quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Brazucas mundo afora neste fim de semana

Já que nossas autoridades parecem fingir que não leram o artigo do Coach Pussieldi de que para nós, os brasileiros, nos equipararmos às feras mundiais, o negócio é competir, competir e competir, os atletas vão fazê-lo lá fora, por si próprios. Já neste fim de semana haverá competições com a presença dos nossos nadadores.
A mais importante delas é a primeira etapa da COPA DO MUNDO FINA DE MARATONAS AQUÁTICAS, em Viedma (ARG), às margens do Rio Negro. Será a primeira de sete provas, sendo esta a única na América do Sul, uma na Europa, duas na América do Norte (ambas no Canadá) e três na Ásia (Dubai, Chun'An, na China, e Hong Kong). A grande vantagem deste ano uma “turbinada” pela FINA incrementando a premiação da temporada, com o campeão ganhando 30 mil dólares, um aumento de 10 mil dólares em relação a premiação da temporada passada.
A primeira etapa, quatro voltas de 2,5 km, terá a presença de dois brasileiros, Poliana Okimoto (Unisanta - foto) e Diogo Villarinho (SESI). Poliana, campeã em 2009 e 2013, vencedora de tal etapa em 2014, volta de um treinamento de altitude em Flagstaff (Arizona, EUA) e começa os seus preparativos para os JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016. Poliana busca ser a maior vencedora da história da Copa, visto que ela e a agora companheira de time, Ana Marcela Cunha, tem 16 vitórias ambas. Já Villarinho faz a sua estreia em competições internacionais pelo SESI e sob o comando do melhor treinador do mundo em 2015, Fernando Possenti. Este tem muito o que comemorar: voltando de um princípio de câncer na tireoide, ainda conseguiu fazer as duas provas finais do Circuito e, mesmo sem a vaga na maratona aquática por não ter chegado entre os 10 nos 10 km do MUNDIAL DE KAZAN, ele pode conseguir a vaga nos 1500 livre.
Mas não é só isso: Felipe Lima (Minas/Auburn) vai tomar parte na segunda etapa do GOLDEN TOUR CAMILLE MUFFAT, o circuito nacional de natação na França. Ele foi direto do Alabama para Amiens, a 120 km da capital francesa, Paris, e vai tomar parte nos 50 e 100 peito. De lá, volta para Auburn, a fim de se preparar para a etapa de Orlando da ARENA PRO SWIM SERIES. E lá também teremos Florent Manaudou (FRA), Katinka Hosszu (HUN), Sarah Sjostrom (SUE), os David e Evelyn Verraszto (HUN), e muitos mais.
Como se vê, tem muita competição lá fora. Já aqui, só dia 20, em Santos.

(informações da Best Swimming, foto da Unisanta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário