sexta-feira, 25 de novembro de 2016

OPEN: O adeus de uma guerreira!



Pouco importou o que aconteceu nesta etapa do OPEN CBDA, em Palhoça, para este repórter. O grande momento do dia foi a homenagem da CBDA e do SESI a Jéssica Bruin Cavalheiro, doravante - dói dizer isso - ex-nadadora. Ela foi chamada para a premiação dos 100 metros livre feminino (vencido por Larissa Martins Oliveira, do Pinheiros, com 55.31), mas, ao final, recebeu uma linda homenagem de Rodolfo Carneiro e de toda a galera do SESI, e os mais que merecidos aplausos de pé de todo o Parque Aquático da Unisul. Com méritos. Está oficialmente encerrada uma carreira que começou em 1999 numa Academia de Natação, se consolidou no Minas e no SESI e teve mundiais e uma Olimpíada no currículo. Em homenagem a ela, aí está o áudio de suas palavras (e da minha emoção) após tal momento. Jéssica, OBRIGADO POR TUDO!!






Mas calma, que tivemos competição. E a melhor prova da tarde-noite foram os 200 medley feminino. Mais uma vez a disputa foi entre Nathália Almeida (Flamengo) e Gabrielle Roncatto (Unisanta). As duas fizeram uma jornada de tirar o fôlego. Até que a flamenguista, campeã hoje cedo, começou bem. Mas Roncatto não é a Iron Baby à toa. Da raia 1, tirou leite de pedra novamente e novamente bateu Naná numa última piscina espetacular: 2:15.65 contra 2:16.56. "Acho que de manhã a gente tenta dar uma controlada porque foram dois dias seguidos de competição, duas provas. Era muito pesado. Então resolvi só me classificar para a final mesmo". Foi a última prova de Gabi neste ano. "Foi um ano incrível, foi um ano de mudança. Eu confesso que no início do ano eu tive um pouco de receio das mudanças que fiz. Mas eu sou muito grata à Unisanta, ao Dr. Marcelo Teixeira, à família Teixeira, ao Márcio, ao Gersão, a todos os que me apoiaram e à minha equipe. Afinal, ninguém chega a nenhum lugar sozinho". E ela concluiu falando da homenageada do dia: "a Jiba conseguiu tudo o que conquistou durante a carreira, foi uma grande atleta, um exemplo para nossa geração que está chegando. Sou grata a ela pelo pouquinho de tempo que convivemos juntas".
A mesma emoção sentiu Pâmela Souza (Corinthians), agora recordista de campeonato nos 200 peito feminino. Antes de cravar 2:32.81, nova marca para os balizamentos doravante, ela sentiu-se emocionada pelas honras à mineira: "a Jiba é uma grande nadadora. Até eu fiquei emocionada escutando a despedida dela". Quanto à marca? "Estou tentando melhorar meu tempo ainda, só que, mesmo não conseguindo melhorar eu consigo um tempo estável. Isso me deixa satisfeita".



Ainda falando de despedidas, dois nadadores também vão acompanhar Jiba no pendurar do fast: Isabela Vicente Silva (Corinthians), que se despediu com uma medalha de bronze nos 100 costas (em prova vencida novamente por Etiene Medeiros, do SESI, com 27.79). A terceira colocada seria a também corintiana Natalia de Luccas, mas ela errou no submerso e a jundiaiense herdou assim sua medalha, a última da carreira. E Henrique Barbosa (Unisanta) também vai descansar. Ele hoje foi prata nos 200 peito, com 2:13.25, apenas atrás de Thiago Simon (Corinthians, 2:10.78). "Foi uma carreira maravilhosa. Bati vários recordes, mas o principal foram os amigos que a gente conquista, a experiência nos países que a gente visita. Isso foi o mais importante".
Além disso, tivemos melhoras entre os homens. Gabriel Silva Santos (Pinheiros) fez 48.60 nos 100 livre, em prova que marcou a volta de Felipe Ribeiro dos Santos (Unisanta/Florida State) ao pódio, ele que ficou em terceiro. Já Brandonn Pierry Almeida (Corinthians), sempre ele, fez 2:00.79 nos 200 medley deles, ótimo resultado. Os demais resultados aqui estão.
Falta apenas um dia para acabar a rodada dupla. O Pinheiros ainda está na liderança, agora com 188 pontos, seguido de Corinthians e Unisanta, ainda empatados, com 80 pontos. Restam os 50 livre, 100 peito, 200 borboleta, 400 livre e o tradicional revezamento 4 x 100 medley. Aí, o clima, que já estava triste, ficará de saudade extrema...

Fotos - em breve

(direto de Palhoça - informações adicionais da Best Swimming, CBDA e Yes Swim - fotos deste repórter e de Flávio Perez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário