcelo Teixeira, presidente do Complexo Educacional Santa Cecília, do qual a Unisanta faz parte. "Nós temos sempre muitas quebras de recordes, não só pela piscina do Santa ser rápida como também a cidade que favorece a obtenção de melhores resultados. Vamos tentar a obtenção de Campeonatos Brasileiros de Inverno ou até de Verão, pelo clima que ajuda, para 2016".
A competição pode ter acabado, mas coberturas no FamilAquatica tem algo mais, além do amor deste repórter pela natação. Aguardem: postaremos amanhã as melhores fotos do evento. E a próxima matéria também tem a ver com o Paulista, mas com uma de suas protagonistas: Gabrielle Roncatto, que já tem onde nadar em 2016. Ou seja: a boa filha...

(informações da FAP, foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário