segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

GIRO GERAL: Agora 2016 começou mesmo! (atualizado)

Nação, segunda sim, segunda não, tem GIRO GERAL no nosso site. É a nossa seção mais tradicional, a qual destacamos grandes acontecimentos das águas pelo Brasil e pelo mundo. E nesta semana destacamos mais uma do novo rei das 50 jardas, vitória Brasil brasileira lá fora e os preparativos para a segunda etapa da COPA DO MUNDO DE ÁGUAS ABERTAS. A isso:

CAELEB APRONTOU DE NOVO
Já deveria bastar Caeleb Dressel (EUA - foto) ter batido o recorde mundial nas 50 Jardas livre, o que possibilita tê-lo como grande favorito nas US OLYMPIC TRIALS que vai definir o time norte-americano para os JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016. Agora, no encerramento da Southeastern Conference da NCAA, ele agora transformou em poeira o recorde norte-americano das 100 jardas livre (91,44 m), com 41.07. O recorde anterior tinha um centésimo a mais e pertencia a Nathan Adrian desde 2013. O recorde mundial da prova é do russo Vlad Morozov (RUS), que fez 40.76 em 2014.
Durante a SEC, ainda tivemos recordes brasileiros sendo batidos por Arthur Mendes Filho (Corinthians/Auburn). Em sua derradeira conference, ele fuzilou seus recordes nos 100 borboleta (45.98), onde foi terceiro lugar em prova novamente vencida por Dressel (44.80, novo recorde da conferência) e nos 200 borboleta (1:42.78), quinto em prova vencida pelo companheiro Hugo Morris (1:42.46). Arthur, que busca uma vaga para as Olimpíadas, vai agora para Atlanta disputar seu último campeonato universitário norte-americano da NCAA, entre 24 e 26 de Março.
No fim de tudo, vitória dos Florida Gators, no masculino, e do Texas A&M no feminino.

DAIENE VENCE NA FRANÇA
Fim de semana de mais natação na França (olha aí, CBDA) e teve vitória Brasileira no Meeting Olímpico Courbevoie, na cidade que fica na Ilha da França, mesmo estado da capital Paris. É que Daiene Dias (Minas) ganhou os 100 borboleta com 1:00.06, pior um pouco que os 59.63 feitos nas eliminatórias. Ainda rolou prata nos 50 livre, 26.45, atrás apenas da holandesa e favoritíssima Femke Heemskerke (que vez por outra nada aqui pelo Minas), com 25.95. Daiene ainda nadou os 100 livre, nadando borboleta, com 59.88 nas eliminatórias e 1:00.74 na final, terminando em 11º lugar. Novamente deu Femke, com 55.08. A holandesa ainda faturou os 200 livre (1:57.32), 400 livre (4:12.02) e 100 costas (1:02.94).
Outro brasileiro foi Alan Vitória (Minas), também treinador de Daiene, que ficou em quinto nos 100 livre (50.70), e foi bronze nos 50 (22.98), em ambas as provas vitorioso o Carrasco Florent Manaudou, com, respectivamente, 49.03 e 21.91.

FORÇA TOTAL EM ABU DHABI
Já se encaminharam para Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, os nadadores brasileiros que vão disputar a segunda prova da COPA DO MUNDO DE ÁGUAS ABERTAS nesta semana: Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto (ambas da Unisanta), Allan do Carmo (IDEB) e Diogo Villarinho (SESI). Ana, Allan e Poliana são os três representantes brazucas na maratona aquática. Diogo busca ainda vaga nos 1500 livre. Eles, e mais os técnicos Márcio Latuf, Ricardo Cintra, Rogério Arapiraca, o médico José Blanco Herrera e o chefe de delegação Igor de Souza, se juntam a mais 127 atletas de 33 países para a mais rica prova do circuito: ao vencedor, não as batatas, mas 7 mil dólares (28 mil reais, mais ou menos). Nada mal, hein?
Os campeões do ano passado, Rachele Bruni (ITA) e Alex Reymond (FRA) também estão lá garantidos, além, surpresa, surpresa, de Mireia Belmonte (ESP), que vai buscar também vaga olímpica também nas águas abertas. Recentemente, Mireia ventilou a possibilidade de desistência dos Jogos adivinhe por qual motivo? Sim, o Zika Vírus. Confira aqui o start list.

NASCE MAIS UMA ESTRELA NO JAPÃO
Rikako Ikee (JAP), eis mais um jovem talento a se prestar atenção. Após ser revelada na Copa do Mundo de 2015, quando quebrou o recorde japonês dos 100 borboleta na etapa local, com 57.76, a garota de 15 anos aprontou de novo, quebrando nada menos que o RECORDE MUNDIAL JÚNIOR dos 50 livre. O tempo, senhoras e senhores, é de 24.74. Repetimos: 24.74. Um senhor de um tempaço. O feito aconteceu na Konami Cup, em Tóquio. É nada menos que o décimo terceiro tempo do mundo atualmente.
Rikako já havia quebrado o Recorde Japonês dos 100 livre, na Kitajima Cup, com um tempo tão grandioso quanto: 53.99. Na matéria da Best Swimming está o vídeo com a prova desse prodígio de quem muito falaremos ainda.



E A COPA DO MUNDO DE SALTOS ORNAMENTAIS?
Continua rolando à toda na Cidade Olímpica a COPA DO MUNDO DE SALTOS ORNAMENTAIS DA FINA, evento-teste da modalidade para o RIO 2016, no Parque Aquático Maria Lenk. E já temos uma vaga brasileira confirmada para os Jogos: é a de César Castro, que se classificou na décima sexta posição para as semifinais no trampolim individual de três metros. Isso, depois da vaga ter batido na trave no MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS em Kazan. É que 12 garantiam lá vaga direta e César foi o 14º, mas dois atletas, vencedores continentais, já tinham vagas garantidas e ele chegou a ser anunciado o 12º colocado, mas logo se voltou atrás. Agora a vaga é dele, ou melhor, do Brasil, e ninguém tasca. Isso porque ele poderia estar entre os 18 primeiros para tal. "Aqui foi o sufoco. Agora é saltar melhor na semifinal para garantir a pontuação, que são 410 pontos, para que eu esteja dentro. O nível de estresse dessa prova é bem alto e a gente acaba até fazendo um filme de tudo o que passou até chegar aqui", disse César, que voltaria hoje para as semifinais.
E nesta segunda, mais uma entrou no time. E aliás, pela quinta vez: Juliana Veloso, a melhor saltadora da história do país, vai, aos 35 anos, para sua (talvez) derradeira jornada olímpica porque ficou em nono lugar nas eliminatórias dos mesmos 3 metros de trampolim. Ela melhorou muito da sua péssima atuação em Kazan e fez sensacionais 315,50. Mesmo figurinha carimbada em competições internacionais, ela nem acreditou em saber que é recordista brasileira em participações nos saltos ornamentais olímpicos: "Talvez, eu sinta este negócio de recorde de participação, caia a ficha, quando parar, mas agora nem penso nisto, é apenas mais uma Olimpíada. Estou feliz em ter conseguido um patrocínio antes da Copa do Mundo, que sinto como um reconhecimento. E estou feliz por ter garantido a vaga na piscina e não por ser do país-sede. Minha meta agora é chegar a final, estar entre as 12 melhores. Já bati na trave uma vez, quando fiquei em 13º e agora quero superar isto", disse, lembrando que sua semifinal é nesta terça. O evento segue até quarta.

(informações da CBDA, Best Swimming, Yes Swim e fotos da transmissão da ESPN e de Satiro Sodré/SSPress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário