quinta-feira, 12 de maio de 2016

UNISANTA: Feras e ex-atletas brilham em competição estudantil

Como grande incentivadora do esporte brasileiro e sabendo que ele é parte da formação de um ser humano, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) reúne sempre seus alunos para os Jogos da Unisanta, competição que engloba modalidades como futsal, futebol society, handebol e até tamboréu, esporte parecido com o tênis e muito popular em Santos. Claro que a natação não pode ficar de fora, visto que a entidade universitária de Santos é tradicional nas competições nacionais.
E nesta quarta, centenas de alunos atletas estiveram na tradicional piscina localizada no campus da universidade, no Boqueirão, Zona Sul da cidade, para torcer por suas faculdades, não apenas do Santa, como também de faculdades tradicionais da Baixada, como a Católica de Santos (Unisantos) e a USP, que tem na cidade o curso de Engenharia de Petróleo. Saiu vitoriosa a Faculdade de Engenharia, seguida da Fefesp (Faculdade de Educação Física e Desportos) e da Medicina Santos.
Mas o que chamou a atenção foi a presença de grandes nomes que fazem e fizeram história nas águas. Além da "grande estrela" do evento, a agora nadadora olímpica Gabrielle Roncatto (que lá faz Direito), estiveram Leonardo Fim (este, futuro engenheiro), Fernanda Carobino (até ano passado, estudante da Faculdade de Artes e Comunicação, a FaAC, e a partir deste, da Fefesp), Patrícia Neumann, Marcella Nicolau, Caio Henrique, Caique Requena Escobar, Joana Zenebon Cardoso, e entre os já aposentados, Paula Ornellas Philips (estudante de Tecnologia da Informação), Lenita Lunardelli e Thairis Canhete (formada em Direito, mas agora cursando Jornalismo).
"Hoje estou com os meus colegas de curso, da Fefesp, e eu tomei a posição de ser praticamente a técnica do time. Eu escalei a equipe. É bom porque serve como descontração e também como pressão porque não estou aflita por mim, mas pelos atletas que vão representar a gente", declarou Carobino, vitoriosa nos 200 medley. "É bom também porque serve de treinamento para mim". Da mesma forma pensou Caio Henrique, terceiro colocado nos 50 costas. "É meu último ano. Mas estou aqui mais para me divertir. Meu foco agora é o Finkel, mas antes tem o Paulista, em São Caetano. Como o Finkel é de piscina curta, treinarei melhor as viradas", contou. Caique Requena também lá esteve e elogiou a estrutura do show: "é sempre uma festa e, mesmo sendo das maratonas aquáticas, a gente faz também provas de velocidade, é bem legal". Ele foi o terceiro colocado nos 50 borboleta.
As (infelizmente) aposentadas Paula e Thairis também lá estiveram para matar as saudades. "Estou matando as saudades dos grandes momentos que eu passei nadando. Eu só parei porque resolvi estudar, porque Tecnologia de Informação é bem complicado mesmo", contou Paula, bronze nos 50 peito. Já Thairis, que parou em 2013, também foi só elogios: "estou grata pela oportunidade de estar voltando às piscinas. E estou feliz de retribuir tudo que o DA (Diretório Acadêmico) de Comunicação faz pela gente". Ela ainda contou que não se viu no Direito e que se apaixonou pelo jornalismo. "É isso o que eu quero para mim. E vamos ser companheiros". Com certeza.
Já a Iron Baby, estreante em Jogos e convocada para o Mare Nostrum, falou da grande fase que está vivendo: "é uma fase de realização de um sonho que estou vivendo a cada dia. Fico muito feliz pela minha primeira convocação absoluta. Fico grata a Unisanta por isso", contou. Por isso, ela e Matheus Santana não estarão, já se sabe, no PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR - TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO. "O pessoal do Santa vai entender que será por uma boa causa. E espero a torcida de todos daqui", completou.
O Pró-Reitor Administrativo Marcelo Teixeira expressou sua felicidade com o êxito desta jornada: "são raras as competições que existem para os estudantes universitários aqui na região. Quando a gente faz com organização, que é uma marca da Unisanta, nós temos um público muito grande presente, e inclusive atletas olímpicos. Além dos que não tem a opção de competir profissionalmente mas que ou que já o foram ou porque gostam de nadar. Por isso, é bastante interessante você dar oportunidade para que todos possam competir, e a gente nota um excelente nível técnico também na competição". Ele ainda disse que a Unisanta já está pleiteando voltar a sediar competições nacionais, o que não acontece desde o Brasileiro Juvenil - Troféu Carlos Campos Sobrinho de 2014: "estamos com essa possibildade com a CBDA, até porque, por estar no nivel do mar, nossa piscina ajuda os atletas a conseguirem bons tempos".
E para terminar a matéria, confiram algumas fotos!














 (informações da Unisanta e fotos deste repórter - nossos agradecimentos a Rosa do Carmo José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário