sábado, 22 de outubro de 2016

BRASILEIRO DE MARATONA AQUÁTICA: Ó xentchê!

Na terra onde o Brasil começou, teve churrasco e chimarrão. É que, na derradeira etapa do CAMPEONATO BRASILEIRO DE MARATONA AQUÁTICA, em Inema, o Grêmio Náutico União foi dominante e levou para Porto Alegre não apenas as vitórias absolutas como também o título geral do certame. Além do título geral, dois unionistas comemoraram o título individual do torneio. Ou poderia dizer, três.
Na etapa de 7,5 km, começou o domínio geral, com um pódio completamente gaúcho no feminino. Betina Lorscheitter chegou após 1:40:08. Um segundo depois, veio Viviane Jungblut e, completando o pódio, Gabriela Cordeiro Ferreira. Este é o mesmo pódio de Santa Catarina e Brasília, que comprova que, na ausência de Poliana Okimoto (Unisanta) e de Ana Marcela Cunha (Unisanta), elas é quem dominam. No masculino, tivemos um "intruso": Victor Colonese (Unisanta), terceiro com 1:31:30. Mas os dois melhores também são do União. Samuel de Bona venceu, com 1:31:28, seguido de Luiz Gustavo Barros, vindo um segundo depois.
Na etapa de 5 km, neste sábado, quase nada de diferente. Betina novamente levou a melhor, chegando com 1:10:20. A "intrusa" foi Carolina Bilich (Minas) é a terceira colocada foi novamente Gabriela Ferreira. Mas a campeã brasileira do circuito foi outra Unionista: Viviane Jungblut, quarta colocada nesta prova em Inema e campeã geral com 158 pontos, 20 à frente de Betina. A fase de Jungblut comprova que, atualmente, tirando Poliana e Ana, ela é a melhor nadadora de longa distância do país. E por ser ainda nova tem muitas alegrias para nos dar. Destaque também para uma estreia e um adeus no Santa: Gabrielle Roncatto, a Iron Baby, estreou bem, cravando um sexto lugar na prova longa e um quinto lugar na prova curta, e garantindo vaga para o Sul-americano Juvenil de Cali, no próximo ano. Já o adeus foi de Catarina Ganzeli, que abandona as competições de alto rendimento mas que continua como uma simples amadora, disputando no próximo ano a Copa Brasil.
No masculino, de Bona confirmou ser dominante em todas as distâncias, vitorioso sendo com 1:03:05, um segundo antes de Fernando Ponte, companheiro de União. Por isso, ele compensou a sua ausência dos Jogos Olímpicos Rio 2016 com mais um título brasileiro, computando 156 pontos. O vitorioso do ano passado, Victor Colonese, foi vice com 140, mantendo a regularidade.
No final das contas, título geral e merecido por equipes para o Grêmio Náutico União, com 1052 pontos, contra 315 do SESI e 284 da Unisanta.
Já na Copa Brasil, Luiz Lima e os seus Gladiadores conseguiram mais um título absoluto, com 4724 pontos, contra 3978 do Círculo Militar. Lima e Beatriz Puciarelli venceram a prova e o campeonato individual no masculino e no feminino, respectivamente.
E assim termina uma inesquecível temporada nas águas abertas brasileiras. Vamos ver se vamos ter mais Chimarrão para todo mundo em 2017.

(informações da CBDA e da Best Swimming - fotos de Satiro Sodré - texto republicado por problemas do aplicativo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário