sexta-feira, 25 de novembro de 2016

DALTELY: Retorno de bronze!

Imagine você ficando nove anos sem competir em uma prova de natação, desistindo de tudo, até mesmo de um convite do Corinthians, terminando de cursar odontologia e de repente tendo um insight de voltar a nadar para se divertir. Aí, consegue nada menos que uma medalha de bronze numa competição nacional! Pois foi o que aconteceu hoje na terceira etapa do TROFÉU DALTELY GUIMARÃES, o Campeonato Brasileiro Sênior, que está acontecendo na Unisul, em Palhoça (SC). A história que abre esta matéria é de Milena Paiva (Cabo Branco/PB), uma paraibana que jogou tudo para o alto aos 19 anos, mas que voltou neste ano à grande forma, com 28 anos, surpreendendo a todos com o tempo de 31.07 nos 50 costas. Obviamente, só Etiene Medeiros (SESI), com 28.24, e Natália de Luccas (Corinthians), com 29.71, ficaram à sua frente. Mas isso não importa para Milena. "Eu fiquei nove anos sem participar de campeonatos brasileiros, tive bons resultados, mas depois parei porque tinha de estudar. Hoje eu sou dentista, mas me deu vontade de voltar a treinar e saio daqui com o bronze". Ela também nos disse que a Paraíba precisa de mais reconhecimento e, sobretudo, investimento na natação. "O que falta é mais estrutura. Até que a gente tem (a Vila Olímpica Parahyba), mas aporte financeiro não. Aí a gente tem que escolher: ou estudar ou treinar. E termina sendo a escolha pelo treino porque o retorno financeiro é mais certo", concluiu. Entre os homens, o vitorioso foi Daniel Orzechowski (Pinheiros), com 25.37, contra 25.43 de Guilherme Guido (Pinheiros).
Nos 100 livre, tudo conforme o script. Larissa Martins Oliveira (Pinheiros) faturou de novo, com 55.13, seguida de Alessandra Marchioro (Unisanta), com 55.38. "Tive que fazer toda uma readaptação de treino, de cabeça, de confiança e aos pouquinhos estou voltando. Devo à Unisanta, aos meus patrocinadores que me ajudaram muito nisso para reconquistar minha confiança". Ela quer ficar em 2017: "eu com certeza quero vestir a camisa da Unisanta mais uma vez. Gostei muito de lá e está dando certo o trabalho. Por que mexer nisso?". Com certeza essa é a nossa torcida. No masculino, deu Gabriel Silva Santos (Pinheiros), o qual coroou um ano perfeito, com direito a Jogos Olímpicos, com bons 49.01. "Este ano foi espetacular para mim, um ano dos sonhos, digamos assim. Consegui a vaga olímpica e fui para a final olímpica. Ganhei os dois nacionais e se voltasse há um ano atrás não era nem final". Por quê? Treinos e fé! "Eu acredito muito em mim, que eu posso. Quero agradecer a todos que trabalham comigo e também acreditam que eu posso". Matheus Santana (Unisanta) foi o segundo, com 49.65.
Nos 200 peito, só deu mesmo Corinthians, com Pâmela Souza fazendo 2:32.20 e Thiago Simon cravando 2:15.05. Já nos 200 medley, tudo homogêneo: no masculino, deu Henrique Rodrigues (Pinheiros), com 2:03.37. Já no feminino, vitória de Nathália Almeida (Flamengo), com 2:20.18. Naná, aliás, também vai deixar o Brasil, mas não vai ser por muito tempo. Ela fará um intercâmbio na Austrália. "eu passarei dois meses treinando lá e vai ser bom para mim como atleta, uma experiência nova. Vou sozinha. Acho que vai ser bom conhecer outro país e outras formas de treinamento". Ela também nos disse que para 2016 ser perfeito, faltou só a Olimpíada. "Infelizmente não peguei Olimpíada. Mas eu consegui abaixar meus tempos de início do ano, e espero que hoje à tarde eu consiga melhorar também. Mas foi bem produtivo". Vamos ver como ela se sai em mais um duelo com Gabrielle Roncatto (Unisanta). Resultados, aqui.
A uma etapa e uma prova (o revezamento 4 x 50 medley misto) para o fim, o Pinheiros vai indo a mais um título, com 333, seguido de Corinthians, com 202, e Unisanta, com 134 pontos. Mais tarde, a segunda parte da jornada. Que já se encaminha para o final.

Confira aqui as fotos desta manhã

(direto de Palhoça - informações adicionais da CBDA, Best Swimming e Yes Swim - fotos deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário